a) Representante geral: A maioria das igrejas tem seus candidatos isolados e isso vai apenas transformá-los em “bucha” para candidatos mais poderosos. A candidatura do professor, pastor e advogado Besaliel Rodrigues, que disputa pela terceira vez o cargo de deputado estadual, é a única que não possui vinculação oficial com cúpula de nenhuma igreja específica, ou seja, Besaliel é o candidato que promete ser um dos representantes do segmento gospel em geral para servir todo o Estado do Amapá. Besaliel possui trânsito em diversos setores da sociedade e nos quatro principais grupos evangélicos locais. Isso facilita, pois o eleitorado cristão vê na candidatura de Besaliel algo mais leve e mais próximo de se eleger.
b) Currículo vitae: De longe Besaliel possui o melhor currículo dentre todos os candidatos a deputado estadual do Amapá, pois é formado em teologia, possui duas graduações (Direito/Ceap e História/Unifap), uma especialização/Fatech (Gestão Pública), um mestrado/Unama e um doutorado/UMSA em Direito Constitucional Internacional e está cursando o segundo doutorado em Direito Eleitoral pela UFRJ. Também é autor de mais de dez livros, dentre os quais a “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”, “Dicionário eleitoral brasileiro” e “Igreja, política e cidadania”. Isso facilita, pois o eleitorado tem mais segurança que Besaliel possui todas as condições para ser um dos melhores deputados estaduais da próxima legislatura – 2023-2026.
c) Competência profissional: Além do preparo intelectual, Besaliel trabalhou durante vinte anos como servidor público no TRE/AP e quase dez anos na Justiça Federal. Agora, é advogado constitucionalista da OAB/AP, professor universitário concursado da Unifap e um dos pastores mais atuantes no auxílio a incontáveis comunidades cristãs espalhadas por todo o Estado. Besaliel também é palestrante/conferencista, com experiência na área do Direito Público e já palestrou em todos os municípios do Estado do Amapá, tanto nos fóruns das cidades, como em todas as Câmaras Municipais de Vereadores. Escreve para jornais e revistas. Isso proporciona visibilidade e credibilidade perante o eleitorado amapaense.
d) Prestígio carismático: Além do carinho do povo, Besaliel também usufrui da confiança das principais autoridades eclesiásticas e públicas do Amapá. Hoje é o atual 2º Vice-Presidente da Convenção de Pastores – UFIADAP, 2º Vice-Presidente da Academia Evangélica de Letras – ALEA, Presidente da Comissão de Juristas Evangélicos da OAB/AP, Presidente da Comissão de Ética da Unifap e Presidente do Conselho Editorial da Editora Os Semeadores de Brasília/DF. Antes, já presidiu Igreja e Convenção.
e) Testemunho de vida: O eleitor consegue se identificar muito com o candidato Besaliel por causa de sua trajetória de vida e notória resiliência. Aos três anos de idade sofreu acidente de trânsito e perdeu um braço, lutou contra a pobreza e luta até hoje contra discriminações e preconceitos. Conseguiu vencer os estudos e se formou nos 1º (fundamental), 2º (médio), 3º (graduação), 4º (especialização), 5º (mestrado) e 6º (doutorado) graus. Venceu a batalha dos concursos públicos e, depois de galgar tantas posições, não se tornou arrogante e continua do mesmo jeito de ser com as pessoas.
f) A opinião do candidato: Ao ser perguntado sobre o que acha de ser o deputado estadual evangélico mais bem preparado, respondeu: “Alegro-me muito com tudo isso, mas tenho consciência de que isso não é tudo para vencer uma eleição. A maioria das pessoas, na hora de votar, ainda não dá muito valor para estas qualidades. Por onde temos andado, temos visto que 90% dos eleitores ainda não votam com base nestes critérios; se fosse assim, eu já estaria eleito desde 2014. Mas, ao contrário, o processo eleitoral brasileiro ainda está muito corrompido, todo mundo quer alguma coisa e isso é uma espécie de “vício democrático”. De cada dez eleitores que visitamos, nove querem alguma coisa: dinheiro, cesta básica, pneu, IPVA, roupa, passagem, pagamento de dívidas em geral, exames clínicos, consulta médica, gás enfim. Na maioria das vezes, ficamos constrangidos, sem saber como se sair destas situações. Quando se trata de lideranças, é pior; são muito mais caras, pois querem sacas de cimento, carradas de telhas, estruturas metálicas, vidros, pisos etc. Quase ninguém quer saber das qualidades dos candidatos; querem saber o que conseguem deles. Não têm paciência de participar do processo de eleição do candidato para, depois, usufruir de um mandato inteiramente limpo. É por isso que 90% dos políticos são corruptos. Assim está nossa Nação, nosso Estado, nosso Município. Precisamos orar e chorar muito pela cura eleitoral de nosso povo. Por fim, nossa esperança é conseguir se eleger dentro destes 10% de novatos que sempre conseguem chegar por fora deste processo sujo e ilegal.”. Arrematou: “Então, vamos juntos tentar esta vitória. Contamos com Você!”. Amém.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Advogado Besaliel é candidato a deputado estadual, nº 20.700 e esposa Drª. Ester a federal, nº 2030.
2- Brasil – 200 (duzentos) Anos da Proclamação da Independência. Vivemos momento histórico!
3- Fique de olho! Escolha candidatos preparados e competentes para bem nos representar.
LIDERANÇAS
Sugestão de leitura: Nas celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, Besaliel Rodrigues marca a história do protestantismo brasileiro com a publicação da Obra “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”, que trata de temas como Estado laico, liberdade religiosa etc. É o 1º livro no Brasil e no mundo que compara a Constituição de um país com a Bíblia, o principal livro do cristianismo mundial.
Além das citações bíblicas, o autor ainda destaca: 1- legislações federais, estaduais e municipais que abordam temas eclesiásticos; 2- Normas internacionais voltadas a temas cristãos de direitos humanos; 3- O entendimento do STF e de outros tribunais sobre assuntos eclesiásticos; 4- Menções a projetos de lei sobre temas religiosos que tramitam no Congresso Nacional; 5- Citações doutrinárias e bibliográficas referentes a temas religiosos; 6- Referências a abordagens jornalísticas que registraram fatos sobre o assunto; 7- Indicações de sites e demais meios virtuais onde o tema poderá ser aprofundado; 8- Informações diversas de utilidade pública, voltadas para a atuação das organizações religiosas. Parabéns!
ESPECIAL
1. OAB/AP – Culto de Ações de Graças pela nova Sede: O presidente da Ordem Dr. Auriney Brito, depois de capitanear a inauguração da nova Sede da Entidade no último dia 26.08.22, incumbiu os advogados pastores Besaliel Rodrigues e Elias Salviano de comandarem o Culto Solene de Ações de Graças pela nova Sede que acontecerá no próximo dia 13.09.22, às 17 horas, na referida Sede. O evento terá programação litúrgica especial, com a participação das principais autoridades eclesiásticas, civis e jurídicas do Estado. Reserve seu convite pelo Zap (96) 99110-5167; 2. Site de Apoiadores: https://apoiadorescasal20.my.
FICA A DICA
Legislação para líderes eclesiásticos: Na semana do Bicentenário da Independência do Brasil, o tema da Dica 046 é Direitos fundamentais e a Bíblia. Leia CF, art. 5º, caput. A Constituinte brasileira destacou cinco direitos fundamentais das pessoas em território nacional: Vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade. Todos eles possuem respaldo bíblico. Vejamos o que diz a Bíblia sobre o direito à Liberdade:
Genesis 2.16,17: “E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”. Liberdade na Bíblia está relacionada a livre arbítrio. Deus dotou o ser humano de livre arbítrio. Entretanto, estabeleceu tais escolhas consequências, positivas e negativas, conforme detalhado em Deuteronômio, cap. 28. Por fim, diz Deuteronômio 30.19: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,”.