Para responder essa pergunta, te convidamos a buscar na memória, lá na sua infância, quando ainda era um bebê, qual foi seu primeiro aprendizado e como ele aconteceu.
A maioria vai responder, por exemplo, que foi falar, andar e etc., e que aprendeu por instinto. Temos que concordar que o instinto tem uma grande parcela nesse aprendizado, mas será que os exemplos e as histórias inspiradoras que você viu também não tiveram uma contribuição significativa?
Passamos boa parte da nossa vida aprendendo por meio de exemplos, seja ele dos pais ou responsáveis, de amigos ou professores. Mas o que isso tem a ver com o mercado de trabalho?
Isso significa que em nosso desenvolvimento profissional, sempre teremos uma pessoa, ou várias, que serão exemplos de profissionalismo, com capacidades que nos fazem buscar formas semelhantes de trabalhar.
Aprendendo com histórias inspiradoras
Uma pessoa que tem uma história inspiradora e que te inspira a ser um profissional melhor é uma pessoa que te ensina através do exemplo e este aprendizado nunca deve ser perdido e com certeza precisa ser mais valorizado por quem está aprendendo.
Estavam os homens a semear linho, e, ao vê-los, disse a Andorinha aos outros pássaros:
— Para nosso mal fazem os homens esta seara, que desta semente nascerá linho, e dele farão redes e laços para nos prenderem. Melhor será destruirmos a linhaça e a erva que dali nascer, para estarmos seguras.
As outras Aves riram-se muito deste conselho e não quiseram segui-lo. Vendo isto, a Andorinha fez as pazes com os homens e foi viver em suas casas. Algum tempo depois, os homens fizeram redes e instrumentos de caça, com os quais apanharam e prenderam todas as outras aves, poupando apenas a Andorinha.
Moral da história
A fábula nos ensina que devemos sempre pensar no dia de amanhã e nos planejarmos para situações distintas, antecipando futuros cenários.
As andorinhas viram que o futuro mudaria ao perceberem que os homens podiam fazer redes. Diante dessa previsão, tentaram avisar os pássaros, que não lhes deram bola.
Então, fizeram amizade com o homem e foram poupadas da caça.
. Pergunte às crianças:
Qual é a principal lição que esta história nos ensina?