Segundo dados da Ebit/Nielsen, a primeira edição da Semana do Brasil aconteceu em 2019 e gerou descontos de até 80% nas mais diversas categorias de produtos e serviços. Como resultado, o comércio obteve aproximadamente 41% em relação às vendas nessa mesma época no ano anterior.
Desta feita a edição da “Semana Brasil 2021” do governo federal acontece entre os dias 3 e 13 de setembro e uniu diversas empresas de comércio e de varejo do país para celebrar, juntamente com a população, a nossa pátria e a retomada do crescimento da economia, conforme noticiado no sitio do governo federal.
Este site indique que “com base no impacto das últimas duas edições do evento, a que se inicia nesta sexta-feira (03/09) pode ser ainda mais relevante, pois acontece em um momento de recuperação do crescimento do país. As ofertas especiais oferecidas durante o período do evento deverão contribuir para a retomada da economia. A expectativa do Governo Federal é que o evento apresente melhores resultados em relação aos anos anteriores.”
O ministério das comunicações explica que: “a Semana Brasil é baseada em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade. Um dos objetivos da campanha é celebrar a Independência do Brasil, realçando o sentimento de patriotismo e estimulando um maior aquecimento da economia, por meio de promoções e ofertas no comércio.”
Como objetivo desta política pública “a Semana Brasil” pretende engajar, novamente, todos os setores econômicos. O varejo, por exemplo, se uniu por meio de suas entidades para amplificar o alcance do evento, dando condições para que pequenas e médias empresas também possam participar e se beneficiar dos possíveis resultados.
O tema deste ano é: “Vamos em frente com cuidado e confiança”, em parceria com a IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo, ACSP – Associação Comercial de São Paulo e com o apoio de diversas entidades, unindo todos os setores econômicos e concorrentes, com o objetivo de levar vantagens reais aos consumidores para estimular o consumo, bem como gerar riquezas e empregos.
Não existe uma lista de regras para participar da Semana do Brasil, basta o vendedor planejar os descontos e as estratégias que usará para divulgar essas promoções. Para você efetivar compras você pode procurar no seu buscador por “semana do Brasil”, ou até mesmo visitar alguns sites ou aplicativos, mas verifique antes a confiabilidade do mesmo.
Agora vão algumas dicas para você consumidor/leitor da minha coluna aproveitar melhor essa semana de descontos, tudo com base no site da ZOOM.
Como sempre, a primeira dica é Pesquisar os produtos que você gosta, além de buscar detalhes sobre a Semana do Brasil é o primeiro passo para aproveitar melhor as promoções. Buscar informações sobre a data e as categorias com maiores descontos é a melhor maneira para não agir por impulso, e acabar comprometendo um orçamento que não estava nos planos.
Outra dica é saber os horários e o tempo de duração da Semana do Brasil ajuda a achar os melhores preços.
Faça uma lista de compras para não se perder entre os anúncios, pois evita perder as promoções das compras que serão feitas. Segundo o site ZOOM: “muitos produtos que já temos em casa podem ser anunciados com descontos, e por isso é fundamental ter uma lista de compras para não se perder entre tantas promoções. Dessa forma será ainda mais fácil achar as promoções relevantes para você, já que o risco daquele produto desejado se esgotar em minutos.”
Um dica que pode gerar mais desconto é a forma de pagamento, além disso saiba quais são as opções e formas de pagamento, pois torna o processo da compra mais rápido e assertivo.
O site Zoom informa que: saber escolher a melhor forma de pagamento pode facilitar na hora de comprar um produto com uma promoção mais limitada. Muitos produtos apresentam valores diferentes dependendo do tipo de pagamento. Pagamentos à vista costumam dar mais descontos que os parcelados, por exemplo, os quais cobram taxa de juros dependendo da quantidade de parcelas. Outro exemplo é o pagamento via boleto bancário, que geralmente dispõe de um número menor de parcelamento – quando permitido.
Outra dica é: faça buscas nas lojas confiáveis e fique ligado nas SUPERLOJAS! Para evitar fraudes de cartão de créditos e roubo de dados, é importante selecionar lojas confiáveis para realizar as compras durante a Semana do Brasil 2020. Por isso, verifique sempre se o site tem dados blindados, ou seja, fique atento ao desenho de um cadeado que aparece no canto esquerdo do local onde você digita o nome do site, e verifique se o endereço começa com https://. Evite comprar em computadores de terceiros ou de acesso público, e não acredite em ofertas que sejam extremamente discrepantes do preço médio praticado pelo mercado. Por fim, procure, também, o nome da loja em sites de reclamações ou até mesmo em órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon, SERASA e Reclame Aqui.
E você leitor, vai aproveitar a semana Brasil? Pois bem, caso você queira saber mais sobre esse e outros assunto ligados ao direito visite o meu site: www.emdireito.com.br e assine a nossa newsletter, pode, também, se preferir, deixar o seu comentário nas minhas redes sociais no YouTube, Instagram e no Facebook (@andrelobatoemdireito).
Até domingo que vem!