Passamos pelo outubro rosa e estamos no novembro azul, meses alusivos aos cânceres que mais causam mortes em mulheres e homens no mundo inteiro. As campanhas existem porque o número de mortes por estas doenças podem ser diminuído muito com a adoção de medidas preventivas, que dependem de duas coisas fundamentais, mudanças de estilo de vida e exames, que farão a prevenção e mais frequentemente o diagnóstico precoce, onde as chances de cura ultrapassam os 90%. Além de câncer temos várias outras doenças que podemos evitar ou diminuir a gravidade, com reflexo no aumento do tempo e qualidade de vida.
Então temos duas formas de prevenção a PRIMÁRIA que realmente faz com que tenhamos menos casos de doenças e a SECUNDÁRIA que descobre no início. Para diminuirmos nossa chance de desenvolver um destes cânceres e também outros tipos (como intestino, estômago, bexiga, colo uterino etc.) além doenças (cardiovasculares e diabetes, demência etc.) é necessário instituir um estilo de vida que conduza por este caminho. O que precisa ser feito? Todos sabemos que exercício são salutares, é indicado pelo menos trinta minutos de exercícios diários cinco vezes por semana, pode ser caminhada. Estudos recentes demonstram que se fizermos caminhadas diárias de 7 mil passos podemos reduzir em até 50% a chance de morte prematura (antes dos 70 anos). Quanto associamos com atividade de musculação pelo menos 3 vezes na semana temos efeitos mais poderosos contra várias doenças. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) já mostrou através de dados que a atividade física permite o equilíbrio dos níveis de hormônios, diminui o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal. Com isso, alguns tipos de câncer podem ser evitados como o de intestino, endométrio e mama. Lembrando sempre que antes de iniciar um programa de atividade física deve-se fazer avaliação médica e a atividade ser orientada por um preparador físico.
O benefício para saúde é muito maior quando associando a uma alimentação saudável, e o que é uma alimentação saudável. Tudo o que for menos industrializado, tudo o que for mais orgânico, em resumo, mais feira e menos produto processado. Não entendo que temos que utilizar tantos suplementos como muitos estão utilizando, e sim, alimentos de verdade (feijão, arroz, macarrão, mandioca, frutas, legumes, sementes, verduras etc.) nosso organismo retira dos alimentos todos os nutrientes necessários e na quantidade correta para nossa saúde, basta oferecermos para ele em forma de alimentação. A orientação de profissional da nutrição é fundamental para evitar erros. Lutar contra a obesidade é muito importante para a boa saúde, pois obesidade é doença que deve ser tratada por equipe especializada e causa inúmeras doenças. Vacinação também é muito importante pois vacina como a do HPV tem um grande potencial de evitar cânceres causado por este vírus, além de outros tipos de doenças que as vacinas evitam.
Prevenção SECUNDÁRIA é o que podemos fazer para descobrir precocemente doenças, nem todas são possíveis de serem descobertas precocemente, mas algumas como no caso câncer de colo uterino podemos descobrir alterações antes de serem câncer através o exame de citologia, mamografia de rotina para as mulheres a partir dos 40 anos, exames de próstata para homens a partir dos 45 anos com histórico familiar e a partir dos 50 anos para todos. Exames de sangue oculto nas fezes para todos homens e mulheres a partir dos 45 anos e se der positivo deverá ser feito o exame de colonoscopia, pois o câncer de cólon retal é o terceiro em frequência.
Não esquecer de fazer avaliação cardiológica, pois a maior causa de morte no mundo por doenças é cardiovascular. Pessoas com fatores de risco (obesidade, hipertensão, diabetes, histórico familiar) devem iniciar precocemente o acompanhamento, aqueles sem fatores de risco, homens a partir dos 45 anos e mulheres a partir da menopausa dever fazer exames anuais.
Nas consultas anuais são avaliados os níveis de glicose, colesterol, triglicerídeos entre outros exames que poderão demonstrar precocemente (antes de termos sintomas) que algo não vai bem e assim tratarmos com possibilidade de cura ou controle.
Para tudo isso é preciso estarmos bem emocional e espiritualmente, cuidarmos da nossa mente, buscando atividades que nos tragam conforto e paz interior, convivendo com tudo o que nos cerca, natureza, animais, e principalmente as pessoas, da melhor maneira possível. Manter e exercitar nossa fé honrando a Deus e pedindo força para nos manter no caminho correto, praticar o bem e dizer não para tudo o que pode nos fazer mal para o corpo e para o espírito.