“Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês! (Filemom 3)”
Quão ansioso você é? Talvez umas das coisas que mais incomoda as pessoas hoje em dia é sem dúvidas a ansiedade. Mas vejamos esta pequena estória sobre: A semente que não se vê crescer: “Um agricultor planta uma pequena semente de trigo na terra. Ele cobre o solo, rega e espera. Por semanas, ele olha para o campo e parece que nada acontece. A terra permanece igual, o chão fechado, sem sinais de vida. Mas, mesmo sem ver, o agricultor continua cuidando, confiante de que a semente está viva.
Então, um dia, quase sem perceber, um pequeno broto verde rompe a terra. Aquilo que estava oculto se manifesta. O trigo cresce, amadurece, e finalmente dá fruto.”
Do mesmo modo é a Palavra de Deus. Diz o texto de Isaías 55.10-11: “(10) A chuva e a neve caem do céu e não voltam até que tenham regado a terra, fazendo as plantas brotarem, crescerem e produzirem sementes para serem plantadas e darem alimento para as pessoas. (11) Assim também é a minha palavra: ela não volta para mim sem nada, mas faz o que me agrada fazer e realiza tudo o que eu prometo”.
Assim também é a vida do justo pela fé: espera e espera, a exemplo de Habacuque, ao ponto de reclamar com Deus. Deus nos entende em nossos medos e queixas. Isso acontece, pois muitas vezes queremos quantificar nossa fé por tamanho, mas na verdade aí vem a parábola do grão de mostarda que nos remete a uma profunda reflexão e nos convida a repousar na Rocha que nos Salva que é Cristo Jesus. Este mesmo Cristo, nos anima e nos leva a perseverança em meio as provações e tentações. Esta perseverança nos garante que em Cristo Jesus nunca seremos derrotados, pois pela fé, em Cristo somos justificados e amparados. Que por fé nas promessas, não importa o tamanho da maldade, da violência no mundo. Nós iremos ver a violência e esperançosos confiar que em Cristo temos socorro, pois a promessa do Senhor que nunca falha. Pois como diz o Apóstolo Paulo em 2 Timóteo 1.9-10: “(9) … Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo. (10) Mas agora ela foi revelada a nós por meio do glorioso aparecimento de Cristo Jesus, o nosso Salvador. Ele acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre.” Por isso em meio as tribulações, não nos cabe revoltar-se, mas humildemente, esperar e clamar que Cristo aumente a nossa fé (Lucas 17.6).
Veja: Estamos no mês de outubro, um mês muito importante para a vida cristã e o estudo da Palavra de Deus. Pois neste mês celebramos a Reforma Luterana, quando um padre chamado Martinho Lutero questionou seus pares sobre os rumos que estavam dando para a Igreja de Cristo. As coisas não eram legais, muitas incertezas estavam no coração das pessoas. Mas por sua firmeza teológica, um só homem agraciado pelo Espírito Santo e alicerçado na Palavra de Deus trouxe a Igreja Cristã ao prumo para que a Palavra continuasse a ser pregada e no tempo certo produzisse os seus frutos.
Foi uma época difícil, mas passados 508 anos, as incertezas continuam no mundo. Novamente as pessoas com as “boas” intenções, tem feito da Palavra de Deus um espetáculo, onde os pregadores, fazem palhaçadas no palco e tornam o Cristo vivo, num conto de fadas, como sendo um espírito iluminado que irá atender as fábulas e loucuras humanas, bastando apenas pedir. Jesus se tornou na maioria das igrejas, um gênio da lâmpada que realiza pedidos, seja de riqueza ou para aniquilar ao inimigo, praguejam em nome de Jesus. Bem diferente do que é dito e ensinado na bíblia a respeito da Obra de Cristo. Já não basta as bestialidades de quem não crê, agora ainda temos que lutar novamente contra as heresias que brotam no seio da fé cristã. Quando falo/escrevo isso é pelo fato de perceber que muitos cristãos, são cristão ouvintes, mas não são praticantes. Isso é preocupante. A obra de Cristo na Cruz é para Salvação do ser humano. Pois a queda em pecado é a maior tragédia da humanidade e não tem conserto do homem pelo homem, mas só pela Fé no Homem-Deus, Cristo Jesus. Essa fé começa pequena e aumenta como um grão de mostarda, ao ponto de abrigar ninhos e filhotes, mesmo a princípio sendo uma semente pequena apenas.
Vivemos, sim! Num mundo cheio de incertezas: injustiça, violência, crises, dúvidas. Mas isso não é privilégio somente nosso. Desde que o mundo é mundo, após a queda do homem em pecado, sempre houve essas mazelas. E é por isso que Palavra de Deus nos chama a uma vida de confiança e fé em meio a tudo isso. E como servos de Cristo nós não vivemos pelo que vemos, mas pela fé em Cristo, nossa Rocha e Salvação. Pois, se Deus nos colocasse numa balança ou tivesse mediante a sua pura justiça nos avaliado, teríamos como veredito o que nos diz o Salmo 62.9: “Os seres humanos, tanto os pobres como os ricos, são inúteis, são somente um sopro. Se fossem colocados na balança, não pesariam nada; são mais leves do que um sopro”.
Isso pelo fato que somos lembrados pelo Salmista Davi que os homens são instáveis, mas Deus é firme. Por isso, que aquele que confiar em si mesmo está fadado ao fracasso. Só tem um jeito: Confiar em Cristo, nunca poderemos confiar em nós, nas riquezas, nome de família, pessoas, no poder que exercemos na sociedade, família, igreja, entre amigos, tudo é passageiro, somente a fé no Senhor Jesus que nos qualifica a ficarmos em paz e segurança. Então cabe recordamos o Salmo 1.1-3, que diz: “(1) Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! (2) Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite. (3) Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham”.
Com isso somos levados a pensar em vez de quantidade em qualidade de fé. Pois na maioria das vezes ouvimos as pessoas se declararem como pessoas de muita fé, de uma vida espiritual elevada, mas não como servos e dependentes da graça de Cristo. A qualidade da fé está na dependência irrestrita da graça de Deus. A qualidade da fé, não está em quem eu sou, mas em quem confio. A qualidade da fé, só terá qualidade se estiver na confiança que Jesus é o único e suficiente Salvador, que perdoa o meu pecado e, mesmo eu não merecendo, me aceita na presença Dele. Por isso, que podemos dizer que em meio as nossas fraquezas, é preciso estar fundamentado na Palavra que exorta, chama ao arrependimento, e nos mostra que o perdão gratuito está em Cristo Jesus. Sim, no mundo encontramos aflições, mas em Cristo encontramos o consolo, que o mundo não pode nos dar. Isto é GRAÇA IMERECIDA. Deus-Poderoso, que em Cristo Jesus nos quer perto Dele.
O mundo vai dizer: isso é injusto, que Deus é esse que não castiga os culpados e ainda perdoa, isso não está certo. Mas o Evangelho, nos chama a esperar e aguardar que a plenitude da Justiça divina se revela pela fé no que Cristo fez por nós. Se por um só homem, a saber Adão, entrou o pecado no mundo, por meio de um só homem, o novo Adão, isto é, o ser humano Cristo, homem sem pecado, a graça de Deus superabundou para o pecador.
Agora, mesmo vendo a violência, e clamar por misericórdia, sabemos que Deus irá responder. O pecador Arrependido, tem esperança pela fé, pois nenhum sofrimento é comparável ao que estava reservado a todos, por causa do pecado, isto é, a morte eterna. Então, mesmo vivendo neste mundo cheio de pecado, a exemplo do profeta Habacuque continuamos clamando por Justiça, pois as injustiças são imensas e são terríveis. Pode demorar, mas o livramento de Deus virá, pode até demorar ao nosso modo de pensar, mas Deus não tardará em atender. O próprio Profeta Habacuque questionou a Deus dizendo: “Ó Senhor Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e tu não me atenderás? Até quando gritarei: “Violência!”, e tu não nos salvarás? (Habacuque 1.1)”. Deus respondeu para Habacuque: “A mensagem é esta: Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus. (Habacuque 2.4)”. Deus mostra que o livramento virá e que o justo vive pela fé. A fé é confiança no Deus que cumpre suas promessas no tempo certo. Com isso não esqueça que em tempos de crise, Deus nos chama a crer, mesmo quando parece demorar a sua resposta. É preciso guardar a fé, a mesma fé que Paulo recorda a Timóteo, qual aprendeu pelos ensinos e exemplos de vida ensinados pela vó e a mãe do próprio Timóteo.
Pergunto: Quem são os teus exemplos de fé a serem seguidos? Quem te levou a conhecer a Jesus? Ou, hoje é a primeira vez que ouves a respeito? A fé cristã não é apenas crer, mas perseverar na confissão, mesmo em meio a perseguição. Para Timóteo Paulo recomenda que ele: “Portanto, não se envergonhe de dar o seu testemunho a favor do nosso Senhor, nem se envergonhe de mim, que estou na cadeia porque sou servo dele. Pelo contrário, com a força que vem de Deus, esteja pronto para sofrer comigo por amor ao evangelho. (2 Timóteo 1.8)”. Cabe lembrar, que hoje, somos chamados a permanecer firmes na Palavra, sem ter vergonha do Evangelho. Evangelho este que Paulo em Romanos 1.16, diz a respeito que ele: “(16) Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que creem, primeiro os judeus e também os não judeus.”
O mundo acusa o cristão de fraco, moralista por defender a dignidade a honra na das pessoas na sociedade, mas uma coisa é certa: somente a vida cristã vivenciada de modo ativa, leva o pecador a ser livre de fato.
É bem verdade que teremos dificuldades. Estamos Salvos, em Cristo, SIM! Mas, ainda vivemos neste mundo, esperando que Cristo volte para revelar os resultados da semeadura do evangelho em nossos corações. Hoje, muitos ansiosos desanimam, tropeçam e caem, pois não vivem nem querem o Evangelho Bíblico. Correm atrás do vento, isso é ilusão.
Em Lucas 17.1-10 é importante destacar que Jesus nos convida a reflexão de que a natureza humana sempre irá revelar o pecado, e suas terríveis consequências. Que Deus nos livre de sermos causadores da desgraça do nosso semelhante, mas que possamos viver uma vida em constante arrependimento, perdão irrestrito a quem pecar contra nós, pois assim Deus age conosco. Mas, que a nossa vida, seja um constante reconhecimento de que precisamos da misericórdia de Deus. Que a nossa fé seja aumentada, isto é, que a nossa fé esteja em Cristo, e então ela terá o tamanho certo para que Cristo nos declare inocentes e merecedores do Seu Reino. Mas enquanto esse dia do juízo não chegar, vivamos como servos que mesmo tendo feito tudo que deveríamos, ainda possamos dizer humildes: “Somos empregados que não valem nada porque fizemos somente o nosso dever” (Lucas 17.10). Pois, a nossa vida vem de Cristo, está em Cristo e será revelada por Cristo no Dia do Senhor. Tenha firmeza e calma Cristo virá logo. Amém!