O que é a Pneumonia?
A pneumonia é uma infecção de vias aéreas inferiores. Quando adquirida na comunidade (PAC), é causada na maioria das vezes por uma bactéria chamada Streptococcus pneumoniae, mais conhecido como pneumococo. Essa bactéria se instala nos pulmões e desencadeia sintomas geralmente em situações de baixa imunidade.
A pneumonia também pode ser causada por vírus ou fungos. Neste último caso, mais raro e específico em pessoas com imunossupressão (baixa imunidade) ou ligado às condições do ambiente.
A infecção por H1N1, H2N3 (Influenza) ou SARS-CoV-2 (COVID-19) também podem favorecer infecções respiratórias bacterianas secundárias. Portanto, vacinar-se contra a Influenza, a COVID-19 e o pneumococo, quando indicada pelo médico, é essencial para a prevenção da pneumonia¹. Ela também pode ser causada por inalação de produtos que são tóxicos aos pulmões.
Como ocorre a transmissão?
A doença é transmitida através da inalação de ar contaminado com os micro-organismos. Também pode ser transmitida pela saliva.
A infecção ocorre quando os mecanismos de defesa do organismo não estão funcionando de forma adequada, associado a uma grande exposição aos micro-organismos.
Alguns fatores que podem predispor essa infecção são o fumo, devido já haver comprometimento do parênquima do pulmão. Outro fator que pode predispor são mudanças bruscas de temperatura.
Pessoas com imunidade baixa, devido a baixa defesa estão predispostas a infecção, principalmente a causada por vírus, bactérias e fungos incomuns. Essas pessoas podem também não responder bem ao tratamento.
Quais os sintomas da Pneumonia?
Os sintomas mais comuns da pneumonia são tosse, febre e dor torácica. Nos casos mais severos, pode haver falta de ar.
A tosse da pneumonia bacteriana costuma ter expectoração, catarro espesso. Pode ter mudança na coloração, podendo ser esverdeado e marrom. Na pneumonia viral (H1N1, H2N3, SARS-CoV-2) causa tosse mais seca. A febre costuma ser mais baixa no caso das pneumonias virais.
Nos idosos e crianças, os sintomas podem ser atípicos, podendo haver pneumonia sem febre. As vezes os únicos sintomas presentes pode ser uma mudança na respiração, perda de apetite e em idosos pode haver o aparecimento de confusão mental.
Outros sintomas que podem estar presentes são a dor torácica, mal-estar geral, fraqueza. Esses sintomas variam de acordo com a extensão de comprometimento dos pulmões
Como é feito diagnóstico?
O diagnóstico da pneumonia é essencialmente clínico. O médico vai conversar com o paciente (anamnese), fazer um exame físico para verificar alterações na ausculta pulmonar. Para confirmação diagnóstica alguns exames podem ser solicitados, que são exames de imagem, como de raio-x e tomografia de tórax.
Os exames laboratoriais podem ser necessários em casos de germes atípicos, casos graves, para pacientes que não respondam ao tratamento inicial ou que estejam internados em UTI e em caso de mais de uma infecção associada, como COVID-19 ou Influenza.
Como o tratamento é feito?
Se confirmada a infecção, inicia-se o tratamento dependendo da causa. Quando a causa é bacteriana, inicia-se antibióticos, conforme o patógeno mais provável no local de aquisição da doença, a presença de fatores de risco individuais e doenças associadas, relação custo-eficácia e fatores epidemiológicos, como viagens recentes e alergias.
Quando a causa é viral, pode ser iniciado o uso de antivirais e quando causada por fungos, utiliza-se antifúngicos. Em casos mais graves pode haver a necessidade de internação hospitalar para acompanhamento da evolução do quadro.
Tratamento de apoio a respiração é feito para auxilio na recuperação pulmonar. Ele ajuda na eliminação do excesso de muco e secreções dos pulmões.
Como previnir a doença?
Uma forma de diminuir os riscos da doença é pela eliminação dos fatores de riscos, principalmente para os indivíduos imunodeprimidos. Indica-se a cessação do tabagismo em pacientes fumantes e diminuição da exposição a produtos tóxico aos pulmões.
A vacinação também é uma forma importante de prevenção. As vacinas contra o pneumococo, COVID 19, influenza são indicadas.
Adaptado: Sociedade Brasileira de Pneumologia.