- Eu estou muito preocupado com o meu pai, Doutor Tércio.
Vejo que o meu paciente abaixa o olhar, visivelmente triste. - Me conte, o que está acontecendo com o Seu Reginaldo.
Luciano, o filho preocupado, se remexe na cadeira, antes de começar a falar: - Meu pai anda distraído, às vezes não fala coisa com coisa. Antes ele vivia cheio de energia, mas agora só quer ficar na cama ou deitado no sofá. Ele não era assim.
Pergunto: - Desde quando você acha que ele está apresentando esse novo comportamento?
- Foi um tempo depois, que ele se mudou de casa.
“Mudança de casa… o que temos aqui?” - E isso tem quanto tempo?
- Um ano e meio.
Fico pensativo.
“Quantos pacientes com Alzheimer nós temos tido o privilégio de curar, meu Deus!” - O seu pai já fez uma ressonância magnética do cérebro?
- Não, mas vamos fazer, se for necessário.
Assinto: - É comum uma diminuição volumétrica numa ressonância magnética de uma pessoa com Alzheimer, uma perda de massa, isso se dá porque existe um problema de quase que todo mundo sabia ou suspeitava, mas que ninguém conseguia resolver: como fazer uma nova rede de capilares para essa região que perdeu volume?
Percebo meu paciente atento e eu prossigo: - Não há remédio para fazer os vasos sanguíneos crescerem, mas com Células-tronco alogênicas, ocorre uma neovascularização dessa região, que permite uma hiper oxigenação dessa área outra vez, bem como a hiper irrigação necessária para a regeneração.
- Verdade, doutor? É possível curar um cérebro com Alzheimer?
- Sim, essa neovascularização proporcionada pela aplicação de Células-tronco tem se mostrado eficaz em diversos problemas cerebrais, como por exemplo: um pós AVC, Mal de Parkinson, casos de demência e autismo.
- Autismo? Eu nunca imaginei.
- São muitos pacientes sendo curados, de todas as idades e de tantas enfermidades que a medicina tradicional não consegue resolver.
Luciano fica eufórico e decidido: - Como funciona o tratamento, quanto tempo dura, onde se aplica? Tem efeitos colaterais?
Faço sinal de calma com as mãos: - O tratamento é simples, algumas sessões de aplicação endovenosa, sem efeitos colaterais, exceto um leve desconforto, como uma dor de cabeça, que já pode ocorrer no momento da aplicação e um tempo depois, justamente por conta das Células-tronco irrigando a área antes não irrigada. É a neovascularização acontecendo.
Luciano está embasbacado: - Caramba, meu pai poder voltar a fazer a sauna que ele tanto gostava.
Agora eu dou um pulo da cadeira: - Seu pai fazia sauna?
“Não acredito no que estamos descobrindo aqui!”
Luciano chega no ponto: - Era uma das coisas que ele mais gostava de fazer, até que ele se mudou de casa, para uma que não tinha sauna.
- E isso faz um ano e meio, Luciano?
- Sim.
Ponho as mãos na cabeça: - Meu Deus do céu! Essa mudança de casa tirou do seu pai o que mantinha ele saudável.
Luciano fica confuso: - Como assim?
Eu respiro fundo, ainda surpreso com um fato tão importante, que não pode ser só uma mera coincidência.
Começo a explicar: - Há estudos sobre os benefícios da sauna para a saúde cerebral, especialmente no norte da Europa, que demonstram que as pessoas que usam sauna tem menor incidência da doença de Alzheimer.
- O senhor este brincando?
Balanço a cabeça: - Não. A sauna é um processo de desintoxicação do corpo, que também pode ocorrer com exercício físico.
- Mas a sauna do meu pai, agora a falta dela, é o que pode ter afetado o cérebro dele?
Concordo: - Veja bem, Luciano, não temos como saber se é coincidência ou não, mas uma pessoa que pratica sauna constantemente tem uma incidência muito menor da doença do que as pessoas que não têm esse hábito. No caso do seu pai, o quanto ele fazia, antes de se mudar?
Ele levanta os olhos para cima, tentando se lembrar: - No mínimo umas duas ou três vezes por semana.
“Uau!” - É justamente o que dizem esses estudos na Europa. A sauna é extremamente benéfica para a saúde cerebral. E se combinada com exercício físico, como uma caminhada de uma hora, as pessoas tem até 90% de chance de viver até os 90 anos. E o contrário também é verdadeiro.
- Caramba, doutor. O meu pai parou a sauna e depois os exercícios que ele fazia, deu a impressão que ele desanimou depois que perdeu a sauna. Mas eu não podia imaginar uma coisa dessas.
Respiro fundo, surpreso com o que provavelmente acabamos de descobrir.
“O ponto inicial do adoecimento cerebral do seu Reginaldo!”
Continuo: - Sabe, Luciano. A sauna e o exercício físico aumentam o fluxo sanguíneo, aumentam o fator neurotrófico derivado do cérebro, aumentando a serotonina e a dopamina. Outra coisa interessante é que aqueles mergulhos frios, logo após a sauna também aumentam drasticamente a dopamina. Seu pai fazia isso?
Ele balança a cabeça para os lados, inconformado: - Fazia. Era sauna, piscina e depois caminhada.
- Pois trate de começar a procurar uma nova casa com sauna para o seu pai. Urgente! E vamos fazer a primeira aplicação de Células-tronco nele.
- Mas ele nem quer se levantar da cama, Tércio. Ele não vai querer viajar, ainda mais de carro, com o trânsito de São Paulo.
Aponto para cima: - Traga seu pai de helicóptero.
Ele fica boquiaberto: - Tem heliporto na sua clínica, doutor?
Assinto.
E assim foi a história do seu Reginaldo, que depois de um mês e meio após a primeira aplicação de Células-tronco, mais a prática da sauna, na casa nova, começou a reverter o quadro de Alzheimer, de forma espetacular.
“Mais um milagre das Partículas Divinas e de Nossa Senhora!”
Meu celular vibra. Abro a foto que acabo de receber do Luciano: - Pai e filho fazendo sauna!
“Falando nisso…”
Olho no relógio, me levanto e falo comigo mesmo: - Está na hora da minha sauna!
Doutor Tércio Rocha, especialista em Medicina Regenerativa
https://regenera-brasil.com/
https://www.instagram.com/regenerabrasil.med/
https://www.instagram.com/dr.terciorocha/
Os livros “Partículas Divinas, uma trajetória médica e de vida entrelaça às células-tronco!” e “Vida na Veia! – Regenere-se já!”, de Tércio Rocha estão disponíveis no site https://loja.literarebooks.com.br/ e nas melhores lojas e livrarias do Brasil.
Adquira e saiba mais sobre todos os tratamentos e protocolos de células-tronco!