Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Colunista > Marcos Reátegui > Marcos Reategui
ColunistaMarcos Reátegui

Marcos Reategui

Marcos Reátegui
Ultima atualização: 29 de maio de 2021 às 17:00
Por Marcos Reátegui 4 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

SOCIEDADE AMEDRONTADA. NO BRASIL DO PCC E DO COMANDO VERMELHO, MAIS DE 30 FACÇÕES ARTICULAM O CRIME ORGANIZADO. O AMAPÁ SENTIU A AÇÃO DE MEMBROS DESSAS FACÇÕES NA DISPUTA QUE GEROU 17 ÓBITOS EM UMA NOITE.
Conheça mais sobre o trabalho que desenvolvi, como parlamentar, na página /DepMarcosReategui do facebook. Contribuições e questionamentos serão recebidos através do e-mail [email protected]

•    Para entender as mortes que, em um único dia, geraram perplexidade e medo nos amapaenses é preciso conhecer um pouco sobre os milicianos que fazem parte de facções que se espalharam pelos estados brasileiros a partir de Rio de Janeiro e São Paulo, principalmente.  

•    Embora citados nos noticiários como risco à democracia brasileira, por seu poder e influência política, milicianos são minoria nos presídios federais. Entre os poucos milicianos presos, predominam membros do Primeiro Comando da Capital, Comando Vermelho e Família do Norte. Mas, à sombra desses grupos maiores –  muitas vezes fazendo alianças com eles –   surgiram grupos como Bonde dos Cachorros,  Amigos do Estado, Sindicato RN e Cerol Fino, que compõem um universo de cerca de 40 facções criminosas que navegam o complexo cenário do tráfico de drogas e roubos em seus estados.

•    Esses grupos disputam dentro dos presídios e nas periferias do país seu quinhão no bilionário negócio da venda da cocaína, maconha e crack, além de roubo, dentre outros, de cargas e bancos. Tratei desse tema em entrevista à Rede Globo. Assista no link  https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=949588478532081&id=481471095343824&sfnsn=mo&extid=HkDI0r2OPrl5Qfrv

•    Para responder essas ações criminosas, o Estado construiu cinco unidades de segurança máxima espalhadas pelo país – totalizando cerca de 800 vagas – para abrigar milicianos dessas facções. Essas penitenciárias abrigam apenas os detentos considerados mais perigosos, aqueles com potencial para desestabilizar as unidades administradas pelos governos estaduais, ou aqueles que continuaram a dar as cartas no mundo do crime mesmo atrás das grades. Dentre eles, encontram-se os famosos Fernandinho Beira-Mar(CV), Nem da Rocinha (Amigo dos Amigos), Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola (PCC) e José Roberto Fernandes Barbosa, vulgo Zé da Compensa (FDN) e irmãos Gerônimo e Natalino, fundadores da milícia Liga da Justiça. Estes últimos, que foram policiais civis, não mais se encontram presos.

•    Em uma entrevista ao El País, Nem da Rocinha disparou: “Você acha que os políticos não sabem como resolver o problema da violência?”. Em seguida, responde à própria pergunta. “O problema é que eles sabem que não serão reeleitos se fizerem isso. Sabem que isso exige um investimento em educação e políticas sociais que não têm retorno na urna, no curto prazo, mas que é algo para o médio prazo, para daqui a dez ou 15 anos. A preocupação maior é o mandato, não é resolver nada”. Essa declaração, que diz muito sobre o problema das facções, pode ser acessada no  https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/13/politica/1520947959_760179.html

•    A declaração de Nem da Rocinha é combustível para reacender a polêmica sobre a troca de voto por dinheiro, materiais e cargos públicos, ofertados por políticos que tem interesse em manter o eleitor em situação de extrema pobreza e residindo em áreas dominadas por facções. Nesse contexto, constata-se que a manutenção da miséria é do interesse desses políticos e será mantida enquanto não houver a conscientização das pessoas que vivem o círculo vicioso da venda do voto, a qual gera má gestão e corrupção, as quais por sua vez dão origem à miséria do eleitor.

•    Sair desse círculo vicioso – no qual o voto vendido é a autorização para o comprador manter na miséria quem vende – depende do agir de cada um de nós, porque a conscientização inicia em casa, passa pelos parentes e precisa chegar nos amigos. Deve ser executada com empatia, respeito e muita resiliência, pois a maioria não aceita a ideia óbvia de que as pessoas são diferentes, razão pela qual nem todo político é igual; são iguais apenas aqueles que tentam comprar o seu voto.

•    Contudo, a compreensão de que a governança está nas mãos de eleitos – que podem ser mudados através do voto a cada 4 ou 8 anos (senadores) – está gerando o despertar da população. Essa percepção aliada ao sofrimento decorrente da dor física e psicológica, causada pela falta de oportunidades de trabalho, por doenças e pela morte de parentes e amigos, em função da Má Gestão e Corrupção dos maus eleitos, estão gerando revolta e evidenciando que a política atual não é mais suportável. Os Sans-culottes do Amapá irão derrubar o Setentrião e adjacências…através do voto. É questão de tempo! Eu não pagaria para ver!

Você pode gostar também

Claudio Humberto

O novo Papa – Leão XIV

AVE PAPA LEÃO!

Coluna Tribuna Cristã nº 846 – 18.05.2025

Restaurando uma bacia quebrada sem cirurgia – o caso da dona Maria e o quiroprata!

Marcos Reátegui 29 de maio de 2021 29 de maio de 2021
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior A importância e a necessidade de implantação da odontologia nas redes hospitalares
Próximo artigo MOTOQUEIROS DO APOCALIPSE

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Mãe do filho de Jô cobra pensão do atacante e o detona: “Não é digno”
Fofocas e Famosos
Major suspeito de acobertar Tuta, chefão do PCC, é preso na Bolívia
Internacional
Trump ameaça taxar Apple em 25% se Iphones não forem feitos nos EUA
Internacional
Crianças de 4 anos acima do peso têm mais risco de obesidade após os 9
Bem Estar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?