Conselho de Pastores protesta contra morte do missionário Marcio Silva
1. Pior segurança pública estadual do Brasil. Dois bandidos mataram com 9 (nove) tiros, no último dia 22.10, terça-feira, o Missionário da Assembleia de Deus Márcio Sousa da Silva, de 49 anos. A tragédia aconteceu na Rua Leopoldo Machado, Bairro do Muca, Zona Sul de Macapá/AP. De acordo com informações da polícia, Márcio Silva foi morto por engano por traficantes de drogas da região.
A tragédia teve repercussão imediata em todo o estado e no Brasil inteiro, pois o fato somente reafirma que o estado do Amapá possui um dos piores sistemas de segurança pública do Brasil, realidade que, inclusive, está prejudicando a situação do país, neste quesito, perante a ONU.
O Advogado e Pastor Besaliel Rodrigues, do Conselho Estadual de Pastores do Amapá está pedindo oração em favor do governo e do governador Clécio Vilhena. Sobre o fuzilamento do missionário evangélico, protestou Besaliel: “Este acontecimento é extremamente vergonhoso para o estado do Amapá. Precisamos orar pelo governo, para ver se as coisas melhoram. Sei que ele é uma pessoa boa, mas sua gestão está um horror. O governador está com uma equipe de secretariado muito fraca; inclusive, a atuação do vice-governador está pífia. No governo anterior, o vice era secretário e deu um show na gestão estadual, mas, agora, todos estão assustados com o seu desempenho. Quanto ao plano de governo, parece que ficou esquecido lá atrás, na propaganda eleitoral. A impressão que a população tem é que estes dois primeiros anos de governo está sendo pior que o do Camilo, considerado por muitos como o menos efetivo depois de 1988. O Estado do Amapá parece está de cabeça para baixo. Pouca coisa funciona. O gestor estadual está lutando para ver se melhora a situação, porém, como está rodeado de uma equipe muito fraca, a tendência é a gestão piorar e a população sofrer cada vez mais. O que estou dizendo parece ser verdade, pois, nas últimas eleições, o povo rejeitou totalmente o candidato do governo à prefeitura e reelegeu Furlan quase à unanimidade, como que dizendo que quanto mais rápido acabar a atual gestão, melhor.”. E arrematou o Reverendo Doutor Besaliel: “Mas, como ainda temos dois anos até 2026, precisamos orar pelo governador, para que a gestão dele não cause tanto transtorno para nosso povo”. Amém!
2. Batistério inaugurado por Furlan é tema na TV Globo. A Rede Globo de Televisão, a maior do Brasil e a quarta maior do Mundo, entrevistou a Drª Juracy Alencar, Secretária Municipal da Família, coordenadora do 1º Batistério Municipal do Brasil, recentemente inaugurado pelo Prefeito Dr. Antônio Furlan. Junto com a entrevista, a Globo exibiu batismos ao vivo realizados no Batistério que fica às margens do Rio Amazonas, o maior rio em volume de água do planeta. Mais uma vez, parabéns ao prefeito Dr. Furlan pela belíssima gestão à frente da Capital do Estado do Amapá.
3. O que significa a expressão “Idiota útil”? “Um idiota útil é, no jargão político, um termo depreciativo para uma pessoa percebida como propagandista duma causa sem compreender completamente os objetivos da causa, e que é cinicamente usada pelos líderes da causa”.
4. Posse da Desembargadora Sulamir na presidência. Vai entrar para a história do estado do Amapá o próximo dia 06 de dezembro de 2024, 6ª feira, às 17h, pois, nesta data, acontecerá a posse da Desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida na presidência do Tribunal Regional Eleitoral da 10ª Região, cuja sede funciona em Belém, na Trav. Dom Pedro I, nº 746, Bairro Batista Campos.
Este Tribunal cuida da Justiça Trabalhista de dois estados – Pará e Amapá. Mas, dos 23 integrantes, somente 01 (um) representa o Amapá, no caso, a Des. Sulamir.
Assim, o fato se reveste de importante historicidade, pois a única representante do Amapá foi eleita para o cargo mais alto daquela Corte Federal. Parabéns!
5. Visite o Blog do Petróleo do Amapá. A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) possui um Doutorado Interinstitucional em Direito (DINTER – 2022-2026) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dentro deste doutorado está sendo estudado o Direito do Petróleo, por meio do doutorando professor Besaliel Rodrigues. Em outro DINTER, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – 2013-2017), o estudo do Direito do Petróleo na UNIFAP foi realizado pelo professor Iaci Pelaes. Atualmente, este professor está coordenando um Grupo de Pesquisa sobre Recursos Naturais Não Renováveis (RNNR), que abrange minérios e o petróleo do Amapá. Saiba mais: https://petroleodoamapa.blogspot.com.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Pastor pede oração pelo governador Clécio Vilhena, pois a gestão não está favorável ao povo.
2- Missionário evangélico fuzilado no Bairro do Muca mostra precariedade da segurança no Amapá.
3- Blog sobre o petróleo do Amapá é disponibilizado para a população saber mais sobre o assunto.
GESTÃO
Ide pregai e ensinai
Marcos 16.15-20: “15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18. pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. 19. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. 20. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!”.
Esta passagem bíblia destaca as cinco principais missões da Igreja: 1. Expulsar demônios em nome de Jesus; 2. Promover o batismo com o Espírito Santo; 3. Combater as “serpentes” do mal; 4. Ensinar a fé no poder de Deus e 5. Orar e repreender as enfermidades. A igreja verdadeira não poder perder o foco; deve zelar pela missão recebida do Senhor Jesus Cristo.
ESPECIAL
Direito & Cidadania. O petróleo na CF/1988 – 8ª Parte. Vejamos o § 4º do artigo 177, que é o principal dispositivo constitucional sobre o tema petróleo.
“§4º A lei que instituir contribuição de intervenção no domínio econômico relativa às atividades de importação ou comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados e álcool combustível deverá atender aos seguintes requisitos: I- a alíquota da contribuição poderá ser: a) diferenciada por produto ou uso; b) reduzida e restabelecida por ato do Poder Executivo, não se lhe aplicando o disposto no art. 150, III, b; II- os recursos arrecadados serão destinados: a) ao pagamento de subsídios a preços ou transporte de álcool combustível, gás natural e seus derivados e derivados de petróleo; b) ao financiamento de projetos ambientais relacionados com a indústria do petróleo e do gás; c) ao financiamento de programas de infraestrutura de transportes; d) ao pagamento de subsídios a tarifas de transporte público coletivo de passageiros. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 132, de 2023)”. Continuaremos na próxima oportunidade.
REFLEXÃO
Tema: A Bíblia e a justiça intergeracional – 2ª parte
Diz Gênesis 1.27 e 28: “27. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. 28. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a…”. Ainda, em Gênesis 2.8 e 15, antes do pecado, Deus plantou um jardim/pomar para o sustento providencial do homem. Era uma situação em que o ser humano apenas iria manter o zelo e a organização daquilo que precientemente Deus iria prover. Na dispensação da inocência era para viger somente a ideia de providência divina. Também, em Gênesis 3.17 e 19, depois do pecado, o sustento humano passou a exigir esforços humanos. Agora, o sustento humano passa a depender do que Deus estabeleceu na sentença de evacuação edênica. O episódio da queda instaurou a dispensação da consciência. A partir daqui nasce a necessidade de o ser humano ser previdente com a sua subsistência. Com estes três registros bíblicos, temos a gênese do cuidado, da precaução de Deus para com a perpetuação da raça humana na face da Terra. Mais à frente iremos abordar sobre a importância do petróleo para a manutenção da sobrevivência da humanidade.
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letras I, P e R: Instruindo o povo do Amapá para novos tempos que se aproximam.
Interpretação geológica. Análise do subsolo sobre petróleo feita por meio de poços estratigráficos.
Petróleo: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, I, é “todo e qualquer hidrocarboneto líquido em seu estado natural, a exemplo do óleo cru e condensado;”.
Produção de Biocombustível: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, XXIX, é o “conjunto de operações industriais para a transformação de biomassa renovável, de origem vegetal ou animal, em combustível;”.
Prospecto: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, XII, é a “feição geológica mapeada como resultado de estudos geofísicos e de interpretação geológica, que justificam a perfuração de poços exploratórios para a localização de petróleo ou gás natural;”.
Refino ou Refinação: A definição técnica, de acordo com a Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), art. 6º, V, é “conjunto de processos destinados a transformar o petróleo em derivados de petróleo;”.