O Governo do Amapá anunciou na tarde desta sexta-feira (6), um novo decreto que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados livres do risco de contaminação no estado. A medida foi anunciada após o Relatório Técnico da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) apontar diminuição de casos de Covid-19.
Em hospitais e unidades de saúde, que apresentam maior risco de contaminação, fica determinado o uso de máscara. Esse foi o primeiro decreto que trata das medidas sanitárias dentro das unidades hospitalares assinado pelo governador Clécio Luís (Solidariedade-AP), em seu gabinete instalado dentro do Hospital de Emergências (HE).
A superintendente da SVS, Margarete Gomes, informou que houve redução de casos positivos em todo o estado. “Esse parecer demonstra que o mês de dezembro teve uma redução gradativa dos casos. Isso nos dá a tranquilidade de recomendar que somente em ambientes com risco de propagação da doença, a máscara seja utilizada”, disse.
Até esta sexta-feira, seis casos de internação foram registrados no Amapá em leitos clínicos, considerados quadros leves da doença. Dois no Hospital São Camilo, dois no Hospital Central de Macapá (antiga Unimed), e dois pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

