COLECIONADOR PRESO
Agentes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) deflagraram uma operação para combater o desvio de armas e munições para o crime organizado em bairros das zonas norte e oeste do Rio de Janeiro. O alvo da ação foi Renan Pinheiro, preso em flagrante, em casa no bairro de Sampaio. Ele tem licença de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador e teria comprado armas e munição em larga escala para abastecer o tráfico de drogas. De acordo com as investigações da especializada, entre os anos de 2020 e 2024, Renan movimentou mais de R$ 600 mil em compras de munições e acessórios para fuzis, valor incompatível com sua renda declarada, levantando fortes indícios de atividade ilícita. Um dos pontos que mais chamou a atenção dos investigadores foi o volume de compras realizadas entre 2022 e 2023, quando Renan adquiriu 125 carregadores de fuzil e 40 carregadores de pistola, e mais de 60 mil de munições.
Durante a ação, que ocorreu nos bairros de Sampaio, e Campo Grande, os agentes apreenderam três fuzis, cinco pistolas, um revólver, além de centenas de munições de diversos calibres, acessórios para armamento e um veículo clonado. Renan é alvo de um inquérito por envolvimento na aquisição de munições desviadas de uma loja no estado de São Paulo
ATAQUE RACISTA
A juíza Helenice Rangel Gonzaga Martins, titular da 3ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes (RJ), foi alvo de ataques racistas em uma petição assinada pelo advogado José Francisco Barbosa Abud. No documento, ele usou expressões preconceituosas como “magistrada afrodescendente com resquício de senzala” e “memória celular dos açoites”. Em outra parte, José Francisco afirma que “as decisões são prevaricadoras, proferidas por bonecas admoestadas das filhas das sinhás das casas de engenho. Além disso, fez comparações com experimentos nazistas e ainda mencionou Joseph Mengele, que foi oficial nazista responsável por milhares de mortes. A OAB Nacional, o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro repudiaram as declarações do advogado. Diante da gravidade das declarações, um procedimento criminal deve ser instaurado para investigar possíveis crimes de racismo, injúria racial e apologia ao nazismo.
LIVROS DOS HERÓIS
O medalhista brasileiro João do Pulo, nosso campeão no salto triplo, terá o seu nome inscrito no esperado Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A inclusão foi aprovada no Senado da República e agora vai ser submetida à sanção do presidente da República Lula da Silva. O livro ficará exposto no Panteão da Pátria, monumento erguido em Brasília, na Praça dos Três Poderes. Ganhador de duas medalhas olímpicas de bronze, o atleta João do Pulo além de referência, foi um batalhador incansável da inclusão social através do esporte.
DESIGUALDADE DE RENDA
Um estudo do Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Sociais, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, revelou que a desigualdade de renda entre negros e brancos aumentou no Brasil na última década. A pesquisa analisou indicadores entre 2012 e 2023, como qualidade de vida, trabalho e renda, destacando que, embora tenha havido uma redução na extrema pobreza, o ritmo dessa mudança é lento. Além disso, entre os estratos mais ricos da população, a desigualdade cresceu, com um aumento da concentração de renda entre os brancos. Os dados apontam que mais de 60% dos negros vivem com renda de até um salário mínimo, enquanto entre os brancos essa proporção é inferior a 40%.
Em 2012, os negros representavam 70,5% da população em extrema pobreza, número que subiu para 73,5% em 2023.
PRESENÇA REDUZIDA
Segundo os pesquisadores, a ascensão social entre os negros é baixa e limitada, esse efeito contribui para a concentração de renda entre os brancos, principalmente entre aqueles que recebem mais de três salários mínimos. A pesquisa revelou que o desemprego médio entre negros foi de 12%, contra 8% entre os brancos. Para as mulheres negras, a situação é ainda mais grave, com uma taxa de desocupação de 15%, mais que o dobro da registrada entre homens brancos. No topo da pirâmide econômica, a presença de negros continua reduzida, enquanto os brancos, principalmente os homens, seguem dominando os extratos mais altos da sociedade. Na base da pirâmide de renda, a desigualdade é ainda mais evidente. Em domicílios com renda de até 1/8 do salário mínimo, há cinco vezes mais mulheres negras do que homens brancos como responsáveis pelo sustento da casa.
FUTEBOL FEMININO
O fim de semana marca o início do Brasileirão Feminino da série A1. E, mais uma vez, os canais esportivos de TV irão acompanhar, de perto, todas as emoções. Ontem, (sábado) tivemos o jogo ao vivo entre Palmeiras e Red Bull Bragantino. E hoje (domingo), Cruzeiro e Grêmio, às 18h10. São grandes clubes do futebol brasileiro em busca de mais uma conquista. Vamos saber mais sobre o campeonato na voz da narradora Luciana Zogaib. Uma craque que vai participar das transmissões do Brasileirão Feminino é a comentarista Rachel Motta. Ela esteve no estúdio na transmissão do jogo da Seleção Brasileira para falar sobre o campeonato feminino e também para falar sobre as disputas do futebol masculino. Segundo Rachel, a seleção brasileira passou sufoco, mas venceu a Colômbia na última quinta-feira (20), em Brasília. O gol da vitória de Vini Junior saiu no finalzinho da partida.
CRISE HUMANITÁRIA
O governo de Israel intensificou sua ofensiva militar em Rafah, no sul de Gaza, após o grupo Hamas lançar foguetes contra Tel Aviv. O exército israelense afirmou que suas operações continuam em várias regiões do território palestino. Além disso, um projétil disparado do Iêmen ativou sirenes de alerta em Jerusalém. Desde o fim do cessar-fogo, Israel tem realizado os maiores bombardeios em Gaza, resultando em centenas de mortes. O Ministério da Saúde palestino informou que mais de 400 pessoas morreram nos últimos ataques, incluindo mais de 100 crianças. A ONU alerta para uma grave crise humanitária, com a população sitiada e sem acesso a recursos básicos. O chefe da agência da ONU para refugiados palestinos, Philippe Lazzarini, afirmou que a situação se agrava a cada dia. O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, declarou que os ataques aéreos, terrestres e marítimos serão ampliados até a libertação dos reféns e a derrota completa do Hamas. O grupo, por sua vez, condiciona novas solturas à negociação de um novo cessar-fogo. A primeira fase da trégua, encerrada em 1º de março, resultou na liberação de 33 reféns israelenses e cerca de 1.800 prisioneiros palestinos.
AUXÍLIO EMERGENCIAL
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome iniciou a cobrança de quem recebeu de forma indevida o auxílio emergencial criado durante a pandemia de covid 19. As pessoas contempladas com auxílio nos anos 2020 e 2021, mas que não atendiam aos critérios de elegibilidade, devem devolver os valores recebidos. Mas O MDS está notificando quem está nessa situação por meio de SMS, e-mail e o aplicativo Notifica. Por meio do sistema VEJAE, que pode ser acessado pelo site do Ministério, o beneficiário consulta a situação do seu auxílio emergencial. No site também é possível encontrar todas as informações para regularizar a situação e tirar dúvidas.