Semana do Natal: principais notícias gospel
1. Feliz Natal para você e família. Próxima quinta-feira (25), o mundo inteiro estará celebrando a data simbólica de nascimento de Jesus. Diz a Bíblia, em Isaías 9:6: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. O presente texto é profético sobre o nascimento de Jesus e associado ao Natal.
Em Lucas 2:1-7 diz: “E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. Este primeiro alistamento foi feito sendo Cirênio governador da Síria. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu da Galileia também José, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de Davi chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.”.
Com essas passagens bíblicas, desejamos a todos os nossos leitores um Feliz Natal em família e em Cristo Jesus.
2. Amapá participa da sessão solene do Dia da Bíblia, no Senado. Aconteceu segunda-feira (15), às 10h, no plenário do Senado Federal, a sessão solene alusiva ao Dia da Bíblia. A referida sessão foi fruto de requerimento do senador Magno Malta, e foi presida pela senadora Damares Alves.
A solenidade contou com a participação de diversos senadores da República, deputados federais e estaduais, autoridades civis, judiciárias e eclesiásticas, lideranças diversas e integrantes da sociedade em geral como a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), através do seu Centro Cultural, em Brasília.
Representando o estado do Amapá, esteve o presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, Pr. Besaliel Rodrigues.
3. Igreja Apostólica Mãos que Amparam (IAMA) celebra Jubileu de Lã. Presidida pelo distinto Pr. Orivaldo Pires, a Igreja IAMA (Igreja Apostólica Mãos que Amparam) celebrou, no último fim de semana, o seu Jubileu de Lã, ou seja, seus sete anos de fundação. A festa foi de grande gozo e sucesso, onde Deus operou de forma sobrenatural por meio de curas divinas, salvação e restauração de vidas. O propósito de negociação do prédio da igreja foi alcançado, para a honra e glória do nome de Deus.
A sede estadual da igreja está localizada na Rua Antônio Ferreira de Jesus, n° 1230-A, bairro Novo Buritizal, CEP 68.904-811, Macapá (AP). O telefone de contato da denominação é (96) 99967-9526 (WhatsApp).
O presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, em nome de todos os ministros do evangelho amapaense, parabeniza a igreja aniversariante e seu líder por data tão abençoada.
4. Cidade da Bíblia será construída a 1h de São Paulo. Assim como a capital paulista abriga o grandioso Templo de Salomão, em poucos anos uma cidade da região metropolitana de São Paulo vai receber a Cidade da Bíblia. O projeto será construído em Santana de Parnaíba, município localizado a cerca de 1 hora de viagem da capital. Se você faz parte de alguma religião cristã ou apenas está curioso sobre como será esse complexo religioso, vale a pena ficar de olho.
Com inauguração prevista para 2030, a Cidade da Bíblia quer ir muito além de um lugar para visitas. A ideia é que seja a nova sede da Sociedade Bíblica do Brasil, uma instituição beneficente que existe desde 1948 e que quer usar o espaço para desenvolver várias ações – do ensino à assistência social.
O que esperar da Cidade da Bíblia? O projeto inicial do terreno de 121 mil m² foi divulgado no mês de junho de 2025 e nele haverá cinco grandes centros voltados para o universo religioso: Desenvolvimento de Programas de Impacto Social; Treinamento Missionário; Comunicação da Bíblia; Recursos para Missão; e Produção de Bíblias.
Com tanto para fazer, a Cidade da Bíblia não quer atender apenas comunidades cristãs. Quer também receber o público em geral, sendo uma nova opção de turismo religioso para toda a família – seja em retiros, excursões, eventos ou até passeios rápidos.
Mais uma opção de turismo religioso. Com um projeto que mistura educação, história, assistência social e religião, a Cidade da Bíblia quer marcar o coração de São Paulo como um lugar de fé compartilhada.
O espaço será construído no Km 42 da Rodovia Presidente Castello Branco, em Santana de Parnaíba. Será uma opção perfeita de passeio em família, amigos e grupos da igreja. Fonte: https://saopaulosecreto.com/cidade-da-biblia-santana-de-parnaiba/
DESTAQUES DA SEMANA
1- Feliz Natal aos nossos fiéis leitores semanais! Boas festas para suas respectivas famílias.
2- Senado Federal promoveu concorrida sessão solene em homenagem à Bíblia Sagrada.
3- Igreja Apostólica Mãos Que Amparam (IAMA) celebra Jubileu de Lã, de fundação.
GESTÃO
Aniversariante da Semana. Fará aniversário no próximo Dia de Natal (25), a Pastora Ana Kelly de Oliveira Rodrigues, conhecida popularmente como Irmã Kelly. Hoje radicada no estado do Amapá, nasceu no Piauí, exatamente num Dia de Natal.
A Pastora Kelly Rodrigues é filha do saudoso Pr. Lourenço Ferreira Rodrigues e Prª Maria Soares de Oliveira Rodrigues. É irmã dos pastores Besaliel Rodrigues e Lourenço Filho e do obreiro Silas. Mãe do missionário Iury Benjamim e avó de Isaac Natan. É casada com Edmilson Macêdo. Formada em Artes, pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), onde também é servidora pública federal.
A aniversariante é ligada à Convenção CONFRADAP da Assembleia de Deus, a Pioneira no Amapá. Nessa Igreja, por algumas décadas, foi integrante do conjunto de líderes do Círculo de Oração “Lírio Suave”, organização formada por mulheres e presidida pela Prª Elizama Costa de Alencar. Parabéns, irmã e Prª Kelly Rodrigues, por mais um aniversário!
ESPECIAL
Sugestão de Leitura nº 51. Livro “Direito do Petróleo no Amapá – Vol. I”. Essa obra possui cinco capítulos, assim distribuídos: Capítulo 1 – Regime jurídico da propriedade do petróleo, de autoria do professor doutor Iaci Pelaes dos Reis, que também é promotor de justiça ligado ao Ministério Público do Amapá; Capítulo 2 – Aspectos socioeconômicos sobre a exploração do petróleo na costa do Amapá, de autoria de Charles Chelala e Claudia Chelala, casal de professores pós-graduados da Universidade Federal do Amapá e renomados economistas no Amapá e autores de diversas obras; Capítulo 3 – As especificidades do direito ambiental do petróleo, de autoria do professor doutor Diego Moura de Araújo, que também é juiz de Direito ligado ao Tribunal de Justiça do Amapá; Capítulo 4 – A experiência da Noruega como parâmetro para a futura exploração e produção petrolífera no estado do Amapá, de autoria do professor mestre e doutor em Direito Besaliel Rodrigues, que também é advogado; Capítulo 5 – Aspectos gerais da legislação brasileira do petróleo, de autoria do professor doutor Antonio Sabino da Silva Neto, diretor geral do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Federal do Amapá.
REFLEXÃO
Tema: Personagens bíblicos pouco falados. YHWH, o Único Deus. Isaías 43:11: “Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.”. O significado mais corrente para YHWH é “Eu Sou” (Êx 3:14).
Contexto histórico: Não há personagem na Bíblia em português cujo nome inicie com a letra “Y”. Mas, por curiosidade, destacamos que na Bíblia hebraica YHWH é um dos nomes de Deus. Trata-se de um tetragrama pouco conhecido, transliterado do hebraico para o português, como “Yavé” ou “Jeová”. As quatro letras do alfabeto hebraico que compõem este tetragrama (escritas da direita para a esquerda) são yod, he, vav e, de novo, he. São todas letras consoantes, como é normal na escrita hebraica. Hoje, a maioria dos estudiosos pensa que a pronúncia original do tetragrama bíblico era “Yahweh”. Entre eles há incerteza sobre a vocalização como “Yahwoh” ou “Yahweh”, mas esta é a forma que escolhem principalmente.
Lições de Vida: 1. Deus é Onipotente (Gn. 18:14a e Lc. 1:37); 2. Deus é Onipresente (Sl. 139:7-10); 3. Deus é Onisciente (Hb. 4:13); 4. Deus é o único Salvador (Is. 43:11 e At. 4:12).
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra Y (YELD). Etimologicamente, do inglês, “Yeld” significa “rendimento”. Na linguagem técnica da indústria do petróleo, tal termo corresponde a campo, com o sentido de “área de exploração comercial de um mesmo reservatório de hidrocarbonetos”, conforme se deduz acontecer com as áreas petrolíferas da margem equatorial brasileira e as das Guianas (Francesa, ex-holandesa e ex-inglesa).
Ainda na linguagem do Direito do Petróleo, temos a expressão “Yeld Point”, traduzida por “ponto de avaliação de rendimento”, que expressa a avaliação gráfica onde é observado o rendimento do poço.
A letra “Y”, no contexto do petróleo, pode ter diferentes significados, dependendo do contexto. Ela é recorrentemente utilizada em siglas. O Direito do Petróleo possui um vasto siglário.
Por fim, o “Y” ainda pode referir-se ao preço da licença de comercialização em uma licitação. Também pode ser usada como uma variável para calcular o valor de conteúdo local em projetos petrolíferos. Fonte: Dicionário de termos técnicos in http://www.foxitsofyware.com.

