Estão abertas as inscrições do Mestrado Profissional em Estudos de Fronteira, ofertado pela Universidade Federal do Amapá (Unifap).
O Mestrado Profissional oferta 16 vagas, sendo 12 para ampla concorrência, 4 para cotas atribuídas às duas linhas de pesquisa (“Cultura, Sociedade e Fronteira” e “Estado, Fronteiras e Políticas Públicas”) e 5 para vagas para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), indígenas e pessoa com deficiência, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As inscrições seguem até o dia 2 de dezembro e devem ser feitas pela internet.
Poderão ingressar no mestrado pessoas que, até a data da matrícula, tenham completado integralmente curso de graduação. Para candidatos estrangeiros ou brasileiros que tenham cursado a graduação fora do Brasil, o diploma tem que ser reconhecido pelo respectivo órgão competente e validado pela Embaixada do Brasil no respectivo país.
A seleção está dividida em quatro quatro etapas que ocorrerão de maneira remota e on-line: Análise do Pré-projeto de Pesquisa (eliminatória e classificatória); Ensaio bibliográfico (eliminatório e classificatório); Entrevista (eliminatório e classificatório), que ocorrerão dias 11 e 12 de dezembro em formato on-line; e, por último, a Avaliação do Currículo (classificatório). O resultado final será divulgado até o dia 22 de dezembro de 2024.
Saiba mais sobre o mestrado em www2.unifap.br/ppgef.