A consulta ao lote residual da restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) de novembro de 2023 poderá ser feita nesta quinta-feira (23), a partir das 10h. De acordo com a Receita Federal, o crédito vai beneficiar 358.737 contribuintes, no valor total de R$ 762,906 milhões. Os pagamentos serão realizados na quinta-feira da semana seguinte, 30 de novembro.
Do total, R$ 524,8 milhões são destinados a pessoas dos grupos prioritários — 5.774 idosos com mais de 80 anos, 58.060 com idade entre 60 e 79 anos e 6.654 com algum tipo de deficiência, física ou mental, ou portadores de alguma moléstia grave.
Também estão na lista de prioridades 14.863 profissionais que se dedicam ao magistério e têm essa atividade como sua maior fonte de renda e 129.019 pessoas que não fazem parte desses grupos mas usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix. Foram contemplados ainda 144.367 contribuintes não prioritários.
Como consultar?
Para saber se a restituição está disponível, a pessoa deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu imposto de renda” e, em seguida, em “Consultar a restituição”. Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo do Fisco, disponível para Android e iOS.
Tanto no site quanto no app é possível verificar a situação da declaração, de modo simplificado ou completo, por meio do extrato de processamento, gerado no e-CAC. Caso o contribuinte identifique alguma pendência na declaração, ele pode fazer a retificação online, corrigindo os dados errados ou informados incorretamente.
Nesses canais, a Receita também disponibiliza outras orientações e serviços, como a previsão dos próximos lotes de restituição do IRPF e a situação do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Crédito
O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada na declaração de imposto de renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, o que é comum nos casos de contas que foram desativadas, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Se o contribuinte não resgatar sua restituição dentro desse prazo, será necessário fazer uma requisição pelo Portal e-CAC, da Receita Federal. Depois de acessar o site, no menu “Declarações e demonstrativos”, é só acessar o item “Meu imposto de renda” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com informações do R7