Conhecida também como interceptativa, essa ortodontia, faz avaliação e tratamento precocemente de estados anormais acerca do desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos nas crianças.
Nesse período, o uso de aparelhos, sejam fixos ou móveis, minimizam as chances de, na fase adulta, os pequeninos tenham de realizar tratamento ortodôntico. Tudo isso pois haverá um bom desenvolvimento das arcadas e dos dentes que, tratados precocemente, dão estabilidade à mordida.
Apesar do debate quanto a idade mais apropriada para levar seu filho ao dentista, é consenso que existe a perda dos dentes de leite e a evolução da arcada dentária até a puberdade. Isso traz a importância de uma visita ao ortodontista, sobretudo entre o quinto e sexto ano de vida.
Na fase em que a criança tem co-existindo dentes de leite e permanentes alguns fatores sinalizam a busca p or um profissional em ortodontia infantil. Importante ressaltar que é possível constatar em alguns pacientes certas irregularidades, mesmo que tenham apenas os dentes de leite. Sinais que jamais devem ser ignorados! O uso precoce de aparelho dentário fornece a eficiência para que na fase de crescimento esses dentes sejam alinhados. Até a fase adulta, ao seguir todas essas recomendações o problema será resolvido. Então, quanto mais cedo a procura por um profissional, maiores as chances de sucesso.
Crianças de seis anos já podem usar aparelhos na ortodontia preventiva. Mesmo que ainda não tenham caído os dentes de leite. Tratamentos assim ajudam substancialmente para retirar maus hábitos, como uso excessivo de chupetas, um problema que pode influenciar no alinhamento dentário.
Existem muitos métodos para a correção do alinhamento. O ortodontista realiza, por essa razão, uma minuciosa investigação na boca da criança, com o objetivo de identificar o estágio de dentição decídua (de leite) ou mista. O dentista então estará apto para indicar o melhor tipo de aparelho dentário para o pequeno paciente. O bem-estar das crianças também deve ser considerado, evitando tratamentos que causem desconforto.