Funcionários de postos de combustíveis de Macapá e Santana receberam orientações com demonstrações práticas do teste de qualidade e quantidade de combustíveis. A programação faz parte da Semana do Consumidor, promovido pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon) em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), e ocorreu na quarta-feira, 11, e nesta quinta-feira, 12.
Segundo Lana Silva, chefe do núcleo de fiscalização do Procon, a capacitação é para que os frentistas entendam o processo de medição do combustível. O fiscal da ANP, Leônidas Vilhena, foi o responsável técnico pela orientação, que em Macapá aconteceu na sede da Associação Amapaense de Supermercados (Amaps) e no município de Santana no Superfácil.
“Após fiscalizações em postos, percebemos a necessidade de orientar colaboradores que não tinham informações adequadas quanto a obrigatoriedade de realização de testes apropriados dos combustíveis comercializados, quando o consumidor solicitava. Reclamações sobre a qualidade e a quantidade do produto são as maiores demandas do Procon hoje”, explica Lana Silva.
A programação segue até o dia 17 de março, quando acontecerá o lançamento do programa Empresa Amiga do Consumidor Amapaense, em alusão ao Dia Mundial Do Consumidor, comemorado no 15 deste mês.