Jó era temente e reto perante os olhos de Deus, desviava do mal e fazia o que era bom à vontade do Pai. Então por que Deus permitiria o sofrimento a um homem cujo coração achava-se íntegro e fiel ao soberano de todo o universo? (Jó 1:1)
A permissão de Deus para (a)provação de Jó
1. Por que permitiria Deus que um servo seu fosse provado, humilhado e perdesse tudo o que tinha, inclusive família? Seria esse um Deus louco? Ou talvez uma espécie de lunático que se realiza em meio a dor alheia?
De maneira alguma. Esse é o mesmo Deus que entregou seu filho em um madeiro em nosso lugar. Levando sobre si as nossas dores e iniquidades. (João 3:16)
2. Como bem sabemos, por legalidade, a terra deixou de pertencer ao homem, tornando-se um reino cujo príncipe é Satanás, o mesmo que se apresentou ao Senhor em uma das reuniões celestes, as quais o representante legal deveria ser Adão – caso não tivesse entregado o domínio do nosso reino em mãos inadequadas. (Gênesis 3)
3. Ao ser questionado pelo SENHOR, sua resposta foi ágil, afirmando que vinha de rodear e passear pela terra. (Jó 1: 6-7)
Deus fala a respeito de seu servo fiel Jó, quando lhe diz que poderá tocar em tudo quanto ele tinha, todavia, contra aquele homem não estenderia sua mão maliciosa. (Deus é soberano e sua vontade deve ser respeitada sem questionamentos)
Os amigos de Jó
1. As provações contra a vida de Jó aumentavam consideravelmente quando este começa a perder seus bens e sua família, mas aquele homem não ousou proferir palavras de blasfêmia contra o Senhor, adorando-o e declarando que nu havia vindo a terra, e de mesmo modo retornaria ao Criador.
Permanecendo reto e íntegro, Deus dá permissão para que o mal tenha Jó em suas mãos, entretanto, sua vida não seria tocada. (Jó 2: 1-10)
2. Em meios às dores de Jó, seus amigos permaneceram junto a ele, durante sete dias e sete noites, sem que palavra alguma fosse dita, por verem seu sofrimento e suas dores, ficaram junto ao amigo em forma de consolo. (Jó 2: 11-13)
Tenha amigos que possam te consolar em meio as muitas dores que o mundo te causará.
O lamento do servo de Deus
1 A vida de Jó nos deixa entre tantas lições, talvez a mais importante – somos seres humanos passivos de dores, sofrimentos e lamúrias. Todavia, ainda assim temos um Deus que tudo vê, tudo responde e tudo faz para que seu povo seja mantido em segurança. (Êxodo 14)
Você está passando por um dia de Jó, amaldiçoando o momento em que nasceu, acreditando que esse é o fim dos seus dias? Saiba que o teu sofrimento é inspiração para multidões e a tua vitória regozijo nos céus. (Lucas 15)
Ao cheiro das águas, Deus te fortalecerá (Jó 14:7-9)
Persevere e tenha esperança, pois ao cheio das águas brotará, e dará ramos como uma planta. Certamente há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.
Ao cheiro das águas Deus restaura tudo o quanto quiser, quando quiser e se assim for de sua vontade.
Espera, pois, no Senhor, como Jó.
Não espere nada desse mundo (Jó 17)
Andar com Deus é não esperar nada desse mundo, é se ver constantemente sendo consumido e tendo a sua vida perante a sepultura, cercado de zombadores e provocações.
Deus vê o sofrimento dos justos e no momento oportuno fará sua vingança. Espera, pois, no Senhor! (Salmos 58:10)
Em meio à tormenta, esteja firme em sua fé (Jó 19)
É preciso que o cristão compreenda que as provações virão sobre a sua vida, que as tormentas muitas vezes se farão mais fortes do que pensa ser possível suportar, mas saiba que, o Deus que criou céus e terra é poderoso o bastante para te livrar e exaltar A SUA GLÓRIA E MAJESTADE DE ETERNIDADE A ETERNIDADE.
Devemos ser como Jó que mesmo afligido afirmou: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que for fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus.” (Jó 19:25-26)
As bençãos dobradas ao servo fiel (Jó 42:10)
A história de Jó é tão conhecida e, certamente, difundida pelos quatro cantos da terra: servo fiel, temente e em retidão perante os céus. Sua vida foi tocada, sua família ceifada e seus bens saqueados pelo terrível massacre de satanás aos seus dias sobre a terra, sobretudo, havia um Deus que não enxergava o momento e os dias de sofrimento, antes, sua visão estava no triunfo, na linha de chegada.
Deus conhecia a Jó, sondava seu coração e entendia que ali estava alguém cujo a vida não era pautada em bens materiais ou nas glórias que o mundo poderia oferecer, antes, seus olhos miravam os tesouros celestiais, a bem-aventurança dos dias eternos ao lado do Pai.
Saiba que tudo quanto Deus achar bom, Ele mesmo colocará em sua vida. Mas o que achar que não te levará a seio de Abraão, o Soberano Senhor rejeitará de diante de ti.
Esteja pronto, preparado e tenha plena convicção de que é preciso ter fé, paciência e perseverança, do mesmo modo que nosso irmão Jó, aquele que sofreu, mas permaneceu de pé na fé, acreditando que maior era o que estava nele. (1 João 4).