De acordo com a Constituição Federal, arts. 1º e 2º, o Poder Legislativo é o principal representante coletivo do povo, possuindo proeminência e legitimidade máxima nas questões de poder. Tanto é verdade, que o Legislativo personifica o Poder Constituinte extraordinário e exerce o poder constituído ordinário responsável pela elaboração e aprovação dos principais produtos normativos da Nação. Os outros dois poderes ladeiam o Legislativo nas dimensões e termos estabelecidos na CF.
Como principal representante do povo no poder (CF, art. 1º. P. único), o Poder Legislativo deve ser composto por representantes dos principais segmentos da sociedade. Assim, cada setor, cada comunidade etc. deve envidar esforços para eleger seus legítimos representantes nos diversos colégios legislativos do país.
Desta forma, em todas as eleições, os grupos sociais em geral, como por exemplo, as igrejas, buscam esclarecer seus integrantes, apoiar seus candidatos e envidar esforços para elegê-los com o intuito de os mesmos integrarem os citados colegiados legislativos para ali defenderem os valores, ideais e interesses da respectiva comunidade.
A FPE – Frente Parlamentar Evangélica brasileira é uma Entidade instituída no âmbito do Congresso Nacional que objetiva dar maior visibilidade aos interesses e demandas de parlamentares representantes do povo evangélico na esfera do Poder Legislativo Federal.
A FPE é uma Bancada composta por mais de 110 (cento e dez) deputados federais e 15 (quinze) senadores. Esta quantidade equivale a 21% do total de membros de todo o Congresso.
Considerando que 35% da população do país é evangélica, tal representatividade legislativa está muito abaixo da realidade nacional. As lideranças evangélicas precisam se articular melhor para, nas eleições gerais deste ano, alcançar os 35% ideais de representantes e se preparar para, daqui até 2030 eleger, pelo menos, a metade da composição do Congresso Nacional.
Aproveitamos esta oportunidade para informar que aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2022 mudança na diretoria da Frente Parlamentar Evangélica brasileira, no Congresso Nacional, em Brasília. A posse aconteceu após o primeiro culto do ano realizado na Câmara dos Deputados.
O culto teve a direção do deputado Pastor Eurico e preleção do Pastor Juanribe Pagliarin, da Comunidade Cristã Paz e Vida.
Pagliarin falou sobre Daniel e levou os presentes a uma reflexão sobre fidelidade a Deus e comprometimento.
O culto foi transmitido ao vivo pelo Facebook do deputado federal Sóstenes Cavalcante, novo presidente da Frente Parlamentar Evangélica.
Na ocasião, também houve a Solenidade de Posse da nova diretoria da FPE que conta com nomes como Eduardo Bolsonaro e Hélio Lopes como integrantes. Além disso, o deputado federal Eli Borges passa a ser o porta-voz da Frente, juntamente com o pastor Otoni de Paula (RJ). Já o pastor Marco Feliciano será o vice-presidente da Frente.
Os integrantes da nova Mesa Diretora são os seguintes: Presidente: Dep. Sóstenes Cavalcante. Porta-Voz de Plenário: 1º. Dep. Eli Borges e 2º. Dep. Otoni de Paula. Capelão: Dep. Pastor Eurico. Vices: 1º. Vice-presidente: Dep. Marco Feliciano; 2º. Vice-presidente: Dep. Silas Camara; 3º. Vice-presidente: Dep. Lincoln Portela; 4º. Vice-presidente: Dep. Cezinha de Maureira; 5º. Vice-presidente: Dep. Luiz Miranda; 6º. Vice-presidente: Sen. Marcos Rogério; 7º Vice-presidente: Dep. Roberto Alves. Tesoureiros: Dep. Leo Motta e Dep. Hélio Lopes. Titulares: Dep. João Campo, Dep. Gilberto Nascimento, Dep. Abilio Santana, Dep. Alex Santana. Suplentes: Dep. Jaziel, Dep. Roberto de Lucena, Dep. Felipe Barros. Secretariado da Mesa: Dep. Eduardo Bolsonaro, Dep. Lauriete, Dep. Greyce Elias
Dep. Davi Soares, Dep. Paulo Freire, Dep. Celina Leão, Sen. Zequinha Marinho. Vogais: Dep. Alan Rick e Senadora Daniela Ribeiro. Fonte: JM Notícia e pointrhema.com.br.
Por fim, os evangélicos devem, este ano, redobrar a atenção quanto àqueles que buscam apoio das igrejas, pois, os mesmos estão sutis, prestativos e atenciosos na conquista dos votos deste segmento emergente da sociedade; entretanto, depois que se elegem, traem a comunidade evangélica em todos os sentidos. Fiquem de olho e se afastem destes políticos malignos. Vigiai e orai!
DESTAQUES DA SEMANA
1- Componentes da nova Mesa Diretora da Frente Parlamentar Evangélica brasileira.
2- Março, o mês das mulheres, inclusive, dia 03, data em que se comemora o Dia da Esposa do Pastor.
3- Apóstola Simone Palheta. Parabéns pelo seu aniversário, dia 04 de Março. Felicidades!
LIDERANÇAS
Quem é quem: Joferson “Juarez” Costa e Leonor Azevedo e Silva, Casal pioneiro do Estado do Amapá, tanto na esfera empresarial como evangélica. Como empresários, atuaram na área madeireira. A “Estância Juarez” foi uma das maiores do Estado nas décadas de 1980 e 1990. Contribuíram significativamente para o desenvolvimento econômico do Estado do Amapá naquele tempo.
Como evangélicos, membros da Assembleia de Deus – A Pioneira, ele atuou por muito tempo como presbítero e ela como missionária, contribuindo material e eclesiasticamente com a expansão da Obra. Congregam até hoje na Congregação Monte Moriá, localizada na Rua Professor Tostes, 3030, Buritizal e foram grandes parceiros do Pastor Otoniel Alves de Alencar, de saudosa memória.
Em reconhecimento pela vida cristã dedicada à Obra de Deus, a Igreja AD – A Pioneira, outorgou, na última semana, ao Nobre Casal, a legitimação do titulo de pastores “honoris causae”. Para o Pastor Besaliel Rodrigues, amigo da família, a referida consagração foi justa e meritória.
ESPECIAL
NEWS: 1. Assista e compartilhe o “Açaí com Notícias” no YouTube: Trata-se de vídeos semanais postados no YouTube e outras redes sociais, apresentados pelo Dr. Besaliel Rodrigues, por meios dos quais comenta as principais notícias publicadas nos jornais, revistas e redes sociais do Amapá e do Brasil sobre política, religião, economia, cultura etc. Contatos pelo Zap (96) 9110-5167; 2. Marketplace: A Editora Os Semeadores disponibiliza em suas plataformas digitais, a Obra literária do Dr. Besaliel, a “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”. Agora é só clicar https://www.ossemeadores.com.br/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-biblia e adquirir o seu exemplar; 3. E-book na Hotmart: A obra virtual em pdf “Revista do Centenário” está disponível na plataforma https://go.hotmart.com/J60306604I?dp=1. Confira! 4. Blog: Leia e compartilhe com todos o https://besalielrodrigues.blogspot.com/. Agora, tudo desta coluna estará lá também. Acesse e compartilhe; 5. Email: Poderá ser utilizado o [email protected]. Em breve outras ferramentas digitais serão disponibilizadas ao público eclesiástico, acadêmico e em geral, contendo a bibliografia do Dr. Besaliel.
REFLEXÃO
Tema: Os governantes ruins – Jz 9.8-15.
Estamos de novo em Ano Eleitoral. Um trecho da Bíblia que bem reflete este momento está registrado no livro de Juízes 9.8-15, a parábola (ilustração) proferida pelo profeta Jotão, que diz o seguinte:
“Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós. E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano.”. Pense nisso!
FICA A DICA
Legislação para pastores:
Legislação para pastores: Dica 016. Dia Nacional da Igreja O Brasil Para Cristo – Lei nº 13.279, de 3 de maio de 2016. Iniciada por Manoel de Mello e Silva (1929-1990), um trabalhador da construção civil que veio a São Paulo, oriundo de Pernambuco, converteu-se ao movimento evangélico na Assembleia de Deus e algum tempo depois aderiu à Cruzada Nacional de Evangelização, hoje nomeada Igreja do Evangelho Quadrangular. Foi ordenado ministro pela International Church of the Foursquare Gospel (Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular), igreja estadunidense que organizou os trabalhos missionários que fundaram a Igreja Quadrangular no Brasil. Em 1955, Manoel teria tido uma visão de Jesus Cristo, que ele próprio narra: “Em 1955 tive uma visão espiritual na qual o Senhor Jesus me apareceu e me deu ordens para começar, no Brasil, um movimento de reavivamento espiritual, evangelização e cura divina, e o Senhor Jesus mesmo deu-me o nome: ‘O Brasil Para Cristo’. Obedeci a ordem. Aleluia! Sem dúvida alguma começava no Brasil o maior movimento de evangelização e reavivamento espiritual de toda a América Latina”. Fonte: Paulo Tarso Barros.