Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Internacional > EUA: após dados fracos de emprego, Trump diz que Powell é “desastre”
Internacional

EUA: após dados fracos de emprego, Trump diz que Powell é “desastre”

Redação
Ultima atualização: 1 de agosto de 2025 às 15:39
Por Redação 1 dia atrás
Compartilhar
Chip Somodevilla/Getty Images
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu nesta sexta-feira (1º/8) à divulgação dos dados oficiais de emprego no país referentes ao mês de julho, que vieram abaixo das estimativas do mercado, e voltou a criticar o chefe do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano), Jerome Powell.

Conteúdos
EntendaDiretor do Fed defende corte de juros

Os EUA registraram a criação de 73 mil vagas de emprego fora do setor agrícola em julho – bem abaixo das projeções do mercado, que indicavam a criação de 106 mil vagas. A taxa de desemprego foi de 4,2%.

Em junho, o “payroll” havia mostrado a abertura de 147 mil vagas no país e uma taxa de desemprego de 4,1%.

Entenda

O “payroll” é um indicador econômico mensal dos EUA que indica a evolução do emprego no país fora do setor agrícola. O relatório, divulgado pelo Bureau of Labor Statistics (BLS), é considerado determinante para as avaliações sobre o desempenho da economia norte-americana.

A força do mercado de trabalho nos EUA é um dos componentes considerados pelo Fed para definir a taxa de juros e esfriar a demanda na economia a fim de combater a inflação. Analistas temem que uma possível aceleração do mercado de trabalho nos EUA leve a um novo aperto da política monetária pelo Fed.

Nesse sentido, a criação de vagas acima das expectativas pode ser interpretada como uma notícia negativa. O “payroll” fraco, por sua vez, pode ser algo positivo sob o ponto de vista do mercado.

Atualmente, a taxa de juros nos EUA está no intervalo entre 4,25% e 4,5% ao ano – o percentual foi mantido inalterado na última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed, nesta semana. A taxa de juros é o principal instrumento dos bancos centrais para controlar a inflação.

Segundo dados do Departamento do Trabalho, a inflação nos EUA ficou em 2,7% em junho, na base anual, ante 2,4% registrados em maio. Na comparação mensal, o índice foi de 0,3%, ante 0,1% em maio.

A meta de inflação nos EUA é de 2% ao ano. Embora não esteja nesse patamar, o índice vem se mantendo abaixo de 3% desde julho de 2024.

“Tarde demais, tarde demais. Jerome ‘Atrasado Demais’ Powell é um desastre. Reduza as taxas de juros!”, escreveu Trump em sua própria rede social, a Truth Social, em mensagem publicada nesta sexta-feira.

“A boa notícia é que as tarifas estão trazendo bilhões de dólares para os EUA!”, completou Trump, referindo-se ao tarifaço comercial imposto por seu governo a diversos países, entre os quais o Brasil.

Diretor do Fed defende corte de juros

O diretor do Fed Christopher Waller, um dos indicados por Donald Trump para a autoridade monetária, reiterou sua posição favorável à queda da taxa de juros nos EUA.

Na última reunião do Fomc, ele foi um dos dois diretores que votaram por uma redução de 0,25 ponto percentual dos juros, ao lado da vice-presidente de Supervisão, Michelle Bowman. Tanto Bowman quanto Waller foram indicados ao comitê por Trump, o maior crítico da política monetária conduzida por Powell à frente do Fed.

Em texto divulgado após votar na reunião do Fomc, na quarta-feira, Waller afirmou que “esperar demais” para cortar os juros “pode atrasar indevidamente uma resposta apropriada” do Fed em caso de deterioração do mercado de trabalho.

“Respeito plenamente os colegas do Fomc que defendem uma abordagem de ‘esperar para ver’ quanto aos efeitos das tarifas sobre a inflação. Não há nada de errado em haver visões distintas sobre como interpretar os dados e usar argumentos econômicos diferentes para prever o impacto das tarifas sobre a economia”, anotou Waller. Segundo o dirigente do Fed, “essas diferenças são sinal de um debate saudável e robusto sobre política monetária”.

“Podemos cortar agora e avaliar como os dados se comportam. Se houver surpresas inflacionárias, podemos pausar. Mas não vejo razão para manter os juros no patamar atual e correr o risco de uma virada repentina no mercado de trabalho”, completou.

Fonte: Metrópoles

Você pode gostar também

Embaixador de Israel no Brasil rebate fala de Mauro Vieira na ONU

Trump posiciona submarinos nucleares em resposta a ameaças da Rússia

Mauro Vieira diz a Rubio que Justiça não se curvará à pressão dos EUA

Trump diz que tarifas tornam os EUA “grandes e ricos novamente”

A reação de Elon Musk ao saber de sanções de Trump a Moraes

Redação 1 de agosto de 2025 1 de agosto de 2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior Zambelli segue presa na Itália e aguarda processo de extradição
Próximo artigo Acidente em rali no Equador mata duas pessoas e fere seis. Veja vídeo

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Igor Paixão é confirmado como novo reforço do Olympique de Marseille
Amapá
Macapá reforça segurança pública com entrega de armamentos à Guarda Civil Municipal
Amapá
Amazon Brasil anuncia expansão em logística para vendedores
Amapá
3 suplementos para queimar gordura abdominal e “eliminar” a barriga
Bem Estar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?