Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Internacional > Motivação do atirador que tentou assassinar Donald Trump ainda é desconhecida; autoridades procuram por pistas
Internacional

Motivação do atirador que tentou assassinar Donald Trump ainda é desconhecida; autoridades procuram por pistas

Redação
Ultima atualização: 15 de julho de 2024 às 07:58
Por Redação 12 meses atrás
Compartilhar
Polícia perto da casa de Thomas Matthew Crook, morto após tentar assassinar Donald Trump — Foto: Carlos Osorio/Reuters
Compartilhar

Investigadores procuram por pistas que podem ter levado Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, a tentar assassinar, no último sábado (13), o ex-presidente Donald Trump, candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos.

Conteúdos
Agindo de maneira suspeitaLigações políticas

O FBI disse que estava investigando o caso como um possível ato de terrorismo doméstico, mas a ausência de um motivo ideológico claro por Crooks –morto a tiros pelo Serviço Secreto– alimentou teorias conspiratórias. 

“Insto a todos — todos, por favor, não façam suposições sobre seus motivos ou suas afiliações”, disse o presidente Joe Biden em declarações no domingo na Casa Branca. “Deixe o FBI fazer seu trabalho, e suas agências parceiras fazerem seu trabalho. Instruí que esta investigação seja completa e rápida.”

O FBI disse acreditar que Crooks, que tinha materiais para fabricação de bombas no carro que dirigiu até o comício, agiu sozinho. Investigadores não encontraram comentários ameaçadores em suas contas de mídia social nem posições ideológicas que pudessem ajudar a explicar por que ele mirou em Trump antes que o Serviço Secreto retirasse o então candidato presidencial republicano do palco, com o rosto manchado de sangue.

Trump disse nas redes sociais que a parte superior de sua orelha direita foi perfurada no tiroteio, mas assessores disseram que ele estava bem antes de sua chegada no domingo a Milwaukee para a Convenção Nacional Republicana. Dois espectadores ficaram gravemente feridos, enquanto um ex-chefe de bombeiros da região, Corey Comperatore, foi morto. O governador da Pensilvânia disse que Comperatore, 50 anos, morreu como herói ao se jogar sobre sua família para protegê-los. 

Agindo de maneira suspeita

Parentes de Crooks não responderam a várias mensagens da agência Associated Press. O pai dele, Matthew Crooks, disse à CNN no sábado à noite que estava tentando entender o que estava acontecendo, mas não falaria sobre seu filho até conversar com as autoridades. Um oficial do FBI disse aos repórteres que a família de Crooks está cooperando com os investigadores.

Vários participantes do comício relataram aos policiais locais que Crooks estava agindo de maneira suspeita. Em seguida, foi informado aos policiais que o atirador estava subindo uma escada, disse o oficial. Os policiais o procuraram, mas não conseguiram encontrá-lo antes que ele chegasse ao telhado. 

O xerife do condado de Butler, Michael Slupe, disse à AP que um policial local subiu até o telhado e encontrou Crooks, que o viu e virou em sua direção pouco antes de o policial descer em segurança. Slupe disse que o policial não conseguiu sacar a arma. O policial recuou pela escada, e Crooks rapidamente disparou em direção a Trump, momento em que atiradores do Serviço Secreto o alvejaram, segundo dois oficiais que falaram à AP sob condição de anonimato.

Oficiais do FBI disseram no domingo que estavam investigando o histórico e as atividades de mídia social de Crooks enquanto trabalhavam para ter acesso ao seu telefone. O aplicativo de mensagens Discord, uma plataforma popular entre pessoas que jogam jogos online, disse que Crooks tinha uma conta, mas a usava raramente. Não há evidências de que ele tenha usado sua conta para promover violência ou discutir suas opiniões políticas, disse um porta-voz do Discord.

Ligações políticas

As inclinações políticas de Crooks não estão claras. Registros mostram que Crooks estava registrado como eleitor republicano na Pensilvânia, mas relatórios federais de financiamento de campanha também mostram que ele doou US$ 15 a um comitê político progressista em 20 de janeiro de 2021, o dia em que Biden assumiu o cargo.

Crooks se formou na Bethel Park High School em 2022. Em um vídeo da cerimônia de formatura da escola, Crooks pode ser visto cruzando o palco para receber seu diploma, parecendo magro e usando óculos. O distrito escolar disse que cooperará com os investigadores. Em seu último ano, Crooks foi um dos vários estudantes premiados por matemática e ciências, de acordo com uma reportagem do Tribune-Review na época.

Crooks tentou entrar na equipe de tiro da escola, mas foi rejeitado porque não era um bom atirador, disse Frederick Mach, capitão atual da equipe.

Jason Kohler, que disse ter frequentado a mesma escola secundária, disse que ele era intimidado na escola e ficava sozinho na hora do almoço. Outros estudantes zombavam dele pelas roupas que usava, incluindo roupas de caça, disse Kohler. 

“Ele era intimidado quase todos os dias”, disse Kohler aos repórteres. “Ele era apenas um excluído, e você sabe como as crianças são hoje em dia.”

Crooks trabalhava em um lar de idosos como ajudante de dieta, um trabalho que geralmente envolve preparação de alimentos. Marcie Grimm, administradora do Bethel Park Skilled Nursing and Rehabilitation, disse em um comunicado que ficou “chocada e entristecida” ao saber de seu envolvimento. Grimm acrescentou que Crooks passou por uma verificação de antecedentes quando foi contratado. 

Um bloqueio foi montado no domingo impedindo o tráfego perto da casa de Crooks, que fica em um enclave de casas modestas de tijolos nas colinas fora de Pittsburgh, a cerca de uma hora de carro do local do comício de Trump. Carros de polícia estavam estacionados em um cruzamento perto da casa e policiais foram vistos caminhando pelo bairro.

Crooks usou um fuzil AR-15, que as autoridades acreditam ter sido comprado por seu pai. Kevin Rojek, agente especial do FBI em Pittsburgh, disse que os investigadores ainda não sabem se ele pegou a arma sem permissão de seu pai.

Um vídeo postado nas redes sociais e geolocalizado pela AP mostra Crooks usando uma camiseta cinza com uma bandeira americana preta no braço direito, deitado imóvel no telhado de uma fábrica ao norte do local onde o comício de Trump foi realizado.

O telhado onde Crooks estava deitado ficava a menos de 150 metros de onde Trump estava falando, uma distância na qual um bom atirador poderia razoavelmente atingir um alvo do tamanho de um humano. Essa é uma distância na qual os recrutas do Exército dos EUA devem acertar um alvo em forma de silhueta humana para se qualificarem com o fuzil M-16. 

Imagens do corpo de Crooks revisadas pela AP mostram que ele parecia estar usando uma camiseta da Demolition Ranch, um canal popular do YouTube que regularmente posta vídeos de seu criador disparando pistolas e rifles de assalto em alvos que incluem manequins humanos. 

Matt Carriker, criador da Demolition Ranch baseado no Texas, não respondeu a uma mensagem de telefone ou e-mail no domingo, mas postou uma foto do corpo ensanguentado de Crooks usando a camiseta de sua marca nas redes sociais com o comentário “Como assim?”.

Com informações de G1

Você pode gostar também

Jornal iraniano pede prisão do chefe da Agência Nuclear da ONU

Sobe para 935 o número de mortos no Irã após ataques de Israel, diz mídia

O que se sabe sobre o ataque a tiros que matou dois bombeiros nos EUA

Israel ataca local no sul do Líbano supostamente usado pelo Hezbollah

OMS entrega primeira ajuda humanitária à Gaza desde março

Redação 15 de julho de 2024 15 de julho de 2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior Quem era Thomas Matthew Crooks, o jovem que disparou contra Trump?
Próximo artigo Homem pontado como ‘cobrador’ em organização criminosa do AP morre em confronto com o Bope

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Namorada de jovem que matou família é detida por participar de crime
Polícia
Skunk avaliado em R$ 30 mi estava camuflado em sistema de tubos de PVC
Polícia
Chaves e Chapolin têm data marcada para chegar ao streaming
Entretenimento
Com brilho de Fábio, Fluminense bate a Inter de Milão e vai às quartas
Esporte
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?