Acredite ou não, nossas células podem ser tão imprevisíveis quanto a previsão do tempo! Cientistas do Cluster de Excelência em Respostas ao Estresse Celular em Doenças Associadas ao Envelhecimento da Universidade de Colônia descobriram que os nossos relógios de envelhecimento, que medem os danos em nossas células, são guiados por eventos aleatórios. É como se nossas células estivessem constantemente rolando dados enquanto envelhecemos.
O Dr. Björn Schumacher e o professor David Meyer, do CECAD, perceberam que, à medida que envelhecemos, perdemos o controle sobre os processos que acontecem dentro de nossas células. Isto resulta em resultados mais imprevisíveis, como as mudanças aleatórias na metilação do DNA, os blocos de construção do genoma. Quando estudaram esses padrões de mudanças aleatórias, eles perceberam que eles estão muito ligados à nossa idade biológica.
Agora, os cientistas querem investigar ainda mais se relógios de envelhecimento baseados em mudanças estocásticas podem mostrar os efeitos de intervenções que retardam o envelhecimento. Usando os dados existentes, eles demonstraram que fumar pode acelerar essas mudanças estocásticas em seres humanos, e intervenções “anti-envelhecimento”, como a menor ingestão de calorias em ratos, podem diminuir a variação nos padrões de metilação.
Surpreendentemente, eles descobriram que essa variação estocástica até pode ser revertida pela reprogramação de células corporais em células-tronco, rejuvenescendo as células. Assim, se você estiver interessado em manter as células o mais jovens possível, pode ser a hora de prestar atenção aos nossos velhos e imprevisíveis relógios de envelhecimento!
A Fonte da Juventude Pode Estar Escondida nas Nossas Células-Tronco
Podemos ter finalmente encontrado o segredo da juventude eterna – escondido nas nossas próprias células-tronco! Cientistas da Universidade de Colônia, David Meyer e o professor Dr. Björn Schumacher do CECAD, descobriram que o aumento das variações estocásticas nas células é o que realmente mede os relógios do envelhecimento. O melhor de tudo? Essas mudanças estocásticas podem ser revertidas pela reprogramação de células corporais em células-tronco.
A idade biológica, diferente da idade cronológica, é influenciada por fatores ambientais como tabagismo ou dieta. Os cientistas acreditam que suas descobertas sobre a perda de regulação e as variações estocásticas acumuladas podem levar a novas intervenções anti-envelhecimento e, possivelmente, rejuvenescimento celular.
Este estudo pode ser o primeiro passo para entender melhor como os relógios antigos funcionam e como podemos reduzir as mudanças aleatórias em nossas células. Agora, quando alguém perguntar sua idade, talvez devamos começar a responder com “cronológica ou biológica?”
Novos Relógios do Envelhecimento Revelando Surpresas nas Células

Epidemiologista e Professor Doutor em Engenharia Biomédica