O Porto Organizado de Santana (AP),
administrado pela Companhia Docas de Santana, fechou o ano de 2023 com movimentação
recorde, a maior dos últimos 9 anos, com crescimento de 48,1% em relação ao ano de
2022.
Ao
todo, o porto movimentou 3,623 milhões de toneladas de cargas, sendo 2,627 milhões de
toneladas embarcadas e 996 mil toneladas desembarcadas.
O maior destaque entre as
cargas movimentadas foram os granéis sólidos, especialmente os de origem vegetal, que
incluem cargas como soja, milho, farelo de soja e cavaco de madeira (eucalipto), que
cresceram 49,7% em 2023 em relação a 2022, sendo responsáveis por 82,2% do total
movimentado no período.
Commodities
agrícolas ocupam lugar de destaque
Dentre os destaques para o
elevado crescimento registrado em 2023, estão as commodities agrícolas, milho, soja e
farelo de soja, que aumentaram sua movimentação em 77,6% em 2023, em relação a 2022. Um
total de 2,018 milhões de toneladas movimentadas, entre embarques e desembarques, contra
1,136 milhões de toneladas no ano anterior.
Cargas como milho e soja em grãos,
impulsionadas pela evolução das exportações de grãos pelos portos do Arco Amazônico,
registraram novos recordes históricos, superando a movimentação do ano anterior em
135,4% e 72,2%, respectivamente.
Movimentação
de Longo Curso
No ano de 2023, 71 navios atracaram no Porto de
Santana para embarque de cargas, movimentando um total de 2,627 milhões de toneladas,
registrando um crescimento de 42,2% em relação a 2022. As principais cargas exportadas
foram: cavaco de madeira (958.510 t), milho em grãos (514.303 t), soja em grãos (408.227
t), manganês (386.342 t), minério de ferro (194.646 t) e farelo de soja (111.820
t).
Navegação Interior
Em
2023, o Porto de Santana realizou 463 operações com barcaças para desembarque e
transbordo de cargas, movimentando um total de 995,801 mil toneladas, um crescimento de
66,3% em relação a 2022. As principais cargas recebidas foram: milho em grãos (489.689
t), soja em grãos (382.236 t) e farelo de soja (111.513 t).
Os dados históricos de
movimentação evidenciam, além da movimentação recorde, uma diversificação e mudança no
perfil de cargas movimentadas pelo Porto de Santana, que passa a consolidar operações
com granéis agrícolas, agregando-as às operações já consolidadas de cavaco de madeira,
garantindo ainda espaço para outras operações como de granéis minerais e carga
geral.