Bar do Abreu
Sábado de manhã ao lado do sociólogo e escritor Fernando Canto e dos músicos Joaozinho Gomes e Val Milhomem. A poesia em estado de graça. Lembranças de um tempo perdido.
COMO ERA O BAIRRO DO TREM!
O BAIRRO DO TREM – Mais um texto sobre suas origens
(Texto de J. A. Cavalcante)
Durante o período da construção da Fortaleza de São José de Macapá, a mão escrava precisava de blocos de pedras gigantescas para tal. Descobriu-se que em uma localidade de nome Pedreira teria esse material. Abriram caminho pela floresta e construíram um trilho todo em madeira. Serviram-se de um “trem” e através dele foi possível o transporte destas pedras. Com o tempo, ele foi esquecido e, já em 1826, ainda restavam velhos trilhos. Daí terem usado o nome primeiro de “Lugar do Trem” e, atualmente, “Bairro do Trem”.
FUTURO
Água para quem precisa. O projeto da ambientalista Rose Nogueira, pretende dar humanidade e qualidade de vida para os moradores do arquipélago do Bailique, através de sua invenção que torna a água salgada em água potável pronta para o consumo. Porém, o projeto esbarrar em falta de investimento. Hoje ela conseguiu implantar uma máquina que atende 600 famílias. Para atender todas as ilhas do arquipélago precisaria de 57 máquinas. Ao custo de 250 mil a unidade. Uma boa hora pra distribuir 70 milhões de emendas impositivas que dispõe os deputados estaduais. Uma audiência pública pode sensibilizar os nossos parlamentares. Prefeito Furlan já garantiu três máquinas. Isso representa que 1.800 famílias vão ter água de qualidade.
NOVO TEMPO (foto 4)
Casal Toin e Dalvinha, já caiu na graça dos moradores de Calçoene, Lourenço e Carnô. Os dois tem revolucionando o modelo de administrar as coisas públicas. O garimpeiro Toin agora prefeito e sua esposa secretaria de mobilização social não se cansam de trabalhar. Aliás, os dois sempre foram presentes na vida dos moradores. Agora com uma nova missão de governar e mostrar resultados reais. Muito bem avaliados nas pesquisas de opinião pública.
ILUMINADO
Macapá Luz, Comandante Riga Monte tem participação ativa na boa aceitação pública do prefeito Furlan. Cidade muito bem iluminada e com visual pra boas e belas fotos da capita que circulam o mundo.
O NOVO SEMPRE VEM
Briga boa no município de Pracuuba pela prefeitura. O empresário Bruno Batista com apoio do PSD do senador Lucas Barreto, tá avançando e ganhando espaço no reduto do atual prefeito Junior Leite que não vive um bom momento. Quem viver verá.
ALERTA MACAPÁ- Diariamente 99.9 – 12h as 13h – Forte FM. A coragem de dizer a verdade. Hélio Nogueira e Jara Dias.
Curtinhas
LIDER ABSOLUTO
Pesquisa de intenção de votos divulgada na quinta-feira (23), pelo Instituto Paraná, aponta a liderança absoluta do prefeito doutor Furlan na disputa pela prefeitura de Macapá.
1° TURNO
Com 74,3% Furlan se distância dos demais concorrentes, cujas somas de todos os percentuais não passa de 1 dígito, uma vantagem que faria com que o prefeito arrebatamento um novo mandato ainda no primeiro turno.
BAIXA EXPRESSÃO
Todos os votos somados dos seis concorrentes: Josiel Alcolumbre 5%; Paulo Lemos 2.9%; Aline Gurgel 1,8%; Jesus Pontes 0,8%; Gilvam Borges 0,6% e Patrícia Ferraz 0,6, não alcançam dos dois dígitos.
SEM CONCORRENTES
A soma das intenções de votos dos seus adversários é de apenas 6,7%, o que nos leva a deduzir que a pré-candidatura do prefeito doutor Furlan está muito longe de ter um nome capaz de concorrer com o prefeito de Macapá.
MÁ GESTÃO
Servidores públicos concursados da saúde protestam pela contratação da Fundação Funde-se para substituir outra terceirizada que é o IBGH. A saúde jamais avançará gerida por essa fundação a exemplo da terceirizada anterior, onde sempre prevaleciam salários atrasados, assédio moral e desrespeito ao trabalhador. Para os concursados, o governador está trocando seis por meia dúzia.
A MAMATA VEM AI
Vem aí o maior concurso público do mundo. São quase seis mil vagas para prefeitos e quase 60 mil para vereadores. É dispensável a apresentação de currículo, bem como ter qualidade moral ou cultural. O excelente salário pode ser multiplicado várias vezes, com férias duas vezes ao ano e horário de trabalho livre.