O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) participou, de 5 a 7 de março de 2025, do Global Forum of Women in Law (“Fórum Global de Mulheres na Justiça”), realizado na Southeast Missouri State University, em Cape Girardeau, no estado do Missouri, Estados Unidos da América (E.U.A.). O TJAP foi representado pela juíza Elayne Cantuária, titular da 2ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Macapá, que palestrou no seminário internacional com o tema “A Força da Mulher Negligenciada na Administração Pública e Magistratura Brasileira”.
Durante três dias, o simpósio debateu “O Papel das Mulheres na Transformação do Cenário Jurídico Global”, com o propósito de fortalecer a presença feminina no setor jurídico e promover avanços na equidade de gênero dentro de organizações públicas e privadas.

Em sua palestra realizada na quarta-feira (5), a magistrada amapaense abordou os desafios enfrentados por mulheres qualificadas na administração pública e na magistratura. Além de apresentar dados, expôs barreiras estruturais e propôs soluções para modificar esse cenário.
“A participação do Judiciário do Amapá teve um peso significativo. Compartilhamos nossas experiências, boas práticas e perspectivas inovadoras com o mundo. As discussões foram intensas e transformadoras”, pontuou a juíza Elayne Cantuária.
Fórum Global de Mulheres no Direito
O Fórum Global de Mulheres no Direito é um encontro de três dias que reúne líderes empresariais e governamentais, especialistas e profissionais do setor. O objetivo é proporcionar uma plataforma para a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas, além de auxiliar organizações públicas e privadas na adoção de princípios que impulsionem avanços nas pautas das mulheres, garantindo justiça e equidade em suas operações e no planejamento estratégico.