Com as chuvas que atingiram o Amapá neste domingo (15), um trecho da Rodovia Perimetral Norte, localizado em Porto Grande, ameaça desabar. Dez famílias que moram na comunidade Cristo Salvador, as margens da estrada, foram remanjeadas pela Defesa Civil do Estado para um local seguro, por causa do risco de inundação.
Equipes das secretarias estaduais de Transportes (Setrap) e Meio Ambiente (Sema) estiveram no local avaliando a situação para ações preventivas e emergências. A Prefeitura de Porto Grande e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também atuam na região.
Nesta segunda-feira (16), serão enviados, pelo governo, tubos de 800 milímetros que instalados por baixo da rodovia, para a drenagem da água até o rio Amapari. A instalação será executada pelo Dnit, que também fará a limpeza e desobstrução dos canais.
O secretário executivo da Defesa Civil, coronel Janary Picanço, explica que nesse período o estado fica em alerta pelo período chuvoso. “Sempre realizamos uma escuta junto a comunidade e os orientamos em caso de perigo. E com a chegada do inverno todo monitoramento e ações de prevenção e atendimento são reforçados”, reforçou o Coronel.
Serviço
Casos de alagamentos, desabamentos e outros perigos, o cidadão pode acionar o 193 e o 190.

