Os candidatos interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 de forma gratuita, já podem solicitar a isenção do valor da taxa de inscrição. O processo vai até o dia 26 de abril e deve ser realizado por meio da Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br.
No Amapá, dos 28 mil participantes inscritos no ano de 2023, cerca de 20 mil foram isentos da taxa. O cronograma completo, incluindo regras, pode ser acessado no edital disponível no portal do Inep.
Para os participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), a isenção da taxa de inscrição no Enem está garantida. O prazo também é válido para os candidatos que precisam justificar a ausência na edição de 2023, caso desejem participar no ano de 2024 gratuitamente.
Enem
O Enem, ao longo de mais de duas décadas, se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o exame como critério único ou complementar nos processos seletivos, além de servir como parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Com informações Ascom/Gea