Cada pessoa escutava o que os discípulos falam em sua própria língua. A linguagem universal de Deus é o amor. O Espírito Santo é o amor de Deus. Em Pentecostes a terra ficou grávida, cheia, plena desse amor. Ora, se a terra estava plena desse amor, isto significa que tudo estava pleno da maior força que existe no universo. Inclusive toda a humanidade. E isto aconteceu a mais de dois mil anos atrás. Então porque o mal, a guerra e o egoísmo imperam sobre todas as estruturas sociais?
“Nós, que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frigia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus em nossa própria língua!”
Que maravilhas foram essas que todos escutaram em sua própria língua? Nós precisamos saber para que possamos libertar o evento Pentecostes das amarras de uma interpretação reducionista e meramente religiosa.
“Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum.” O amor de Deus nos transforma em “DOM”.Na diversidade presente da gratuidade de Deus, precisamos reconhecer os sinais da vontade de Deus na sua obra.
Para entendermos bem o verdadeiro sentido do que foi e é a experiência de Pentecostes (“descida” da Espírito Santo sobre as comunidades) é bom partirmos da nossa realidade e focalizando o mapa do Brasil. Faz bem recordar a diversidade, complexidade e os contrastes, presente no nosso país. Por exemplo, o Brasil tem 8.511.965 Km2; extensão territorial de um continente; 27 estados, quase 5.500 municípios; Diversidade de culturas regionais; um caldeirão de igrejas e religiões “pra todos os gostos”; salário abaixo do mínimo (R$ 180,00); Salário máximo beirando “as nuvens”; campeão em desigualdade social e distribuição de renda; 1% dos brasileiros possuem 48% da terra do Brasil; Poucos com terra (e riqueza) demais, enquanto a maioria sobrevive sem terra e na miséria; É bom levar no coração e na memória esta realidade brasileira para extrair o sentido em si de Pentecostes e acolher a mensagem que Deus quer nos comunicar através dos primeiros cristãos e cristãs. DEUS É AMOR!