Os serviços de saneamento definidos pelas quatro vertentes podem ser assim detalhados:
-Distribuição de água potável, que, como o próprio nome diz, se encarrega de tratar e distribuir água potável de maneira segura para a população;
-Coleta e tratamento de esgoto, que tem como função destinar adequadamente os dejetos de esgoto produzidos nos lares, empresas, indústrias, etc;
-Drenagem urbana, responsável por impedir que ocorram alagamentos, inundações ou erosões em regiões urbanas;
-Coleta de resíduos sólidos, que trata de coletar e destinar corretamente o lixo produzido pela população.
Embora atualmente se use no Brasil o conceito de Saneamento Ambiental como sendo os 4 serviços citados acima, o mais comum é o saneamento seja visto como sendo os serviços de acesso à água potável, à coleta e ao tratamento dos esgotos.
De uma forma bem didática, diz-se que saneamento básico é poder conviver em harmonia com a natureza no qual que tem sido muito valorizado na atualidade e influencia até mesmo na economia dos países.
Compreendendo bem que o conceito de saneamento básico é o conjunto de medidas que visa a preservação ou modificação das condições do meio ambiente, é possível garantir uma qualidade de vida melhor para as pessoas, mais oportunidades do ponto de vista econômico e, principalmente, a promoção da saúde, uma vez que aumenta a salubridade das habitações e evita a proliferação de doenças e como efeito paralelo do saneamento básico, garante-se a preservação do meio ambiente.
Esse último ponto, o meio ambiente, vem sendo cada vez mais ressaltado, visto que o esgotamento sanitário adequado, a gestão dos resíduos sólidos urbanos e o manejo das águas pluviais urbanas contribuem para a preservação da natureza.
Mas como a falta de saneamento afeta o meio ambiente e a sociedade?
Propagação de doenças: Um dos mais relevantes impactos da falta de saneamento básico no meio ambiente e, por consequência, para a população, é a propagação de doenças, que poderiam ser evitadas com o oferecimento de melhores condições para a população. Você sabia que a diarreia causa anualmente, em todo o mundo, a morte de 361 mil crianças com menos de 5 anos? Só o acesso à coleta de esgoto e à água potável poderiam evitar 88% dessas mortes.
Enchentes e aquecimento global: Bons investimentos em saneamento básico também ajudam a evitar enchentes, especialmente em cidades que investem na manutenção preventiva dos sistemas e orientam a população sobre a correta utilização das galerias pluviais e das redes de esgoto.
Prejuízos para a economia: Existe uma relação direta do ponto de vista econômico com o saneamento básico, uma vez que, somente em 2015, o número de trabalhadores afastados foi de 6,4 milhões. Se 100% da população tivesse acesso à coleta de esgoto, haveria uma redução de 74,6 mil internações.
Poluição do meio ambiente: A degradação ambiental é um dos impactos mais visíveis que a falta de saneamento básico pode proporcionar. A poluição urbana continua em franco crescimento e a falta de destinação adequada para os resíduos segue gerando uma série de prejuízos aos grandes centros urbanos e para a natureza.
O saneamento básico também pode ter impactos positivos?
Melhores indicadores na educação: É bem possível que você nunca tenha parado para fazer essa relação, mas o fato é que níveis adequados de saneamento básico proporcionam melhores oportunidades e indicadores na educação da população geral. Não é difícil perceber o porquê, visto que crianças e adultos com uma saúde melhor podem se dedicar aos estudos com mais facilidade.
Valorização Imobiliária: Outro ponto que poucas pessoas pensam, mas que pode ser um impacto positivo do saneamento básico, é que um bom atendimento desse serviço tende a valorizar bastante a região. E essa realidade, em um país que tem preços altos nesse segmento, pode ser um excelente fomento à economia da região. Imóveis ligado à rede de distribuição de água e à coleta de esgoto, por exemplo, tem o seu valor aumentado em 16,4%.
Enfim vale a pena ou não investir no meio ambiente através da qualidade de vida da população por meio do saneamento básico? [email protected]