Estamos já a pleno vapor na campanha eleitoral para os cargos do legislativo municipal. E com certeza os velhos temas de campanha que tem feito redemoinho na mente de muitos é sobre saúde, segurança e Educação. Sim! São os temas mestres de todos os pleitos eleitorais, e sempre dão discussões acaloradas e elegem praticamente todos que melhor discorrem sobre o assunto. Isso nos leva a uma outra questão: O ser humano tem sede por saber. Angustia-se quando não consegue entender as coisas e os processos. Todavia, nestas horas temos uma boa orientação e reflexão na palavra de Deus. Pois, saber por saber não é saber, mas saber e saber aplicar o saber é sim um verdadeiro saber. Mas como saber e então saber usar os meios do saber para expressar aquilo que julgamos saber? Temos na Bíblia várias citações que nos remetem à necessidade de saber e usar este saber com a sabedoria para ser sábio. Talvez, você pense: Aonde queres chegar? A resposta é simples, é preciso compreender que a falta de conhecimento do ser humano na perspectiva bíblica não está relacionado ao muito ou pouco estudar, mas sim, na essência de onde buscar o conhecimento e nele se pautar. O Salmista do Salmo 119, nos versículos 169-176 é categórico ao afirmar que e demonstrar que sem Deus em sua vida o ser humano é vazio e vive uma vida vazia. Novamente reforço que o fato é a completude de entendimento que só é possível quando este vem na dependência de Deus. Ser dependente de Deus é ter sabedoria e, viver com sabedoria está diretamente relacionado o quanto reconhecemos sermos dependentes de Deus. Diz-nos o salmo 119.169-176: “(169) Que o meu grito de socorro chegue a ti, ó Senhor Deus! Dá-me sabedoria como prometeste. (170) Que a minha oração chegue diante de ti! Conforme a tua promessa, livra-me dos meus inimigos! (171) Sempre te louvarei, pois me ensinas as tuas leis. (172) Cantarei a respeito da tua lei, pois os teus mandamentos são justos. (173) Ó Deus, que a tua mão esteja sempre pronta para me ajudar, pois sigo os teus mandamentos! (174) Como desejo que me ajudes, ó Senhor Deus! Na tua lei, encontro a felicidade. (175) Conserva-me vivo para que eu possa te louvar. Que os teus ensinamentos sirvam de ajuda para mim! (176) Como ovelha perdida, tenho andado sem rumo. Ó Senhor Deus, vem buscar este teu servo, pois não esqueço os teus mandamentos!” Com os mandamentos de Deus, a lei do Senhor e o temor a lei de Deus, o Salmista nos ensina que a sua saciedade é plena e por isso clama pela resposta de Deus.
Vejamos: Quantas vezes já nos aconteceu de desejarmos fazer algo, e não conseguir pois falta-nos algo, falta conhecimento a respeito, quantas vezes somos pegos em situações que exigem conhecimento e somos obrigados a deixar de fazer, ou fazemos sem muitas convicções pois nos falta o saber?
Santo Agostinho foi um dos maiores teólogos da igreja de todos os tempos. Ele viveu no IV-V século da era cristã, quatrocentos anos após o nascimento de Jesus.
Certa vez um jovem procurou Agostinho para saber dele como é que ele poderia ver Deus. Este jovem desejava saber como ver Deus, e conhecer Deus. Então, Agostinho pegou o jovem pelo pescoço e afundou a sua cabeça na água. Quando ele estava começando a ficar roxo, de tanta falta de ar, Agostinho o soltou, dizendo: “Quando você sentir tanto desejo pelas coisas de Deus como você desejou o ar, então você vai ver a Deus”.
Querer ver Deus e servi-lo deve ser o grande desejo de cada pessoa. Esse deve ser o maior desejo do ser humano. E este é o grande segredo para ser sábio, ou será que nós não temos desejos de ser sábios?
Nos versículos do salmo lido hoje o salmista diz que possui um desejo muito grande, que o grito de clamor chegue até Deus, para que o Senhor ouça o seu grito e lhe conceda sabedoria, mas não uma sabedoria qualquer, uma sabedoria que Deus promete dar aos seus filhos. Porque as nossas orações chegam até Deus. E Deus se agrada em ouvir, Ele se agrada em ouvir aos filhos que clamam por sabedoria, que desejam ser agraciados por entendimento concedido por Deus, foi assim como Salomão, este tinha a chance de pedir tudo quanto queria, e Deus lhe iluminou antes dele fazer o pedido. E mesmo antes que pedisse sabedoria, pedisse entendimento, pedisse por conhecimento, pedisse por um saber que não vinha de homens, mas do próprio Espírito Santo, o Espírito do Senhor,
E nós o que temos pedido pra Deus? Será que seguimos os exemplos dos filhos de Deus que pediam saber para Deus ou estamos agarrados a uma sabedoria humana? Como falamos no começo é ano de eleições. Então é preciso pedir a Deus que nos ajude a escolher os candidatos que melhor nos representem. Não vote sem pedir sabedoria a Deus e depois desejar que Deus resolva o teu erro, seja fiel, peça antes. Seja sábio!
Porque quando pedimos em oração para que o SENHOR nos conceda sabedoria, estamos sendo igual aos filhos de Deus que já viveram, e sempre se apoiaram em Deus para tomar as decisões importantes.
Mas como ser sábio? Como ser sábio para enfrentarmos as dificuldades deste mundo? Olhemos o que nos diz o salmo de hoje nos versículos 171- 173: Sempre te louvarei, pois me ensinas as tuas leis. Cantarei louvores a respeito da tua lei, pois os teus mandamentos são justos. Ó Deus, que a tua mão esteja sempre pronta para me ajudar, pois sigo os teus mandamentos!
É na palavra de Deus que encontraremos sabedoria para vencer as dificuldades do dia a dia. Ou alguém acha que é possível achar conhecimento verdadeiro fora da Palavra de Deus? Se alguém acha possível digo e aconselho realmente rever seus conceitos de sabedoria, se alguém deseja ter sabedoria longe da fé cristã, da fé em Jesus, digo que antes mesmo de procurar a sabedoria já tem o fracasso decretado. Não existe verdadeira sabedoria longe de Jesus. Não existe, conhecimento completo que leve para a vida eterna, se este não coloca Jesus no centro de sua mensagem.
Mas sempre é bom lembrar que somos que nem uma ovelha rebelde, quando menos nos damos conta estamos longe do rebanho e, sempre de novo o SENHOR está disposto a nos buscar, e colocar de volta no caminho certo. A fim de, nós não esquecer os seus mandamentos.
Porque Jesus ele nos trata com amor, ele nos conduz com harmonia, para que saibamos ter sabedoria ao tratar com as pessoas, pois conforme nos diz o texto de Provérbios 9. 8-12: “(8) Nunca repreenda uma pessoa vaidosa; ela o odiará por isso. Mas, se você corrigir uma pessoa sábia, ela o respeitará. (9) Qualquer coisa que você ensina a uma pessoa sábia torna-a mais sábia ainda. E tudo o que você diz a uma pessoa direita aumenta a sabedoria dela. (10) Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas. (11)A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa. (12) Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as consequências.”
Isto é, o texto nos deixa claro que para ser sábio e conseguir se portar adequadamente conforme nos sugere o texto de Provérbios é somente se agarrar com afinco, nas palavras de Deus, em oração, leitura da Bíblia, os sacramentos, e assim sentiremos a graça de Deus ser estendida para nós. Se assim o fizermos saberemos também tomar as melhores decisões na nossa vida em sociedade.
Então se debruce em cima das palavras da Bíblia e sugue dela todo a vitamina para a alma e tenha uma alma e corpo sábio, em Jesus.
A sabedoria está em todos os lugares, mas a verdadeira sabedoria para vida esta é fácil de ser achada e não tem custo nenhum, é dada gratuitamente pelo Espírito Santo, que trabalha em nós mediante o batismo e palavra pregada. Deste modo podemos afirmar que em Deus saberemos ser sábio para viver, e tratar aos semelhantes com bondade e viver uma vida agradecida,
Porque por meio da fé seremos sábios em pedir em oração, por proteção para nós, bem como, por nosso semelhante, assim como Paulo fez por Onésimo (referência ao texto escrito na carta de Paulo ao seu amigo Filemon), um escravo convertido à fé cristã, e motivo de preocupação por parte do Apostolo Paulo para que ele possa vivenciar a sua fé e ser livre para servir, ser um homem sábio ao ponto de sentir graça em servir ao seu senhor. Este exemplo de Paulo vale para nós, isto é, orar em favor dos nossos irmãos para que eles possam ser sábios em servir, ser livre para servir. Mas porque ter esta preocupação em ser livre para servir? Interceder por nosso semelhante? Porque pedir pelo nosso semelhante, é ser sábio, e nos faz obedientes aos mandamentos de Deus, e nos torna unidos por meio de Jesus. É como sempre digo: algo simples, sutil, mas é na simplicidade de depender de Deus que somos tão sábios como Salomão foi, e ao sermos humildes no mundo seremos capazes de ser maiores que todos os sábios mundo juntos, visto que, a nossa sabedoria ela não vem de homens, mas vem de Deus, ela vem de um Deus que é vivo e está constantemente ao nosso lado, querendo ser conhecido por nós.
Lembremo-nos do que diz Jesus em Lucas 14.26: “Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, as suas irmãs e até a si mesmo.”
Nesta passagem o Senhor não está dizendo que para ser seguidor Dele as pessoas devem deixar a família e viver fechado, isolado do mundo, mas quer dizer que, para vivermos de modo correto perante Deus, e fazer as melhores escolhas, devemos colocar acima de tudo a palavra de Deus.
Jesus quer nos dizer que ele tem sabedoria para nos ensinar a calcular todas as consequências de nossos atos, que por meio da sua palavra seremos sábios como um grande rei que projeta cautelosamente o quanto de soldados precisa para vencer um outro rei, em uma batalha, se é viável nosso plano de vida, se o que pensamos e fazemos é de conformidade com a vontade de Deus. A esta altura você deve estar se perguntando: mas será mesmo que não tem outra saída? A resposta é NÃO.
A palavra de Deus é o único caminho, é a única resposta para uma vida agradável e, ser mais sábio que todos os grandes reis do mundo juntos.
A Palavra de Jesus, ela nos ensina e obedecer, e amar a lei que Deus deseja ver cumprida, a Palavra de Jesus, nos ensina que somos salvos por graça e bondade, e quem teme a Jesus como Salvador é mais sábio que todos os conhecimentos juntos.
Quer ser sábio? Creia em Jesus. Creia nele, e abandonem a ideia de que por capacidade própria podem ter sabedoria. Agarra-te nas palavras da Bíblia e confia cegamente no que diz as palavras da Bíblia, pois nas palavras Bíblicas é Deus falando conosco. É a maior sabedoria que alguém pode possuir.
Que o Senhor Jesus nos dê sabedoria a fim de, vivermos para Ele e alcançarmos a sua bondade e misericórdia para vida eterna. Amém.
Ops! Quer votar bem? Então ore e peça ajuda a Deus e Ele lhe dará sabedoria para votar no melhor candidato.
COMO SER SÁBIO NESTE MUNDO!

Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Macapá – Congregação
Cristo Para Todos; também atua como Missionário em Angola e Moçambique