As inscrições para realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), conhecido como “Exame de Massa”, encerram-se na próxima sexta-feira, 31. A prova é voltada para pessoas que não concluíram o ensino fundamental e/ou ensino médio na idade apropriada. A inscrição é feita exclusivamente pela internet no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
.
Para realizar o procedimento basta acessar a página do exame e informar os dados do participante, assim como necessidades especiais que tenha para fazer a prova e em qual instituição pretende pegar o certificado. É preciso ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o ensino médio. As provas do Encceja acontecerão no dia 25 de agosto.
O Inep oferece material de estudo gratuito para o ensino fundamental e para o ensino médio. Os resultados do Encceja permitem a emissão de dois documentos: o Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas.
O Encceja tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado nas disciplinas de Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física e Redação; e História e Geografia. Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação. Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito ao certificado de conclusão de ensino fundamental ou do ensino médio. Quem conseguir a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à declaração parcial de proficiência.