Com sede em Macapá (AP), a “Brigada Foz do Amazonas” foi criada, em 2014, para guarnecer a faixa de fronteira com o Suriname e Guiana Francesa. “A percepção da posição estratégica privilegiada da parte oriental da Amazônia suscitou maior atenção em torno da foz do rio Amazonas, porta de entrada da região pelo Oceano Atlântico”, explica o professor de Relações Internacionais, Tiago Luedy, sobre a importância da implantação da 22ª Brigada.
A Medalha Exército Brasileiro tem a finalidade de distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, militares estrangeiros, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares, bem como suas organizações militares, que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.
Além do juiz João Bosco, foram agraciados a PGJ do MP-AP, Ivana Cei, o governador do Estado Amapá, Waldez Góes; o vice-governador, Jaime Domingues Nunes; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), João Guilherme Lages

