Nesta quinta-feira (16), a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana dará início às Audiências Concentradas do 2º Trimestre de 2019, que ocorrerão nesse mês de maio, em três locais; Escola Agrícola Padre João Piamarta, dia 16; Casa da Hospitalidade, dias 20 e 21; e Casa Marcelo Cândia, dias 22 e 23, todas a partir das 9 horas. O objetivo é realizar aproximadamente 40 audiências para reavaliar casos de crianças e adolescentes que estão fora do ambiente familiar, mas que podem voltar para a família biológica ou serem encaminhadas para a adoção.
Segundo a juíza titular da unidade, Larissa Noronha, a avaliação observa principalmente as condições das famílias em acolher as crianças e adolescentes. “Os familiares também são assistidos pelos serviços assistenciais do município, pois a avaliação também passa pelas condições da família. Nas audiências, recebemos a criança, a equipe técnica e os pais e familiares para tomarmos a decisão sobre o destino dessas crianças e adolescentes. Em caso de nós avaliarmos que a família já se reestruturou, devolvemos o menor a este convívio”, explicou a juíza. Nessa edição é esperado atender 50 crianças e adolescentes.
Ainda em 2019, as audiências concentradas serão realizadas nos meses de agosto e novembro, atendendo o provimento nº32 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a realização das audiências em cada semestre do ano.