O processo seletivo para novos acadêmicos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) registra mais de 3 mil pessoas inscritas para a primeira turma de Direito ofertada pela instituição, sendo o curso mais concorrido do estado. São cerca de 60 candidatos por vaga, superando o número de inscritos no curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que registra, aproximadamente, 23 pessoas na disputa por uma vaga.
Ao todo, o processo seletivo da Ueap ofertou 700 vagas distribuídas entre 18 cursos de graduação. Foram contabilizadas 7,3 mil inscrições, maior número dos últimos cinco anos. De acordo com a reitora da instituição, Kátia Paulino, o alcance se deve, em grande parte, pela novidade que são as 50 vagas para o curso de Direito.
O processo seletivo 2024 aceitou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das provas de 2022 e 2023. O candidato também teve a opção de escolher entre os cursos do campus I, em Macapá, e do campus Território dos Lagos, localizado no município de Amapá. O início das aulas está previsto para o dia 15 de abril.