REPERCUSSÃO NACIONAL: Está repercutindo em todo o Brasil a afronta criminosa sofrida pelo segmento evangélico de Macapá, que sofreu “injúria racial religiosa” prevista na recém-promulgada Lei Federal nº 14.532, de 11.01.2023, que “Altera a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 (Lei do Crime Racial), e o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para tipificar como crime de racismo a injúria racial, prever pena de suspensão de direito em caso de racismo praticado no contexto de atividade esportiva ou artística e prever pena para o racismo religioso e recreativo e para o praticado por funcionário público.”
Lideranças cristãs – católicas e evangélicas – e diversas entidades eclesiásticas promoveram ontem, sábado, 21 de janeiro de 2023, depois das 18 horas, em frente ao Mercado Central, ao lado da Fortaleza de Macapá, o principal monumento histórico e cultural do Estado do Amapá, o MCGA – Movimento da Cultura Gospel Amapaense, cujos destinatários principais, além da sociedade civil, foram o Conselho Estadual de Políticas Culturais, Secretaria de Cultura do Estado, Fundação de Cultura de Macapá, Fundação de Cultura de Santana, e outros órgãos e organizações ligados à cultura do Estado do Amapá.
ESTOPIM: Para entender o caso, no dia 05 de janeiro de 2023, no Auditório FAMCULT/PMM, ocorreu o repugnante fato, no momento em que estava acontecendo o sorteio para as atrações artísticas credenciadas para as apresentações culturais do município de Macapá. Num dado momento, foi citado o segmento gospel pelo senhor Cláudio Silva (produtor cultural) que, usando da palavra em microfone, criminosamente, diante de todos os presentes, disse que “o segmento da cultura gospel não existe; que isso foi uma invenção politiqueira do Governo do Estado do Amapá, na pessoa do governador do Waldez Góes, hoje ministro de Estado, que inventou essa moda”. Incriminou inclusive o citado ministro Waldez, o que pode levar inclusive a Procuradoria Geral da República a processá-lo.
Diante desse afronta deletéria, o segmento gospel, e diversos outros em apoio, reagiu de forma imediata, publicamente, através das redes sociais e, também, comunicou ao Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC), através de seu representante devidamente eleito pela sociedade civil, a fim de receber apoio do colegiado contra este tipo de ato discriminatório hediondo, ocorrido em pleno século XXI.
Ainda, o segmento resolveu manifesta-se através de abaixo-assinado, para somar na composição do processo de luta e resistência da Cultura Gospel no Amapá. Também, o segmento gospel está reivindicando que o senhor Cláudio Silva seja demitido da função que ocupa e que não faça mais parte de Curadoria e Construção de Editais de Cultura do Estado do Amapá, por ter posicionamento preconceituoso em relação ao segmento da Cultura Gospel do Estado do Amapá. O fato será comunicado ao Ministério Público.
JUDICIALIZAÇÃO E INDENIZAÇÃO: O caso poderá ser levado a Brasília e até à Corte Interamericana de Direitos Humanos, para que as autoridades executivas federais e interamericanas analisem a conduta racista e inconstitucional do senhor Claudio Silva. Também as assessorias jurídicas dos representantes de classe da Cultura Gospel brasileira estão verificando a melhor via jurídica para judicializar o fato. Não se apaziguando o imbróglio na esfera administrativa, a ideia é a instauração de processo judicial pedindo a prisão do infrator e indenização de 01 (um) milhão de reais por danos morais coletivos causados à sociedade cristã brasileira. Aguardemos os desdobramentos.
Associação de juristas evangélicos critica Governo por aceno à agenda abortista. Outro fato que causou espécie em todo o país foi a reviravolta no compromisso assumido pelo novo presidente em campanha e que, agora, à frente da República, voltou atrás e traiu os evangélicos que nele votaram.
A Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure) divulgou nota onde reprova as recentes medidas do poder executivo federal que acenam para a flexibilização da realização de abortos e a redução da proteção ao nascituro.
Disse a Entidade em Nota: “As recentes medidas apresentadas contradizem não somente promessas eleitorais, mas também compromissos fundamentais de nosso Estado Democrático de Direito com a proteção à vida humana em todos seus estágios, previstos no art. 5º, caput, CRFB, art. 4º da Convenção Interamericana de Direitos Humanos, art. 2º do Código Civil, e materializados também na proteção penal à vida nascente, prevista nos arts. 124 a 128 do Código Penal. As ações observadas levantam, ainda, o temor quanto a novas medidas do Poder Executivo que, sem alterar a legislação ordinária brasileira, esvaziem a substancialidade da proteção à vida do nascituro, liberalizando indevidamente a realização do abortamento no país”. Ver íntegra: Fonte: https://jmnoticia.com.br.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Sociedade cristã amapaense reage à afronta criminosa de produtor cultural neófito e imprudente.
2- Associação Nacional de Juristas reage contra flexibilização de realização de abortos no país.
3- Apóstolo Órley Alencar, um dos mais combativos defensores da Cultura Gospel no Amapá.
LIDERANÇAS
Livro da semana nº 04: Homilética de bolso (A arte de pregar). Autor: Washington Silva. Editora: Os Semeadores, Brasília/DF, 2018, 136p. Site: www.ossemeadores.com.br.
Grande quantidade dos púlpitos das igrejas brasileiras, com honrosas exceções, está passando por uma profunda crise espiritual. Vários líderes e preletores não estão se preparando adequadamente para dar o alimento espiritual sadio à Igreja de Cristo. É visível o despreparo bíblico e a ausência da unção do Espírito Santo no exercício do ministério da pregação da Palavra de Deus.
A Arte de Pregar tem sido substituída por gritos estridentes, arte cênica, indiretas, até mesmo testemunhos mentirosos para chamar a atenção dos ouvintes, causando assim uma confusão nos púlpitos.
Numa linguagem pós-moderna, a pregação está relaciona a palestras motivacionais, stand-up, coaching etc. Sendo assim, este livro tem um grande desafio: Instruir os interessados na pregação do verdadeiro propósito em debruçar-se sobre os livros, bíblias e joelhos até que venha a palavra diretamente do Senhor. Boa leitura!
ESPECIAL
Direito & Cidadania: Dica 004. Instalação gratuita. Nova Parabólica Digital 5G 2023: Divulgue em suas redes sociais. A instalação gratuita é destinada às famílias de menor renda inscritas em programas sociais do Governo Federal, como Auxílio Brasil, Pronatec, Carteira do Idoso, entre outros, e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento no momento da visita dos técnicos.
Os beneficiários de programas sociais devem acessar o site sigaantenado.com.br. No lado direito e no alto da tela, clique no botão “Programa de Distribuição de Kit”. Na tela que surgir informe o NIS (Número de Identificação Social) ou CPF. Se a distribuição já tiver começado em sua cidade e seu nome estiver na lista, preencha um questionário para que a equipe verifique se está apto a fazer o agendamento. Ou ligue para o número 0800 729 2404. Cerca de 13,5 mil famílias de baixa renda de Macapá, Mazagão e Santana terão direito à instalação gratuita da nova parabólica. A substituição é feita pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel. A instalação da parabólica digital é necessária para a tecnologia 5G ser ativada.
REFLEXÃO
Tema: A Síndrome de Teudas – At 5.36: “Porque, antes destes dias, se levantou Teudas, insinuando ser ele alguma cousa, ao qual se agregaram cerca de quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada”.
Houve, há muito tempo atrás, um homem chamado Teudas. Não sabemos muito a seu respeito, a não ser aquilo registradas por Lucas no Livro de Atos. Ao que tudo indica, Teudas foi um líder religioso como muitos que encontramos em nossos dias. Eles estão em nossas próprias Igrejas e, não raro, à frente delas. São carismáticos e comunicadores, conseguem mobilizar as pessoas e fazem com que elas creiam neles.
É aí que reside o problema. Será que devemos crer em pessoas ou em ideias e valores? Claro que a primeira questão que se levanta é o fato de que nós cremos em Cristo, mas a nossa fé em Cristo se materializa na vivência de Seus ensinamentos e não culto à Sua imagem. Lembrem-se do que Jesus disse: “se alguém Me ama, guardará a Minha palavra” (Jo. 14.23). Muitas imagens de Cristo são adoradas, ao contrário de Seu ensino.
FICA A DICA
NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedoristas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.
Dicas com a letra “C”: 1. Chops caseiros: produzir e vender sem sair de casa; 2. Classificados dos jornais: ver oportunidades; 3. Colportor: venda de bíblias de estudos, bíblias bilíngue, livros cristãos etc.; 4. Condomínios e prédios: oferecer prestação de serviços; 5. Conserto de roupas: para quem mexe com costuras; 6. Correspondente bancário: exige estrutura maior; 7. Cuidador de vulneráveis e de pets: está em alta, principalmente em domicílio e em hospitais; 8. Currículos: distribuir nas empresas.
Para que as pessoas saibam e comprem de você, divulgue em seus grupos do Zap, Telegram, no Facebook, Instagram etc. Tome posse destas sugestões, tenha atitude e veja que depois de você agir, outras portas se abrirão em sua vida.