O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), tornam público o edital de seleção de candidatos interessados em participar de forma gratuita da qualificação ‘Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica’, que tem como tema a aplicação do método clínico (1ª edição). Serão oferecidas 1.600 vagas para farmacêuticos da Atenção Básica atuantes do SUS no nível municipal pelo Projeto Atenção Básica: Capacitação, Qualificação dos Serviços de Assistência Farmacêutica e Integração das Práticas de Cuidado na Equipe de Saúde. As inscrições do processo seletivo vão até o dia 21 de maio.
A capacitação na modalidade EaD tem duração de 120 horas e objetivo de fornecer os fundamentos teóricos e práticos para que os profissionais farmacêuticos da Atenção Básica possam desenvolver o processo de raciocínio clínico por meio de um método utilizado no serviço de cuidado farmacêutico, voltado ao enfrentamento de problemas relacionadas à farmacoterapia. A qualificação tem início no dia 29 de maio e requer dedicação de uma média de 4h30 semanais.
O conteúdo programático abordará os seguintes temas:
- As dimensões do Cuidado em Saúde, do Cuidado Centrado na Pessoa e do Cuidado Farmacêutico no contexto da Atenção Básica do SUS;
- As competências necessárias para o serviço de Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica do SUS;
- Referencial técnico e atividades práticas necessárias para a realização da consulta farmacêutica;
- Desenvolvimento do raciocínio clínico para a avaliação das informações coletadas a partir da consulta farmacêutica e identificação das necessidades das pessoas e os possíveis problemas relacionados à farmacoterapia;
- Discussão das estratégias para a elaboração e pactuação do plano de cuidado com os usuários e a equipe de saúde. Monitoramento e avaliação dos resultados por meio de indicadores individuais e coletivos.