Habacuque 1.1-3; Esta é a mensagem que Deus por meio de uma visão deu a Habacuque. Ó SENHOR Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e tu não me atenderás? Até quando gritarei: “Violência!”, e tu não nos salvarás? Porque me fazes ver tanta maldade? Porque toleras a injustiça?
2.1-4; Vou subir a minha torre de vigia e vou esperar com atenção o que Deus vai dizer e como vai responder à minha queixa. E o SENHOR disse:
“Escreva em tábuas a visão que você vai ter, escreva com clareza o que vou lhe mostrar, para que possa ser lido com facilidade. Ainda não chegou o tempo certo para que a visão se cumpra; porém ela se cumprirá sem falta. O tempo certo vai chegar logo; portanto, espere, ainda que pareça demorar, pois a visão virá no momento exato. A mensagem é esta: Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viveram por serem fiéis a Deus”.
Certo homem que trabalhava nos corredores de um presídio, ao cuidar dos presos para que tomassem sol e, os mesmos retornassem para suas celas sempre ouvia reclamações, e mais reclamações, cada qual ao seu modo gritava pedindo para que sua pena fosse revista, outro maldizia os antepassados deste policial, ainda outros ameaçavam sua vida, dizendo; deixe-me sair daqui que te pego de jeito… O tempo foi passando e os dias cada vez piores, até que o este policial foi pedir ao responsável pelo presídio para que fosse indicado o seu nome a fim de ser deslocado para outra função, depois de ter ido falar com este diretor, ouviu a reposta: É seu trabalho, você está dentro do sistema, é sua obrigação exercer tal função, vá depois de acompanhar os presos e coloca-te na torre de vigília, e observe como estão as coisas, veja se está tudo em ordem,,,
Assim foi ele, pensando em tudo o que ouvira, pois o seu superior por mais que lhe falasse com palavras duras e sérias, realmente fazia sentido, pois ele estava ali para realizar um trabalho e os resultados dos trabalhos dependiam da execução das ordens recebidas.
Em nosso texto de hoje registrado em Habacuque, não é muito diferente, o profeta Habacuque está reclamando para Deus pedindo que sejam tomadas providencias, que sejam atendidas as suplicas, que sejam substituídos os sentimentos de socorro por paz, tranqüilidade, pois o profeta Habacuque não agüenta mais ver clamar ao SENHOR e aparentemente não ser atendido, gritar alto como que se estivesse sofrendo violência para ver se Deus lhe ajude, sente as injustiças na própria pele, ele se vê cercado por lutas e brigas por toda parte, ele se sente sozinho, sem conseguir ver muitas chances de escapar de toda esta maldade.
Deus o chama para ser atalaia, a sentinela, o homem responsável por manter o povo protegido contra os ataques do inimigo, ele é o responsável por manter povo em paz. Ele próprio se mantém na expectativa para ver o que o Senhor Deus vai falar para responder a suas queixas. E o Senhor não o deixa sem resposta, mas responde ao seu tempo, responde no tempo que julga oportuno, o SENHOR Deus realmente o deixou angustiado para que pudesse entender a mensagem que o próprio Deus tem para o seu povo, as respostas dadas por Deus fazem diferenças, elas fazem com que causem um efeito na vida, e deixam marcas profundas, algo como o SENHOR diz para Habacuque em Hc 2. 2: “Escreva a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo”.
Ou seja, Deus mostra por meio de uma visão e a manda ser gravada em uma tábua para que as pessoas ao lerem pudessem realmente obedecer ao Senhor Deus, e conforme Deus diz, a inscrição deveria ser tão bem talhada na madeira para que ninguém tivesse dúvidas que era a Palavra de Deus, mas que ao ler saísse dali em diante fazendo as vontades do SENHOR.
Deus permite-nos muitas vezes passar por tristezas e desesperos para que possamos ser humildes e olhar para Ele e ver as suas muitas misericórdias, algo semelhante que aconteceu com o profeta Habacuque acontece conosco hoje, muitas vezes nem nos damos contas das infinitas misericórdias de Deus para conosco, pois em meio a tantas violências e destruição não somos capazes de ver a mão poderosa de Deus nos protegendo e guiando nossas vidas, nós nos esquecemos que assim como o profeta Habacuque serviu de atalaia, do povo de Israel, e colocou as palavras b visíveis para que todos ao passarem por elas pudessem crer e ter a salvação, assim o próprio Jesus que é o nosso Salvador se deixou pregar e morrer a morte de cruz para que todo aquele que passe por ela se lembre e creia que Jesus morreu e ressuscitou por todos nós. Ele está vigiando e intercedendo perante Deus em nosso favor, ele também sabe ouvir as nossas queixas e nos dar o perdão de todos os nossos pecados. Pois Deus promete: Habacuque 2.4; A mensagem é esta: “Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus”.
Realmente as palavras da Bíblia nos mostram que nós por conta própria somos maus, somos insensatos, temos a maldade em nosso coração, mas em Jesus somos transformados para sermos corretos, por meio dele somos capazes de vivermos por fé.
E esta palavra hebraica traduzida por fé inclui ao mesmo tempo as idéias de lealdade e firme confiança. Portanto, aos justos é prometida a vida pela sua fidelidade à palavra e à vontade de Deus, mas aos orgulhosos os que acham que não possuem pecados ou que seus pecados são muito pequenos e não carecem ainda de pedirem perdão a Deus, pois pensam: Melhor esperar aumentar um pouco mais, pois ai terei, mais motivos para pedir perdão para Jesus, imagina só eu apenas cometi um pecadinho aqui, outro ali, isso passa, Jesus não me condenaria por isso, ,, afinal de contas nunca roubei, matei, enganei alguém…
Mas Jesus nos diz em Mateus 5. 22; Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: “Você não vale nada” será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno.
Para o homem que vive longe das palavras da Bíblia, infelizmente este alerta de Jesus é a mais dura sentença que poderá ouvir, a de que está destinado para o fogo eterno.
Enfim, os que esperam no Senhor, e sabem que o Senhor Jesus está nos cuidando podem confessar assim como o salmista Davi, no salmo 62. 1-2; Somente em Deus eu encontro paz; é dele que vem a minha salvação. Somente ele é a rocha que me salva; ele é o meu protetor, e eu nunca serei derrotado.
Isto é, no Senhor Jesus teremos forças para confessar e colocar as nossas queixas perante os seus pés para que possamos ser ouvidos e atendidos, e é exatamente isto que Jesus deseja que façamos, ele deseja que nós derramemos as nossas queixas perante ele. Mas é estranho, pois não entendemos como alguém pode se alegrar com a gente, se nós colocamos as nossas ansiedades, nossas reclamações aos seus pés, nossos erros, como pode alguém se alegrar com nós pecadores.
O Espírito Santo enviado por Jesus, nos motiva e entregar as nossas queixas nas mãos de Jesus, para que, a angustia e toda sorte de dor seja superada pelo perdão, e a paz enviada pelo Senhor, pois Deus se agrada em nos dar a sua santa paz. Ele se agrada em nos fazer pedir perdão, ele agrada que nós confessamos os nossos pecados e vivamos mais alegres.
Diz o apóstolo Paulo em Romanos 5.1: “Perdoados de nossos pecados, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Quem cometeu ou vive em pecado, tem a consciência pesada, sem paz no coração. Quando, porém, a pessoa confessa o seu pecado a Deus e recebe o perdão, ela volta a ter paz novamente. É algo diferente, é uma mudança de angustia para andar tranqüilo.
“Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga. Enquanto calei o meu pecado, eu me cansava, chorava o dia inteiro. Então eu confessei a Deus o meu pecado e ele me perdoou a minha maldade” (Salmo 32.2-5).
Por isso, se você cometeu algum pecado e o está escondendo, confesse-o logo a Deus. Tire esse peso do seu coração. Faça como o rei Davi, que você vai sentir uma paz muito grande no seu coração.
Confessar os nossos pecados é colocar as nossas queixas nas mãos de Deus esperar que ele revele a sua solução, e mesmo que a gente haja como o profeta Elias:
1Reis 19. 11-12; O SENHOR Deus disse: – Saia e vá ficar diante de mim no alto do monte. Então o SENHOR passou por ali e mandou um vento muito forte, que rachou os murros e quebrou as rochas em pedaços. Mas o SENHOR não estava no vento. Quando o vento parou de soprar, veio um terremoto; porém o SENHOR não estava no terremoto. Depois do terremoto veio um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo. E depois do fogo veio uma voz calma e suave.
Quando estamos queixosos perante Deus e lhe confessamos nossas angustias em nossos pedidos de socorro muitas vezes agimos como profeta Elias, querendo ver Deus nos exaltar por causa da nossa confissão.
Portanto, nós somos filhos de Deus e Deus deseja que peçamos perdão. Pois sempre existirão situações que nos levarão a cair em pecados, sempre, terá situações na nossa vida que fazem-nos cair em pecado, fazem-nos achar que somos auto-suficientes, sempre enquanto vivermos seremos tentado pelo mundo o diabo e nossa própria carne a achar que somos grandes coisas. É como diz Jesus: Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta figueira brava: “Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!” E ela obedeceria. (Lucas 17. 6).
Jesus mesmo sabendo que somos fracos e incapazes de realizar coisas boas por conta própria ele nos convida a termos uma vida agradável, perante ele, o Salvador nos chama para testemunhar a nossa fé, para que possamos brilhar em um mundo sem luz, ele nos chama para vivermos uma vida de oração, de dia e de noite, agradecidos a Deus, para que perdoados e agradecidos possamos viver de consciência limpa, possamos viver como os nossos antepassados que, viverão e entregaram as suas queixas nas mãos de Deus, pedindo para que o mesmo lhes concede-se vida salvação. E tudo lhe foi concedido pois:
Romanos 1.17: Pois o Evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.”
Então, quando Jesus disser: Ouvi suas queixas e porque tivestes fé, alegrei-me em te dar o perdão. Entra na Nova Jerusalém Celeste. Entra porque os teus pedidos de paz chegaram até mim, e eu senti alegria em te receber na pátria Celeste.
Lembre-se: que ao entregarmos as nossas queixas nas mãos de Jesus, ou seja, confessarmos os nossos pecados eles se transformam de tristezas em felicidade, onde, o resultado de entregarmos as nossas queixas resume-se nas palavras de Romanos 1.17; O justo viverá por fé. Somente a nossa fé em Cristo Jesus nos pode salvar. Somente ele pode nos dar vida e salvação. Só nele, no Senhor Jesus, podemos ter a certeza do cumprimento da promessa feita mediante a visão a Habacuque 2.4. Que diz:
“Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus.” Amém.
DEUS TEM A SOLUÇÃO
Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Macapá – Congregação
Cristo Para Todos; também atua como Missionário em Angola e Moçambique
Deixe um comentário