1. Dia Nacional do Evangélico: Próxima 4ª feira, 30 de novembro, celebra-se no Brasil o Dia Nacional dos Evangélicos (Lei Federal nº 12.328/2010). No âmbito do Estado do Amapá, o assunto é previsto na Lei Estadual nº 827/2004, cujo projeto de lei foi de autoria da então Deputada Estadual Mira Rocha. Importante observar que, na época, a Deputada Mira era aluna do Professor Besaliel Rodrigues no Curso de Direito do CEAP. Assim, atendendo a sugestão de seu professor, a citada parlamentar apresentou o referido projeto que se transformou na Lei 827. Outro ponto a registrar é que algumas entidades e lideranças pastorais amapaenses se mobilizaram e foram a Brasília reivindicar que a tal data fosse transformada em feriado nacional por meio de lei federal. O Congresso Nacional aceitou, o projeto foi aprovado e sancionado em forma da Lei Federal acima citada. Hoje a data é celebrada em todos os municípios amapaenses por meio de eventos culturais promovidos pelas prefeituras e de cultos de ações de graças realizados pelas igrejas evangélicas de modo geral.
2. Suspense Nacional. Eleições 2022 sob suspeição: Cresce a cada dia o convencimento de que as eleições gerais brasileiras 2022 sofreram diversas irregularidades. Há anos que grupos de especialistas em tecnologia reivindicam a ampliação de ferramentas que alarguem o sistema de transparência, principalmente na apuração dos resultados. Por enquanto, o Tribunal Superior Eleitoral possui o monopólio do sistema de segurança. Outras entidades, incluindo as Forças Armadas, estão tendo apenas acesso parcial ao conhecimento do sistema. Isso tem gerado desconforto generalizado em meio às instituições republicanas brasileiras. Detalhe: Tais desconfortos estão começando a se misturar com interesses político-partidários, fator que está acirrando as discussões sobre o tema. Diante deste cenário, temos que aguardar mais um pouco por desfecho que seja plausível e republicanamente adequado ao assunto. O Brasil agradece!
3. O 8º presidente em Cem Anos: Aconteceu esta semana um fato inédito na historiografia eclesiástica do protestantismo amapaense. O Pastor Oton Alencar se autojubilou e transferiu a presidência da mais antiga e maior igreja evangélica do Estado, a Assembleia de Deus – A Pioneira, para o novo presidente, o Pastor Iaci Pelaes, que se tornou o 8º (oitavo) presidente da história dos 105 Anos de existência da referida organização religiosa. Os outros sete presidentes anteriores foram: 1º) João Alves – 1941; 2º) Flávio Monteiro – 1942; 3º) Deocleciano Cabralzinho de Assis – 1948; 4º) Vicente Rêgo Barros – 1954; 5º) Ananias Gomes da Silva – 1961; 6º) Otoniel Alves de Alencar – 1962; 7º) Oton Miranda de Alencar – 1994-2022. Outras informações constam nas Obras publicadas por Besaliel Rodrigues, a saber: a) História da Assembleia de Deus em Macapá. Macapá/AP: Gráfica Diniz, 2001, 85p.; b) O centenário da chegada dos evangélicos ao Amapá. Macapá/AP: Edições da Amazônia, 2017, 44p.; c) Comentarista. Revista da Escola Dominical do Centenário. Macapá/AP: Domestilar, 2017, 64p.; d) Coordenador. Bíblia do Centenário: Encarte histórico. Bauru/SP: SBB – Sociedade Bíblica do Brasil, 2017, 24p.
4. Presidente Emérito: A partir de agora, depois da jubilação, o Pastor Oton Alencar ficará ocupando o cargo de Presidente Emérito, tanto da Igreja Pioneira como da Convenção de Pastores UFIADAP. A posse do Pastor Oton neste cargo honorífico foi realizada na 12ª AGO da UFIADAP, pelo Pastor Besaliel Rodrigues, na época então Presidente da referida Convenção.
5. Pastor Oton indicará futuro 2º vice-presidente da Igreja: No Culto de sua jubilação, na noite de 20.11.2022, em seu discurso de despedida, o Pastor Oton Alencar desejou sucesso à gestão dos pastores Iaci Pelaes (novo presidente) e Rodrigo Lima Jr. (novo 1º vice-presidente) e informou a toda a igreja que indicará o próximo 2º vice-presidente. Não citou o nome, mas adiantou que o mesmo é professor e destacado ministrador da palavra de Deus.
6. SBB do Pará doa Bíblias para o Amapá: A Sociedade Bíblica do Brasil – Regional Norte – Sede Estado do Pará, por meio do líder Pastor Adriano Casanova, doou 400 (quatrocentos) exemplares da Bíblia de Estudo do Expositor, de Jimmy Swaggart, para a Convenção de Pastores UFIADAP – União Fraternal das Igrejas Assembleias de Deus do Estado do Amapá. A referida doação foi intermediada pelo Pastor Besaliel Rodrigues, 2º vice-presidente da citada Convenção e as bíblias foram distribuída no Culto de Jubilação do Pastor Oton Alencar e posse do Pastor Iaci Pelaes.
DESTAQUES DA SEMANA
1- A Lei Federal nº 12.328/2010 que criou o Dia Nacional do Evangélico teve inspiração amapaense.
2- A Sociedade Bíblica do Brasil presenteou a Igreja do Estado do Amapá com quatrocentas bíblias.
3- O Rev. Dr. Besaliel Rodrigues, 2º vice-presidente da UFIADAP visita Ministro André Mendonça.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Júlio César Sá de Oliveira. Foi novamente reconduzido pelo Presidente da República (Decreto Presidencial de 21/10/2022, publicado no Diário Oficial da União nº 202, de 24 de outubro de 2022, Seção 2, página 1) para o 2º (segundo) mandato como reitor da Universidade Federal do Amapá por mais 4 (quatro) anos (2022-2026). O Magnífico Reitor é amapaense, nascido na Maternidade Mãe Luzia. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e Doutorado em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professor Adjunto III da citada IFES. Tem experiência na área de Ecologia de ambientes aquáticos, com ênfase em Bioecologia, Avaliação de qualidade de água, Modelagem de ecossistemas (Ecopath), Modelagem de comunidades, análises uni e multivariadas de comunidades, limnologia e Avaliação de qualidade de água. Como gestor, tem se destacado em todo o país pela discrição no exercício do cargo público e habilidade conciliatória de conflitos interinstitucionais.
ESPECIAL
NEWS: 1. Assista e compartilhe o “Açaí com Notícias” no YouTube: Vídeos postados no YouTube e outras redes sociais, apresentados pelo Dr. Besaliel Rodrigues, por meio dos quais comenta as principais notícias publicadas nos jornais, revistas e redes sociais do Brasil sobre política, religião, economia, cultura etc. Contatos pelo Zap (96) 9110-5167; 2. Marketplace: A Editora Os Semeadores disponibiliza em suas plataformas digitais, a Obra literária do Dr. Besaliel, a “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”. Agora é só clicar https://www.ossemeadores.com.br/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-biblia e adquirir o seu exemplar; 3. E-book na Hotmart: A obra virtual em pdf “Revista do Centenário” está disponível na plataforma https://go.hotmart.com/J60306604I?dp=1. Confira! 4. Blog: Leia e compartilhe com todos o https://besalielrodrigues.blogspot.com/. Agora, tudo desta coluna estará lá também. Acesse e compartilhe; 5. Email: Poderá ser utilizado o [email protected]. Em breve outras ferramentas digitais serão disponibilizadas ao público eclesiástico, acadêmico e em geral, contendo a bibliografia do Dr. Besaliel.
REFLEXÃO
Tema: Tempos de transição e de bajulação – Romanos 16.18.
Em tempos de mudanças de lideranças, vários fenômenos acontecem, dentre os quais, a multiplicação e a explicitação de bajuladores, que são pessoas que buscar, nestes momentos, se dar bem ou melhorar suas posições administrativas e estratégicas no grupo. Assim, elas enchem a boca de lisonjas em favor do novo líder e de maledicências contra aqueles que pretende derrubar para ficar com o lugar dos mesmos.
Diz a Bíblia, em Rm 16.18: “Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos.”. Assim, deve-se ter bastante equilíbrio ao receber elogios nestes momentos de ascensão, pois, na maioria das vezes, a Bíblia diz que são falsos, mentirosos, que apenas possuem o intuito de agradar e enganar.
Então, líderes, nestas situações, devem ficar atentos, maduros e pedir discernimento a Deus para não serem ludibriados e nem levados a acreditar em mentiras e prejudicar terceiros.
FICA A DICA
Legislação para líderes eclesiásticos: Dica 056. Direitos fundamentais e a Bíblia: CF, art. 5º, inciso XXI – “as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente.”. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal – STF, sobre as igrejas e a substituição processual, diz: “O inciso LXX do art. 5º desta CF encerra o instituto da substituição processual, distanciando-se da hipótese do inciso XXI, no que surge no âmbito da representação. As entidades e pessoas jurídicas nele mencionadas atuam, em nome próprio, na defesa de interesses que se irradiam, encontrando-se no patrimônio de pessoas diversas. Descabe a exigência de demonstração do credenciamento. [RMS 21.514, rel. min. Marco Aurélio, j. 27-4-1993, 2ª T, DJ de 18-6-1993.]”.
Existem projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional prevendo ampliação desta legitimidade, inclusive para propositura de Ações Diretas de Inconstitucionalidades – ADINs. Ver mais em Piccinini, Taís Amorim de Andrade. Manual prático de direito eclesiástico, São Paulo: Editora Amar, 2015, p. 309 ss.