A Prefeitura de Macapá informa sobre a disponibilidade da nova caneta de insulina reutilizável, modelo NPH (Neutral Protamine Hagedorn), em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital amapaense e no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes. O dispositivo tem validade de até 3 anos, e os pacientes poderão retirar mensalmente o refil na unidade de sua escolha. Inicialmente, serão fornecidos refis apenas de insulina NPH.
Para ter acesso ao dispositivo, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e dispensado pelo Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o paciente deverá apresentar a receita médica dentro do prazo de validade (até 6 meses de emissão) acompanhada de uma cópia, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e de um recipiente térmico com gelo limpo para o transporte adequado do medicamento.
No ato da solicitação, o paciente deverá realizar um cadastro e formalizar um termo de compromisso com o farmacêutico da unidade. No termo, o paciente assume a responsabilidade pela conservação da caneta.
Em situações de perda ou roubo, para obter uma nova caneta será necessário a apresentação do Boletim de Ocorrência ao farmacêutico da unidade de saúde de referência do paciente. Em caso de falhas no funcionamento do dispositivo, o paciente deverá procurar o farmacêutico para avaliação e eventual substituição.
Em breve, a caneta descartável de insulina também será substituída pela caneta reutilizável. Enquanto isso, o Ministério da Saúde continuará distribuindo o medicamento até o fim do estoque atual.
Confira as 12 unidades abastecidas com a nova caneta de insulina reutilizável:
UBS Álvaro Corrêa
UBS Brasil Novo
UBS Cidade Nova
UBS Coração
UBS Infraero 1
UBS Infraero 2
UBS Macapaba
UBS Padre Raul Matte
UBS Raimundo Hozanan
UBS Rubin Brito Aronovitch
UBS UNIFAP
Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes
Para mais informações, procure o farmacêutico da UBS mais próxima.