O Governo do Amapá é um dos principais parceiros das comemorações dos 74 anos de criação do município de Oiapoque. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) cedeu 48 barracas, 3 tendas, caminhão baú para o transporte de peças artesanais e apoio logístico para o evento, que ocorre até 26 de maio, na Praça Ecildo Crecêncio.
Na área da praça foi montada uma estrutura de tendas de 6mx6m e barracas 3mx3m para abrigar a Feira de Artesanato e Empreendedorismo e outros serviços. A feira está inserida no calendário anual da Sete, que, pelo segundo ano consecutivo, participa do evento com as tendas e barracas adquiridas com recursos da Agência de Fomento do Amapá (Afap), através do Fundo de Apoio ao Microempreendedor e ao Desenvolvimento do Artesanato do Amapá (Fundmicro). “O objetivo do Estado é fomentar a economia e criar oportunidades de emprego e renda aos empreendedores individuais, artesãos, microempreendedores e outros segmentos que atuam em Oiapoque”, afirmou a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Marcella Chesca.
A Feira de Artesanato e Empreendedorismo de Oiapoque conta com a participação de artesãos de Macapá, ligados a duas associações de artesanato. Durante o evento, eles ocuparão 13 barracas e duas tendas. As peças e equipamentos foram transportadas da capital até o município pelo caminhão baú do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Entrega de carteiras
Com parte da programação de aniversário de Oiapoque, a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo e a Secretaria Municipal de Cultura de Oiapoque (Semuc) farão a entrega das carteiras nacional e estadual de artesão. São 55 beneficiados. Deste total, 40 trabalhadores manuais e 15 artesãos, sendo 5 indígenas.