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A Gazeta do Amapá > Blog > Colunista > Marcelo Tognozzi > O 13 da vergonha
ColunistaMarcelo Tognozzi

O 13 da vergonha

Marcelo Tognozzi
Ultima atualização: 20 de maio de 2023 às 23:13
Por Marcelo Tognozzi 2 anos atrás
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Tia Ritinha era miúda, 1 metro e meio de altura. Foi criada na fazenda do meu trisavô Izacc Marcondes, casado com dona Anna, sua prima. Nasceu na década de 1870, era inteligente, educada com imenso senso de justiça. Izacc (pronuncia-se Izá), seu pai, vinha de uma família de cristãos novos, assim como sua mãe Anna, expulsos de Portugal pela inquisição ainda no século 17.

Aqueles cristãos novos se estabeleceram em Santa Isabel do Rio Preto, distrito de Valença, e em Falcão, 30km distante, distrito do município de Quatis no Vale do Paraíba. Judeus portugueses, agora batizados e cristianizados, viviam no Brasil debaixo do guarda-chuva da família Marcondes, da qual Ritinha era a ovelha negra e heroína preferida da minha avó Maria.

Esta criaturinha frágil foi abolicionista num tempo em que estas modernidades eram mal-vistas, taxadas de heresias. No Império, muitas comunidades, mesmo próximas da corte como Falcão e Santa Isabel, eram verdadeiras ilhas. Casórios entre primos eram rotina, como ocorreu com Izacc e Anna.

Nesta família Marcondes oitocentista, de onde vieram boa parte dos meus ancestrais, a escravidão era o normal. Ter um ser humano equivalia a ter um bicho, um objeto, um imóvel. Havia papéis, registros, marcas, uma burocracia da humilhação. Tenho vergonha quando penso nestas minhas origens, miro as fotos antigas da família, relíquias de um tempo de barbárie próspera.

Mas ainda bem que temos as misturas e meu sangue foi temperado com o dos imigrantes italianos e espanhóis, estes últimos fugidos da fome e da miséria, desembarcados aqui no fim do século 19 e início do 20. Meus bisavôs espanhóis vieram da Andaluzia e pertenceram a um tempo no qual os pobres eram tratados quase como escravos nas lavouras. Pouquíssimos, como meu bisavô Antônio, sabiam ler e escrever.

Na minha caixa de e-mail chegam o testamento e a partilha de bens do tataravô, Manoel Marcondes dos Santos, enviado pela prima Luciana. Viúvo de Sabina Emerenciana, levado por Nosso Senhor aos 70 anos, vítima de desinteria, em 17 de setembro de 1883, saiu desta para melhor como um homem rico, fazendeiro e comerciante.

Manoel prescreve no testamento que “o preto José, digo, pardo, servirá a qualquer herdeiro meu por 10 anos, findo o qual se lhe entregará uma certidão desta disposição que servirá de carta de liberdade”. Para a neta Adília, sua afilhada, deixa a escrava Martha. O escravo Justino ele deixa para meu trisavô Izacc, seu genro.

Os papéis da minha família retratam um Brasil no qual seres humanos eram tratados como bichos, em todos os sentidos. Lendo estes documentos, me dei conta de uma cicatriz espessa e terrível a habitar minha ancestralidade. Judeus perseguidos, obrigados a se converter ao cristianismo, se instalaram no Vale do Paraíba como senhores de terras e escravos, impondo a outros seres humanos sofrimento semelhante ao que a eles foi imposto do outro lado do Atlântico.

Esta mola terrível e humana capaz de transformar vítimas em algozes, como se todo sofrimento servisse apenas para a dominação, jamais para a solidariedade e gentileza. Homens e mulheres pretos da Fazenda Velha, onde vivia minha tia Ritinha, apanhavam dos feitores. Ela subia nas costas dos escravos para impedir a surra injusta, violenta, impune. Não engolia aquela situação, mas uma mulher dos anos 1800 também não deixava de ser uma propriedade, um ser dominado, levado no cabresto pelos pais, irmãos e maridos.

Histórias terríveis povoavam aquela família próspera do Império e primeiros anos da República. A ama de leite da minha bisavó Guiomar foi enterrada viva, uns dizem que por ciúme da sua senhora, outros porque ela se negou a prestar favores sexuais. Minha bisavó, criança, sofreu muito. Tinha medo de ser enterrada viva e implorava: “quando eu morrer, vejam se eu morri mesmo. Não quero ser enterrada viva”.

Decidi pesquisar estas origens familiares depois de ler o livro do meu amigo Cristovam Buarque “A última trincheira da escravidão”, no qual ele reproduz os debates da Lei Áurea no parlamento imperial, expondo as entranhas horrendas de um país bárbaro. Naquela altura, um país de escravos nascidos no Brasil, o mais jovem –escreve Cristovam– com 38 anos de idade, porque desde 1850 o tráfico estava proibido pela lei e o bloqueio naval britânico.

Num dos trechos da partilha de Manoel Marcondes estão listados adolescentes de 14, 16, 17 anos que por pouco não foram privilegiados pela Lei do Ventre Livre de 1871. O mais velho tinha 30, todos brasileiros e todos propriedade privada. Um princípio e um direito que, segundo o Barão de Cotegipe argumentava nos debates da Lei Áurea, seria ferido de morte com o fim da escravidão.

Finalmente, num domingo, 13 maio, a Lei 3.353 de 1888 foi sancionada pela princesa Isabel no Paço Imperial da Praça 15, bem no centro do Rio. Lei de 2 artigos: o 1º declara extinta a escravidão no Brasil e o 2º revoga as disposições em contrário. Uma lei econômica demais para o tamanho do problema de milhões de brasileiros largados à própria sorte da noite para o dia. A Lei Áurea não determinou sequer acesso à educação ou algum tipo de indenização aos que foram escravizados, como preconizava Joaquim Nabuco.

Nem na Constituição de 1891, a 1ª da República e cujo relator foi Ruy Barbosa, houve a preocupação de dar cidadania aos que, 3 anos antes, tinham deixado de ser propriedade privada de outros homens. Ruy mandou queimar arquivos sobre a escravidão, como se aquilo fosse acabar com um passado que, até hoje, continua pipocando como os documentos dos meus ancestrais.

Muitos dos problemas sociais brasileiros têm sua origem nesta falta de visão estadista, nesta miopia do Estado patrimonialista até hoje em vigor. Mudamos de governo, mas não saramos da doença patrimonialista dos donos do poder.

Tia Ritinha ensinou minha bisavó e outras irmãs menores a ler e escrever, também alfabetizou escravos, o pessoal da casa, como eram chamados. Foram poucos, porém ler e escrever os fez mais livres que outros. O ensinar e libertar deu serenidade à sua alma quando ela partiu no início dos anos 60 aos 92 anos.

Para os outros, restou uma culpa secular a afligir espíritos, como o de Manuel Marcondes. No seu testamento, escrito no ano da graça de 1883, ele informa ter doado 2 mil réis em esmolas e mandado rezar 100 missas por sua alma. Foi pouco. Nem 100 anos de missas perdoariam tanto sofrimento daqueles que um dia foram chamados de libertos, mas que, passados 135 anos, muitos dos seus descendentes ainda não conseguem sequer ser reconhecidos como cidadãos. (Publicado originalmente pelo Poder 360)

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Marcelo Tognozzi 20 de maio de 2023 20 de maio de 2023
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