Moradores de todas as idades do Distrito de Carapanatuba, dirigiam-se à Unidade Básica de Saúde Fluvial nesta sexta-feira (26), para participarem do mutirão de saúde realizado pela Prefeitura de Macapá. Ao longo de dois dias, mais de 800 pessoas receberam atendimento médico, fizeram coleta de material para exame, atualizaram a caderneta vacinal, entre outros serviços.
Seu Manoel Trindade, de 56 anos e morador da comunidade vizinha Rio Fugido Grande, foi um dos primeiros a buscar atendimento. Ele compartilha que participa regularmente das iniciativas de saúde, visto que considera essas ocasiões como uma oportunidade para cuidar de si e realizar um check-up.
“Esta iniciativa é importante para a comunidade, porque é algo que não tínhamos anteriormente. Com esse programa, recebemos um bom atendimento, somos acolhidos e assistidos com eficiência. Aproveitei a oportunidade para receber a vacinação, realizar exames e ainda passei pela primeira vez com o dentista”, disse.
Também foram ofertados atendimento pediátrico, clínico geral, atendimento psicológico e odontológico, até orientação nutricional, coleta de Papanicolau (PCCU) e realização de exames laboratoriais. A iniciativa incluiu ainda vacinação, suplementação de vitamina A, avaliação antropométrica para as famílias cadastradas no Bolsa Família, além de dispensação de medicamentos e testes rápidos.
Entre os pacientes atendidos, em sua maioria, eram mulheres, incluindo gestantes, e o público infantil. A secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, que também é pediatra, atendeu mais de 50 crianças da região.
“O objetivo é transformar essas iniciativas em práticas regulares, para assegurar que aqueles que residem distantes da capital acessem os serviços de forma ágil. Destaco a relevância dos cuidados desde a infância para as futuras gerações crescerem como indivíduos mais saudáveis”, afirma.