Abraão Maciel de Almeida, que nasceu em 10.10.1937, é esposo da conhecidíssima Desembargadora Federal Sulamir Monassa, do TRT8-PA/AP, fundadora da OAB/AP – Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Amapá, dona da histórica Inscrição OAB/AP 001-AP; irmão da Pastora Juracy de Almeida; cunhado do acima citado Reverendo Oton e pai de Kelson Almeida (Apóstolo da Comunidade Reviver), Kenya, Tafnes, Priscyla e Abraão Junior.
A família comunicou pelas redes sociais aos amigos, irmãos em Cristo, colegas e conhecidos, que o falecimento do referido patriarca aconteceu na manhã do dia 15.04, às 08h45. Ele estava internado no São Camilo desde o dia 29.03, com covid, mas conseguiu se recuperar ainda na UTI. No entanto, faleceu devido a uma insuficiência cardíaca que se agravou durante sua internação.
Em suas palavras memoriais, o Reverendo Pastor Besaliel Rodrigues disse que conhecia o querido amigo Abraão Maciel de Almeida desde meados da década de 1980. “Na verdade”, disse o Pastor Besaliel, “conheci este casal – Abraão e Sulamir – pela televisão. Eu ainda morava no Pará, acho que no ano de 1986, quando a Drª Sulamir participou, por telefone, do programa de TV chamado ‘Flavio Cavalcante’. Em 1987 me mudei para o Amapá, quando passei a conhecer pessoalmente o Irmão Abraão, sua esposa e filhos. Eles sempre me trataram e tratam muito bem. Temos uma amizade sólida e verdadeira. Louvo sempre a Deus pela vida desta família e com eles estou sofrendo muito neste momento de luto”.
Abraão Maciel de Almeida foi um homem muito respeitado. Por três décadas trabalhou no Banco do Brasil no Amapá atendendo as pessoas da sociedade e o empresariado, sempre com fidalguia, austeridade e respeito indistinto. Nunca se ouviu falar mal deste homem. Toda sua família brilhou ao seu redor. Sua esposa, Desembargadora Federal Sulamir Monassa, é uma das principais magistradas da Nação, inclusive já teve seu nome cogitado formalmente para integrar o STF – Suprema Corte brasileira. Seus filhos, todos se destacam, como ministros do Evangelho, advogados e profissionais de estirpe. Sua irmã, a Pastora Juracy de Almeida Alencar, é a 1ª Dama da maior igreja evangélica do Estado. Enfim, a lista é grande e falta espaço para arrolar os demais entes queridos deste distinto homem.
Ao saber da passagem do cunhado, o Reverendo Pastor Oton Alencar baixou nota de condolências em nome da família e da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, a qual preside.
O Casal de Pastores Besaliel Rodrigues e Ester Farias emitiram a seguinte nota oficial: “UFIADAP e UFEMIADAP. Nota de Pesar. Lamentamos a partida do esposo da Dra. Sulamir, o nobre irmão Abraão Maciel de Almeida, irmão da Pastora Juracy Alencar e cunhado do Pr. Oton. Oramos para que o Espírito Santo traga consolo, conforto à esposa, filhos, parentes e amigos. Deus conforte o coração da Pra. Juracy Alencar, pois sabemos da dificuldade desse momento.”.
Várias outras autoridades estatais e privadas do Amapá e do Brasil também deram publicidade pela rede mundial de computadores de seus sentimentos e profundo pesar para a família de Abraão Maciel pelo episódio inevitável.
O cortejo de despedida aconteceu no mesmo dia 15.04, às 17h, e passou nos seguintes pontos: 1- residência da família: Rua General Rondon, 96, esquina com a Av. Pedro Américo, no bairro Laguinho, onde ele morou por décadas; 2- Assembleia de Deus – A Pioneira, no Centro, na Rua Tiradentes, 532, onde congregou por muitos anos; 3- Igreja Universal do Reino de Deus, em frente à Praça Irmãos Zagury, onde integrava; 4- Banco do Brasil, onde trabalhou por 29 anos e por lá se aposentou; 5- Comunidade Evangélica Reviver, presidida pelo filho mais velho; 6- Instituto ICCA/AP, presidido por uma das filhas, em frente ao São Camilo; 7- De onde seguiu para o Cemitério São José.
Citando a passagem bíblica de 2º Timóteo 4.7-8, que diz: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo aos fiéis reserva”, os filhos exclamaram: “Nossa certeza é que nosso querido e amado Abraão está nos braços do Senhor Jesus. É essa lembrança que sempre vamos ter do papai: um homem de fé, temente a Deus, sempre orando, nunca questionou nada e não seremos nós que questionaremos a vontade de Deus…”. Amém!
DESTAQUES DA SEMANA
1- Abraão Maciel de Almeida recebe homenagem póstuma especial de entidades amapaenses.
2- Desembargadora Sulamir Monassa recebe de líderes eclesiásticos condolências pelo marido.
3- Família de Abraão Maciel de Almeida sentem a dor da partida do patriarca. Nossos sentimentos!
LIDERANÇAS
Sugestão de leitura: CÂMARA, Samuel e KESSLER, Nemuel. Administração Eclesiástica: pastorear é muito mais que presidir, é administrar com eficiência os negócios do Reino de Deus, Rio de Janeiro: CPAD, 1987, 256 p. Clássico da literatura evangélica nacional. Obra escrita por dois pastores de larga experiência administrativa, este livro levará você a gerir melhor os negócios do Reino de Deus. Você está diante de um curso completo de Administração Eclesiástica, cujos principais objetivos são: Mostrar o que significa Administração Eclesiástica. Ensinar os princípios básicos da administração. Como organizar a secretaria da Igreja. Como redigir um estatuto. Como evitar atropelos que levam a Obra a regredir.
Falando do Pastor Samuel Câmara, hoje é o Presidente da Assembleia de Deus – Igreja-Mãe em Belém do Pará, a qual foi fundada por Daniel Berg e Gunnar Vingren, Presidente Nacional da CADB – Convenção da Assembleia de Deus no Brasil e Presidente da Rede Boas Novas de Comunicação, o maior conglomerado de rádios e TV evangélica do país. Excelente leitura.
ESPECIAL
NEWS: 1- Convenção UFIADAP. Companheirismo. Repartindo o pão – I: Em comemoração a 1 (um) Ano de ações sociais da Convenção em meio à pandemia, o Pastor Besaliel Rodrigues, presidente da UFIADAP, em 11.04, repartiu o pão e doou o 1° Lote de mais de meia tonelada de alimentos à Entidade O Bom Samaritano, presidida pelo Pastor Dreiser Alencar, 3º Vice-Presidente da Igreja AD – A Pioneira; 2- Repartindo o pão – II: No dia 13.04, foi a vez do Projeto Mãos Que Ajudam, coordenado Pastor Viegas, receber mais um Lote de meia tonelada de cestas também. Durante a semana, mais meia tonelada de alimentos foi comprada pela Convenção, com o beneplácito da Mesa Diretora; 3- Agradecimento – I: A UFIADAP agradece publicamente o apoio do Presidente da Igreja Pr. Oton e Pra. Juracy e a ajuda e esforço do Pr. Kleyzer, Ap. Órley, Pr. Rodrigues, Pr. Landim Oiapoque, Pra. Elice, Ev. Cris, Miss. Otacília, Pra. Ester da UFEMIADAP e demais Convencionais que estão adiantando suas anuidades para podermos comprar alimentos para socorrer os que precisam; 4- Agradecimento – II: Também a Convenção agradece ao Grupo Domestilar pela parceria solidária.
ESTUDOS BIBLICOS
Tema: As selfies da caridade e da hipocrisia. Diz o Evangelho de Mateus 6.1-4: 1. Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. 2. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 3. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; 4. Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.
Mas parece que, mesmo com este texto enorme na Bíblia, os cristãos, em plena pandemia, vivem postando suas ações de caridade nas redes sociais, como que “implorando” por elogios e reconhecimentos, tudo em contradição com o que diz a Bíblia e com a essência do Evangelho. Por óbvio que se deve ter cuidado com o controle e a transparência das ações sociais, mas, sem “espetaculizar” a miséria alheia, que pode até causar danos morais.
FIQUE LIGADO
A CPI da pandemia. Recebi esta semana o seguinte zap de um amigo leitor desta coluna: “… tenho lido seus artigos… São muito bons… Como sugestão gostaria de ver alguma crítica pela responsabilização dos administradores públicos. Já temos mais de um ano de pandemia e a única solução por eles arranjada foi prender as pessoas em casa… Onde estão os órgãos de investigação para apurar tamanha falta de competência, omissão do Estado ou falta de responsabilidade. A saúde pública sempre foi sucateada até chegar ao caos que vivemos e aqueles que nos levaram a isto continuarão rindo de nós… certamente.”.
A preocupação de nosso amigo deu super certo. Nesta semana, por força de uma decisão do ministro Luis Roberto Barroso, ratificada pelo plenário do STF – Supremo Tribunal Federal, numa votação de 10×1, o Congresso nacional foi obrigado a instalar a CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, por meio da qual, os governos federal, estaduais e municipais serão obrigados a explicar onde gastaram quase um trilhão de reais no combate ao vírus da COVID-19. Fiquemos de olho!