O Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) entregou 25 novas cadeiras de rodas para os idosos do Abrigo São José. As aquisições, além de proporcionar mais conforto, vão melhorar a mobilidade e qualidade de vida dos idosos. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos Últimos Dias, que trabalha com campanhas de doações e projetos sociais.
A idosa Maria de Fátima, 59 anos, que mora no abrigo desde janeiro deste ano, ficou feliz com o novo equipamento de locomoção e disse que a sua rotina irá melhorar a partir de agora. “A minha cadeira antiga não tinha suporte para que eu pudesse apoiar minha cabeça, principalmente por conta da minha doença [neurônio motor], mas agora, com essa nova, vai ser muito melhor, estou feliz”, comemorou.
De acordo com o diretor do Creap, Amaury Barros, mais de 400 cadeiras de rodas já foram doadas a instituições filantrópicas que acolhem pessoas com algum tipo de deficiência. “Até a próxima semana, estaremos doando mais 122 cadeiras de rodas, desta vez, em uma ação no município de Santana”, garantiu Barros.
Em fevereiro deste ano, o Creap também entregou 36 equipamentos ao Abrigo São José, entre cadeiras de banhos, andadores e bengalas, por meio do Programa de Concessão de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMAL), financiado pelo Ministério da Saúde e pelo tesouro estadual.
A secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), Albanize Colares, reconheceu que o Creap tem sido um parceiro constante do abrigo, o que tem ampliado a assistência aos idosos. “Toda doação é sempre muito bem-vinda, porque vem ao encontro com a política de humanização, que é prioridade em nossa gestão”, destacou a gestora.
Aquisições
Desde outubro de 2018, o Creap recebeu cerca de 500 cadeiras de rodas motorizadas, padrão, de banho e outros equipamentos como próteses e órteses. Mais da metade já foi distribuída pelo Centro, que vai cadastrar novos pacientes, inclusive de outros municípios, para que eles também sejam beneficiados.