Devido o mês do setembro amarelo, estamos falando durante todo esse mês sobre as doenças que mais afetam a mente. Elas são inúmeras e nos dias atuais estão cada vez mais prevalentes.
Hoje vamos falar um pouco mais sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada-TAG. Doença que trás impactos importantes na vida dos pacientes acometidos e que podem comprometer suas atividades.
A TAG é uma doença ou um sintoma?
A ansiedade é um sentimento que é comum e natural em todos os seres humanos, que tem suas vantagens, como preparar o indivíduo para situações de risco. Porém quando esse sentimento passa a ser excessivo e atrapalhar a vida da pessoa, passa a ser um transtorno.
O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada?
Esse transtorno é caracterizado por uma ansiedade excessiva com atividades do dia. O indivíduo apresenta medo e preocupação com situações que podem acontecer e as repercussões delas. Essa preocupação causa uma ansiedade intensa que pode desencadear até sintomas a nível sistêmico.
Quais os sintomas mais comuns e de alerta pra doença?
Pessoas que tem a TAG referem ter preocupações, tensões e medos exagerados. Há sempre o medo de que algo ruim posso acontecer com eles ou com seus familiares (doenças, acidentes). Ao longo do transtorno as preocupações podem ir mudando de foco.
Há o sentimento constante de falta de controle sobre pensamentos, imagens a até atitudes. De tal forma que situações pequenas podem se tornar grandes na mente de uma pessoa com o transtorno.
Esses pacientes desenvolvem tensão muscular, suores intensos, devido a excessiva preocupação e angústia que os acompanham. Podem ter dores pelo corpo, dor no peito, enjoo e até vômitos. Alguns referem até coceiras na pele e formigamento associados.
Os pacientes com TAG podem desenvolver dificuldade no sono e prejuízos até na alimentação. Por vezes apresentam perda de memória, irritabilidade e inquietação.
Como se chega ao diagnóstico de TAG?
O diagnóstico é feito com base na história clínica do paciente. Os sintomas da TAG devem estar presentes na vida do doente por pelo menos 6 meses e causar prejuízos a rotina pessoal, relacionamento social, de trabalho e familiar.
Esse diagnóstico é feito por profissional capacitado como o psiquiatra e psicólogo, a partir de uma avaliação minuciosa dos sintomas.
Pessoas que tem o Transtorno de Ansiedade Generalizada podem ter outros transtornos associados?
Sim. Em cerca de 25% dos casos, a doença pode vir associada a outros transtornos e doenças psiquiátricas. Exemplos de outros transtornos que podem vir juntos são a depressão, o TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e transtorno de pânico.
A TAG tem tratamento?
O tratamento é feito através da combinação da psicoterapia com o tratamento medicamentoso. Na psicoterapia geralmente se segue com a terapia cognitivo comportamental. E na terapia medicamentosa podem ser usados diversas classes de medicações, sempre avaliadas e indicadas pelo médico psiquiatra.
Como posso previnir o desenvolvimento de um transtorno de ansiedade?
É muito importante mudanças no estilo de vida, com a adesão a prática de exercícios físicos diários, associado a uma alimentação saudável e equilibrada.
Deve-se ainda ter atenção com a qualidade do sono. A implementação a atividades de lazer contribui também com a diminuição das chances de desenvolver um transtorno de ansiedade.
Adaptado: Ministério da Saúde.