Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de Macapá inaugurou o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS).
O Cerest vai ofertar, de forma gratuita, aporte para cuidados da saúde do trabalhador, como emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), atendimentos médico e de enfermagem, promoção da saúde voltado ao cuidado e proteção do trabalhador, bem como fiscalização dos ambientes de trabalho, visando melhorias. Funcionários da rede pública e particular serão atendidos por demanda de encaminhamentos.
“É uma grande parceria entre as Secretarias de Vigilância em Saúde e de Saúde, pois teremos condições de atender o trabalhador e teremos a oportunidade de encaminhar esses pacientes para consultas especializadas e realização de exames. Macapá sai na frente. É o primeiro município da região norte a ter este serviço habilitado”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Gilmar Domingues.
A expectativa da Vigilância em Saúde é realizar 80 atendimentos diários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A secretária municipal de Saúde, Érica Aymoré, falou sobre a parceria com a SMVS.

