A senadora Teresa Leitão, do PT, que estava no voo presidencial que apresentou uma falha na volta do México relatou à CBN momentos de tensão na aeronave, mas sem desespero nem pânico entre os passageiros. Ela contou que logo após a decolagem, nos primeiros 15 minutos, houve um barulho seguido de uma trepidação da aeronave. De acordo com a senadora, o próprio presidente Lula foi até a cabine para saber o que estava acontecendo. Ele e os demais passageiros foram informados sobre o problema na turbina e que seria necessário retornar ao Aeroporto da Cidade do México
Teresa Leitão disse que os passageiros eram atualizados das condições pelo comandante do voo. Entre as informações repassadas, o coronel aviador relatou que a aeronave teria de sobrevoar a região por cerca de 4h30 para gastar combustível e garantir uma aterrissagem segura.
Durante o voo, o presidente tentou usar o telefone que fica na poltrona presidencial, mas não conseguiu. Segundo a senadora, isso foi motivo de insatisfação por parte de Lula. O avião presidencial havia passado por uma revisão. Mas, segundo a senadora, Lula informou que tomaria novas providências, sem detalhar as medidas.
“Num primeiro momento ele (Lula) voltou (da cabine de comando) com a informação (do impacto na turbina) e, depois, ficou sempre se alimentando de informações com o piloto. Ele ficou calmo, mas muito preocupado conosco, porque o avião estava cheio, estava toda a equipe dele, tínhamos nós, os convidados. E a aeronave tinha vindo de uma revisão. Por isso ele disse que isso não podia acontecer, mas não ficou em pânico. Só que realmente o presidente verbalizou que isso não poderia ter acontecido e, no final, ele chegou junto da gente, pediu desculpas, e falou que vai ter que tomar as providências necessárias. Ele coordenou o processo”, afirmou.
A primeira-dama, Janja, chegou a cogitar que a equipe passasse a noite na Cidade do México e só retornasse na manhã desta quarta-feira, mas Lula tomou a decisão de voltar ainda na noite de terça-feira. O avião pousou de volta ao Brasil nesta manhã, as 10h12. Em meio ao contexto da falha no voo presidencial e também diante da repatriação de brasileiros no Líbano, o ministro da Defesa, José Múcio, antecipou o retorno das férias. Ele tirou 5 dias de descanso, nesta semana, e viajou para os Estados Unidos. Mas na terça-feira Múcio comprou uma passagem de volta. Ele retorna a Brasília na manhã de quinta-feira.
Com informações de CBN