Morreu esta semana o pastor sul-coreano David Yonggi Cho, fundador da maior igreja evangélica do Mundo, símbolo do crescimento do Cristianismo na Coréia do Sul, no pós-guerra, aos 85 anos. O homem que ensinou a prática da oração à igreja de Jesus no mundo, voltou para casa.
De acordo com o site gospelprime, Cho, um pastor emérito da Igreja Yoido do Evangelho Pleno de Seul, morreu em um hospital de Seul, onde havia sido tratado desde que desmaiou devido a uma hemorragia cerebral em julho de 2020, disse a igreja.
“Ele transmitiu o evangelho de esperança ao povo coreano que caiu em desespero após a Guerra da Coréia”, disse a Igreja em um comunicado. “Ele foi fundamental para o crescimento da igreja coreana, particularmente desenvolvendo a Igreja do Evangelho Pleno de Yoido como a maior igreja do mundo.”
Mais conhecido como David Yonggi Cho ou Paul Yonggi Cho no exterior, o falecido pastor iniciou sua igreja em Seul com cinco fiéis em 1958, quando a Coréia do Sul ainda lutava para se reconstruir das cinzas da Guerra da Coréia de 1950-53.
A igreja chegou a ter mais de um milhão de membros na Capital Seul. Em 1993, a igreja tinha mais de 700.000 membros, tornando-a a maior congregação do mundo de acordo com o Guinness World Records. Oficiais da Igreja disseram que seu número de membros diminuiu para cerca de 600.000 e que eles não podem confirmar se sua igreja continua sendo a maior do mundo.
De acordo com pastores brasileiros, “David, ou Paul Yonggi Cho, como é conhecido no ocidente, influenciou toda uma geração no Planeta, com uma vida de oração e devoção a Cristo. Fundou a maior igreja do mundo, a Assembleia de Deus de Yoido, na Coreia do Sul. Influenciou na criação da igreja em células. O templo da igreja de Yoido, em Seul, é o maior do mundo. Yonggi esteve no Brasil em 1989, no Maracanãzinco e no Pacaembu. Foi um dos líderes da igreja deste século. Deixa uma grande multidão de discípulos. Que Deus o receba em seus braços”.
O Pastor Yonggi Cho ensinou a todos a viverem na “quarta dimensão!”, modo estratégico de oração ensinado Poe ele com maestria.
Em inglês, sua igreja era conhecida como “Yoido Full Gospel Church”. Ele era palestrante conhecido mundialmente. Escreveu vários livros, entre eles “A quarta dimensão”, “Viva na quarta dimensão”, “O Espírito Santo, meu companheiro” e “Fé que move montanhas”.
Sobre a Assembleia de Deus sul-coreana, a Wikipédia diz que “A Igreja foi fundada por pastores David Yonggi Cho e Choi Ja-shil, em 15 de maio de 1958. Naquele dia, ocorreu uma primeira reunião na casa de Choi Ja-shil. Além dos dois pastores, apenas três filhas de Choi Ja-Shil e uma mulher idosa, que haviam escapado da chuva, assistiram ao primeiro culto. Os dois pastores iniciaram uma campanha de porta em porta, prestando assistência humanitária e espiritual aos pobres, orando pelos doentes. Em alguns meses, a igreja havia crescido para 50 membros, muitos para o salão Choi Ja-shil. As reuniões foram, portanto, transferidas para uma tenda montada em seu quintal. As tendas sempre ficam pequenas demais. A igreja tinha 3.000 pessoas em 1964. Em 1973, a igreja inaugurou um edifício com um auditório com 12.000 assentos. Em 2008, Young Hoon Lee se torna Pastor Sênior.”.
Também, diz a Wikipédia que a “Guerra da Coreia foi um conflito que aconteceu entre 1950 e 1953 entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul e iniciou-se quando as tropas norte-coreanas ultrapassaram a fronteira que separa as Coreias, dando início à invasão da Coreia do Sul. Essa guerra foi uma das primeiras manifestações da bipolarização que caracterizou o mundo no período da Guerra Fria.
Ao longo de seus anos de duração, a Guerra da Coreia foi responsável pela morte de mais de 2,5 milhões de pessoas e contou com a participação de tropas norte e sul-coreanas, tropas chinesas, americanas e uma modesta participação de soldados soviéticos. O final da guerra trouxe poucas mudanças de fronteira e manteve a divisão e a rivalidade das Coreias acesa por bastante tempo. Cabe o destaque que, apesar da forte rivalidade, houve recentemente gestos de aproximação realizados pelos dois governos”. Amém!
DESTAQUES DA SEMANA
1- David/Paul Yonggi Cho entra para a história como um dos principais pastores do Planeta Terra.
2- A Coréia do Sul, e o continente asiático, estão de luto pela morte do Pastor David/Paul Yonggi Cho.
3- “A 4ª Dimensão”, de autoria de David/Paul Yonggi Cho, sua principal Obra, lida no mundo todo.
LIDERANÇAS
Sugestão de leitura: RODRIGUES, Besaliel. Constituição Federal comentada à luz da Bíblia, Brasília: Seven Editora, 2019, 280 p. Na semana do aniversário do Autor, divulgamos sua Obra, que trata de temas como o Estado laico, a liberdade religiosa, direito previdenciário, tributário (imunidades e isenções), prerrogativas constitucionais dos ministros do Evangelho e muito mais.
Além das citações bíblicas, o autor ainda destaca: 1- legislações federais, estaduais e municipais que abordam temas eclesiásticos; 2- Normas internacionais voltadas a temas cristãos de direitos humanos; 3- O entendimento do STF e de outros tribunais sobre assuntos eclesiásticos; 4- Menções a projetos de lei sobre temas religiosos que tramitam no Congresso Nacional; 5- Citações doutrinárias e bibliográficas referentes a temas religiosos; 6- Referências a abordagens jornalísticas que registraram fatos sobre o assunto; 7- Indicações de sites e demais meios virtuais onde o tema poderá ser aprofundado; 8- Informações diversas de utilidade pública, voltadas para a atuação das organizações religiosas. Parabéns!
ESPECIAL
NEWS: 1- Besaliel Rodrigues troca de idade: A data foi no último dia 17.09, mas a celebração será quando da realização da 12ª AGO-UFIADAP, em novembro/2021; 2- Eventos da Convenção UFIADAP: Vem aí a EBO-UFIADAP – Escola Bíblica de Obreiros, em outubro/2021 e a 12ª Assembleia Geral da Convenção Estadual UFIADAP, em novembro/2021; 3- Eventos Nacionais: A 4ª AGC – Assembleia Geral Convencional Anual da CADB – A Convenção da Assembleia de Deus no Brasil acontecerá em Manaus – Amazonas, conjugada com a AGO – Assembleia Geral Ordinária Anual da CEADAM – Convenção Estadual da Assembleia de Deus Amazonense, no período de 27 a 30.10.2021. Serão dois dos maiores eventos eclesiásticos do país; 4- Missão “Mãos Que Ajudam”: O Projeto Social “Mãos Que Ajudam”. Ajude-os a ajudar pessoas carentes: deficientes físicos, órfãos, viúvas e necessitados. Faça contato pelo cel./zap: (96) 99139-7388 e 99135-5661; 5- Mês de Jejum e Oração pelo Brasil: Em todo o Brasil, no mês de setembro, quando todas as lideranças e igrejas evangélicas do Estado do Amapá estarão intercedendo a Deus em favor de nossa Pátria. Amém!
ESTUDOS BIBLICOS
Tema: Gratidão a Deus – Salmo 103.1-14: Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos. Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel. Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades. Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.
FIQUE LIGADO
Setembro Amarelo. Como surgiu? A campanha surgiu em 1994, nos Estados Unidos, onde um adolescente de apenas 17 anos, cometeu suicídio, quando se encontrava com problemas psicológicos. A família e os amigos do rapaz não perceberam seus problemas, razão pela qual não conseguiram salvá-lo. Antes de sua morte, o adolescente restaurou um Mustang 68, pintou o automóvel de amarelo. Durante o velório, pessoas próximas montaram uma cesta com muitos cartões e fitas amarelas e uma com a frase: “se precisar peça ajuda”. Essa história foi o ponto de partida da campanha. O laço amarelo acabou se transformando no símbolo da preservação e luta contra o suicídio.
No Brasil, o Setembro Amarelo foi adotado oficialmente em 2015, em parcerias firmadas entre entidades como: Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Brasileira de Psicologia (ABP), dentre outros, todos juntos pela vida e contribuindo pela redução de mortes por suicídio. Fonte: Psicólogo Josiel Ferreira – CRP10/06994.