GERAÇÃO DE EMPREGO
O turismo segue contribuindo com a geração de empregos no mercado de trabalho formal brasileiro. Em setembro, foram criadas 21.398 oportunidades em atividades econômicas ligadas ao turismo, alcançando a segunda melhor marca do ano, ficando apenas atrás do mês de fevereiro, que é muito demandado pelo Carnaval. As informações foram divulgadas pelo Ministério do Turismo com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o maior crescimento na geração de empregos ocorreu no setor de serviços, no qual o turismo está incluído, com saldo de 1 milhão de novos postos de trabalho. O turismo foi responsável por 14,58% desse total, com 152.645. A contribuição do turismo na geração de empregos formais ficou acima de macro grupos como o da construção
Civil, que em setembro gerou 7.024 vagas e da agropecuária, que apresentou déficit. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância do setor, que cada vez mais impacta positivamente o desenvolvimento econômico. Tivemos alguns segmentos que se destacaram, como alojamento e alimentação, criando 12.633 empregos formais. Atividades ligadas a arte e cultura vêm logo em seguida, com 3 mil vagas, e o transporte rodoviário de passageiros com mais de 2 mil novas contratações com carteira assinada.
HOMENAGEM ANUNCIADA
O ex-piloto Ayrton Senna será o grande homenageado do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que será disputado neste final de semana no circuito de Interlagos, em São Paulo. Por ocasião dos 30 anos da morte do tricampeão mundial, várias ações serão realizadas para celebrar o legado do brasileiro. Uma das que mais chama a atenção será realizada pelo heptacampeão mundial Lewis Hamilton. O britânico, que é da equipe Mercedes, irá pilotar, neste sábado (2) após o treino de classificação para o GP do Brasil, a McLaren com a qual Senna conquistou o seu segundo título mundial, no ano de 1990. “Acho que a ideia inicial era que fosse uma surpresa. Eu usaria um macacão todo branco da sua escuderia e colocaria o capacete (de Senna) e sairia para fazer a volta do circuito, para lá fora parecer que era ele. Porém, fiquei muito triste já que, de alguma forma isso foi divulgado”, declarou Hamilton em entrevista coletiva. A escolha de Hamilton para pilotar o icônico carro de Senna se deu pela grande admiração que o piloto britânico sempre teve pelo brasileiro.
CAMPANHA DE NATAL
“Adote uma cartinha e seja você o Noel”. Esse é um chamado dos Correios que lançaram, na última sexta-feira (1º), a campanha para distribuir cartinhas de crianças de baixa renda com pedidos de presentes de fim de ano. O lançamento da campanha foi feito pelo presidente dos Correios, Fabiano dos Santos, que anunciou uma novidade: agora as crianças que vivem em abrigos a espera de adoção também vão poder escrever para o Papai Noel. Quem já está na expectativa de pegar uma cartinha, este ano, é a aposentada Cristina Maia, de Brasília, que participa há mais de 10 anos. Ela faz questão de incrementar os sonhos e pedidos com roupas e sapatinhos. Ela fala da satisfação pessoal em presentear uma criança. O presidente do Correios, fez questão de levar um papai Noel para o evento, e contou que a campanha une todo o país na tentativa de levar sorrisos às crianças de famílias que não têm condições financeiras. E quem quiser adotar uma cartinha, basta ir a uma agência dos Correios, que participe da campanha, ou adotar a cartinha online pelo site dos correios. Por lá basta clicar e escolher a cidade. No site é possível ver em quais pontos podem ser feitas as retiradas de cartas e as doações dos presentes.
NOVO FERIADO
A partir deste ano, o mês de novembro contará com três feriados nacionais. Até então considerado feriado em diversas cidades e em alguns estados do país, por meio de leis locais, o dia 20 de novembro estreia em 2024 como data a ser respeitada em todo o Brasil como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Em dezembro de 2023, após aprovação do Congresso Nacional, o presidente Lula sancionou a lei que torna o 20 de novembro feriado nacional. A data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares – um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no país. Desde 2003, as escolas passaram a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidente Dilma oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. É para destacar a importância da cultura afro-brasileira e da luta contra o racismo no país. Mesmo sendo data comemorativa, o dia não era considerado feriado.
DATAS COMEMORATIVAS
Para maior informação, os outros feriados nacionais caem nos dias 2 e 15 de novembro. Ontem, sábado (2) foi o Dia de Finados, uma data reservada para que a população preste homenagens aos mortos. Fazem parte da tradição a visita a cemitérios e celebrações religiosas. Já no dia 15 – uma sexta-feira – os brasileiros celebram a Proclamação da República. Este feriado lembra 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca assinou o Decreto 1, marcando o fim da monarquia e o início da república no Brasil. Além das datas nacionais, feriados estaduais e municipais podem existir pelo país em novembro. No Distrito Federal, o dia 30 de novembro é feriado – Dia do Evangélico de acordo com a Lei Distrital nº 963/1995. Em 2010, em seu segundo mandato, Lula sancionou lei instituindo a data como Dia Nacional do Evangélico, mas não é considerado feriado nacional.
MUTIRÃO NACIONAL
De acordo com a Serasa, o Brasil tem mais de 72 milhões de pessoas endividadas, e a principal dívida é justamente com bancos e cartões de crédito, que representam 28% do total. Para saber se você tem alguma pendência, basta entrar no site do Banco Central e consultar gratuitamente pelo sistema Registrato. Caso tenha e queira negociar, a hora é agora. O mutirão nacional de negociação de dívidas começou na última sexta-feira (1) e vai até o dia 30. É preciso entrar em contato pelo canal oficial do seu banco ou ir pessoalmente. Podem ser negociadas as pendências com cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, entre outros. Mas o consumidor não pode ter bens dados em garantia, nem dívidas prescritas. Os bancos estão oferecendo descontos, parcelamentos e até refinanciamento com taxas de juros reduzidas. Na edição anterior do mutirão, feita em março deste ano, mais de 1,6 milhão de contratos foram firmados.
CONVOCAÇÃO
O técnico Dorival Júnior anunciou, na tarde da última sexta-feira (1) na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a relação de jogadores convocados para defenderem a seleção brasileira nas partidas contra a Venezuela e o Uruguai pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. E um dos destaques da lista foi a ausência do atacante Neymar, que defende o Al-Hilal (Arábia Saudita). “Todos estamos muito atentos com a evolução de Neymar. Ele já está praticamente recuperado da cirurgia no joelho esquerdo, mas teve poucos minutos em campo pelo Al-Hilal, o que pesou bastante. Ele se dispôs a estar aqui. Gostaria muito de ser relacionado, mas ele também entendeu a situação, a condição em que se apresenta, a pouca minutagem em campo e as próprias cobranças que todos faríamos com ele no banco ou dentro de campo”, declarou o comandante do Brasil. Entre os lembrados estão três jogadores que têm se destacado no futebol brasileiro, Estêvão, do Palmeiras, e Igor Jesus e Luiz Henrique, ambos do Botafogo. Quem acabou ausente foi o jovem Endrick, do Real Madrid (Espanha).
INVESTIGAÇÃO
A Polícia Civil de São Paulo cumpre seis mandados de prisão e dez de busca e apreensão contra suspeitos de participar no ataque a um ônibus com torcedores do Cruzeiro no último domingo (27/10). Os mandados são cumpridos em São Paulo, Taboão da Serra e São José dos Campos. Segundo as investigações, os alvos são ligados à torcida organizada do Palmeiras, a Mancha Alviverde. Dentre eles está o presidente da Mancha, Jorge Luiz Santos. Em publicação nas redes sociais, a Mancha negou ter participado ou incentivado os ataques. O caso aconteceu na madrugada do último domingo (27/10), na Grande São Paulo. Um grupo atacou um ônibus com torcedores do Cruzeiro, deixando 20 pessoas feridas e um torcedor morto. Os responsáveis pelo ataque podem responder pelos crimes de homicídio, incêndio, associação criminosa e também lesão corporal. O Ministério Público de São Paulo vai investigar o caso.