Nos últimos anos, o uso de Jogos Didáticos recurso no ensino/aprendizagem de Ciências vem sendo investigado por diversos estudiosos. Entretanto, algumas questões sobre jogos, como a forma e os meios com que ele é empregado, e o papel que desenvolve na sala da Educação Básica, ainda demandam estudos.
Os jogos constituem uma ferramenta útil tanto na motivação quanto no aprendizado de conceitos, dinamizando o processo, assim como no que se refere a despertar o interesse do aluno para o conteúdo a ser trabalhado, uma vez que as atividades lúdicas impressionam e proporcionam prazer ao serem realizadas.
O jogo está presente na natureza humana, seja ela na infância ou na fase adulta. Seu uso vem de tempos remotos nas mais variadas culturas, o que faz com que seu significado e conceito sejam diversificados.
Jogo de tabuleiro (trilha): Este é um jogo que imita a “vida”. É composto por um tabuleiro com diversas casas, um dado, pinos para identificação dos jogadores e as cartas. O jogador (estudante) passará por diversas situações cotidianas relacionadas a casa, fazer o descarte incorreto de produtos entre outras situações.
Jogo da Memória: O objetivo do jogo é o de relacionar itens entre si e que se correlacionem. Para o jogo da memória, devem ser utilizados uma quantidade média de itens como até dez compostos estudados. Assim, uma porção das cartas contem a nomenclatura e a imagem do item, e pode conter informações correspondentes.
Em suma, os resultados obtidos sempre são positivos. Dessa forma, faz-se plausível concluir que o desenvolvimento e aplicação dos jogos proporciona o estreitamento da relação professor-aluno e aluno-aluno, pais-filhos, irmãos, além de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, e de poder ser adaptado para diferentes assuntos.
O ensino de Geografia e a construção de valores que contemplam o viés da educação ambiental são mais significativos quando os alunos estudam os espaços próximos de suas vivências, pois, os conceitos se tornam mais concretos e culminam em maior interesse.
O jogo de tabuleiro Para Onde Vai o Nosso Lixo é um brinquedo educativo que ajuda na educação ambiental infantil estimulando as crianças a associarem o lixo reciclável com suas cores segundo o padrão internacional de reciclagem. É um jogo divertido e prazeroso onde os próprios jogadores exploram exemplos de reaproveitamento de lixo do cotidiano e é jogado em um tabuleiro que representa os caminhos que o lixo percorre em uma cidade. Este brinquedo atende a lei 9.795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, tornando obrigatória a inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares.
O jogo é um recurso estimulante para os estudantes, por ser uma atividade lúdico-prática que desenvolve diversos âmbitos do conhecimento, além dos já adquiridos ao longo da vida, aliando o ensino teórico ao prático.
Ao refletir sobre a atual degradação do meio ambiente, a escola possui papel fundamental na formação de cidadãos críticos e preocupados com a conservação do meio ambiente, capazes de tomar decisões conscientes. Desta forma, ressalta-se a necessidade e importância de se trabalhar Educação Ambiental em sala de aula. Neste sentido, esses trabalhos tem como objetivo apresentar jogos didáticos, suas estruturas e regras, bem como evidenciar os resultados de sua aplicação nos anos finais do Ensino Fundamental. Os jogos devem ser aplicados em turmas diferentes. A utilização de jogos se mostram uma ferramenta eficiente de aprendizado e sensibilização ambiental. [email protected]