1. Este ano o Dia da Bíblia está diferente em Macapá. Hoje é um dia histórico na Capital do Estado do Amapá, pois é a 1ª vez que o Dia da Bíblia será celebrado na recém-inaugurada Praça da Bíblia de Macapá.
A largura histórica do dia de hoje está ligada ao fato de nos mais de 260 Anos de história, Macapá, Capital de uma das Unidades Federativas do Brasil, nunca ter tido um político, ou uma autoridade, que empenhasse interesse em construir um local que simbolicamente expressasse o respeito e a consideração com o livro maior de nossa sociedade e o mais importante da humanidade, a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus.
No caso do Estado do Amapá, desde o dia 20 de dezembro de 1991, quando a Constituição do Estado foi promulgada, ou seja, há 32 (trinta e dois) anos, a determinação da construção da Praça estava/está previsto no Título X – Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, no Art. 28. “Fica o Poder Executivo autorizado a construir, na Capital do Estado, a Praça da Bíblia, com o respectivo monumento, destinado às festividades religiosas.”, mas, nenhum gestor estadual, neste período, conseguiu por em prática tal determinação.
Entretanto, coube a um gestor municipal, o atual Prefeito de Macapá, Dr. Antonio Furlan, entrar para a História do Estado do Amapá e do Brasil como o construtor da 1ª Praça da Bíblia da Capital, ou seja, o que nenhum governador conseguiu, o Prefeito da Capital fez, mostrando o que faltava era apenas vontade política.
A inauguração da Praça aconteceu na noite de 29.11.2023, 4ª feira, véspera do Dia do Evangélico (30.11 – Lei Estadual nº 827/2004). A Cidade parou para ver a festa gigantesca promovida pela Prefeitura na Praça que fica na esquina da Rua Hildemar Maia com a Avenida Ataíde Teive, Bairro Santa Rita, Zona Sul de Macapá/AP. Uma multidão, formada por mais de quarenta mil pessoas, tomou conta do citado endereço e adjacências.
2. Homenagem póstuma. A referida praça possui dupla denominação, pois também se chama “Praça Pastor Oton Alencar”, em homenagem ao mais importante líder evangélico da última quadra histórica amapaense, que faleceu em 19 de julho de 2023. Foi presidente da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, membro da Academia Amapaense de Letras, fundador da Academia de Letras Evangélica Amapaense e da Associação dos Advogados Evangélicos do Amapá e do Brasil.
3. Detalhes da Praça da Bíblia macapaense. Por fim, vale deixar aqui registrado que a Praça da Bíblia foi construída num terreno de 1.115,71 metros quadrados. O investimento foi de R$ 152.093.41, recurso oriundo exclusivamente do Tesouro Municipal. O local possui, ainda, playground com alambrado; academia ao ar livre; bancos para contemplação; rampas de acessibilidade; iluminação; calçamento de piso paver – peças retangulares fabricadas em concreto – e piso tátil. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) decorou o cartão-postal com as seguintes espécies de plantas: duas “sete copas africanas”; três oitizeiros e três oliveiras – estes últimos fazem alusão às variadas passagens bíblicas, entre elas, os versículos de Lucas 22.39-40.
4. A Lei brasileira da Bíblia: Em 19.12.2001, portanto há 21 anos, na época da presidência de Fernando Henrique Cardoso, foi promulgada a Lei nº 10.335, que institui o Dia da Bíblia, quando o Brasil reconheceu nacionalmente aquele dia criado pelos ingleses no século XVI. Diz o art. 1º da citada lei: “Fica instituído o Dia da Bíblia, a ser celebrado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano, em todo o território nacional.”.
5. O Dia da Bíblia no Estado do Amapá: O Dia da Bíblia amapaense tem sido comemorado mais pelos religiosos. Mas, de uns tempos para cá, as autoridades amapaenses, de modo geral, têm honrado a Bíblia. A Constituição Estadual do Amapá prevê, em no artigo 51 do ADCT – Ato das Disposições Constitucionais Provisórias, o seguinte: “Art. 51. Fica estabelecido que a Bíblia Sagrada seja colocada em todas as repartições públicas, inclusive nos estabelecimentos escolares, no vestíbulo do prédio, para uso de quem assim o desejar.”. Este dispositivo constitucional é pouco conhecido e divulgado.
6. Relevância do Dia da Bíblia para a historiografia cristã amapaense: A relevância histórica tornou-se destaque, pois, por questões relacionadas à reforma protestante e à contrarreforma, bíblias foram queimadas em praça pública, em Macapá, quando da chegada dos protestantes em 1916. Então, depois de um século, Macapá ganhou a Praça da Bíblia, ato de profundo simbolismo e de resgate histórico.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Pr. Iaci Pelaes, presidente da Assembleia de Deus no Amapá, presente na Festa da Praça da Bíblia.
2- Mais de 40 mil pessoas celebram junto com a Prefeitura de Macapá monumento à Bíblia Sagrada.
3- Familiares, igreja e amigos participam de homenagem pública à memória do Pr. Oton Alencar.
LIDERANÇAS
Livro da semana nº 50: Bíblia Manuscrita. Pastor amapaense está escrevendo manualmente toda a Bíblia.
O Pastor Besaliel Rodrigues, da Assembleia de Deus no Amapá, presidida pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, resolveu ler a Bíblia pela sétima vez de uma forma bem diferente: Escrevendo-a a mão. Assim, durante anos, já concluiu o Antigo Testamente e, agora, iniciou o Novo Testamento. Perguntado sobre a demora, disse que está manuscrevendo a Bíblia sem pressa, de forma devocional e diletante, espontaneidade e prazer.
Disse também que tal forma de ler a Bíblia, escrevendo-a, é uma leitura muito diferente e interessante, pois insere o leitor nas entranhas das narrativas sagradas. “Recomendo a todos essa experiência”.
O Pastor Besaliel leu a Bíblia pela primeira vez aos catorze anos. “Já li a Bíblia toda de diversas formas: Li em seis meses, em um ano, já li capítulo por capítulo, um a cada dia, já li na adolescência, na juventude, na maturidade. Quando terminar de ler escrevendo, estou pensando em relê-la toda de joelhos. Quero ler e reler a Bíblia toda sem parar, até Jesus voltar”, arrematou.
ESPECIAL
Utilidade Pública: Dica 50. a) A Praça da Bíblia foi inaugurada em 29.11.23. Anote aí. Local da Praça: Rua Hildemar Maia, esquina com a Avenida Ataíde Teive, Bairro Santa Rita, bem no início do Canal, na Zona Sul de Macapá/AP; b) Os Dez Mandamentos em Macapá. Existe uma homenagem aos Dez Mandamentos em Macapá/AP, localizada na Praça do Barão, em frente à antiga Casa do Governador, na Rua Cândido Mendes, Bairro Central da Capital. Trata-se de duas peças grandes de mármore, com quase dois metros de altura e um de largura, contendo o que está escrito em Êxodo 20.1-17; c) Nova Livraria Evangélica. Macapá ganhou mais uma Livraria Evangélica, especializada em bibliografia cristã e artigos para presentes. Trata-se da Papirus Livraria, localizada na Av. Galibis, nº 1060, entre as ruas Hildemar Maia e Prof. Tostes, próximo à Nova Feira da Galibis. Contato Zap (96) 98126-7480 – Gerente: Lucas; d) Semana Estadual da Cultura Gospel 2023. Promovida pelo Governo do Estado do Amapá, começou no dia 30,11, Dia do Evangélico, e termina hoje, 10.12, Dia da Bíblia, com eventos culturais realizados em todos os municípios do Estado do Amapá.
REFLEXÃO
Tema: A importância da Bíblia – Salmo 119.105.
Hoje é o Dia da Bíblia, a Palavra de Deus e o principal livro do Mundo. Mas, algumas pessoas, mesmo cristãs, ignoram a importância deste livro para a vida humana. Acreditam até que se trata apenas de um livro religioso utilizado tão somente por pessoas cristãs.
Entretanto, vale ressaltar que a Bíblia é mais que um livro comum. É essencialmente especial. O mesmo também é literário, histórico, científico, terapêutico, manual ético e um verdadeiro guia para a vida cotidiana.
A Bíblia diz, por exemplo, no Salmo 119.105: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho). Em apertada síntese hermenêutica, a expressão “pés” significa o nosso tempo presente; o termo “caminho” significa o nosso futuro e “lâmpada” significa direção. Vejam, a Bíblia está cheia de conselhos, orientações e dicas que nos auxiliam a bem viver o presente e planejar o futuro. Mas, muitas pessoas ignoram tais ensinamentos, não levando a sério as Santas Escrituras. Então, seja diferente, leia e valorize a Palavra de Deus.
FICA A DICA
NEWS: Frases da semana: Sobre a Bíblia
1) Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4.12); 2) Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra. (2 Timóteo 3.16-17); 3) Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho. (Salmos 119.105); 4) E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. (Tiago 1.22); 5) Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. (Mateus 7.24); 6) O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. (Mateus 24.35); 7) O céu e a terra passarão, mas minhas palavras nunca passarão. (Mateus 24:35); 8) Escondi a tua palavra no coração para não pecar contra ti. (Salmo 119:11).